Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Aline
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27841
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013
Resumo: Este trabalho discute a atuação do psicólogo escolar no incentivo à elaboração do Projeto-Político-Pedagógico pela comunidade escolar. Aborda temas como política, relações de dominação/hierarquização escolares, formação/atuação do psicólogo escolar e exercício da autonomia. Abdicando da autoridade de especialista servindo à normatização, o psicólogo pode questionar relações de hierarquização escolares, bem como sensibilizar quanto à ideia de que a identidade da escola é historicamente construída e sua realidade é modificável pela ação coletiva da comunidade. Atuou-se numa escola pública de Ensino Fundamental, séries iniciais, de Brasília-DF, utilizando a observação participante em reuniões semanais com a equipe pedagógica e pensando-se a postura do psicólogo como mediador. O Projeto-Político-Pedagógico é importante mecanismo de trabalho coletivo, permitindo a constituição da identidade da escola, de posicionamentos políticos e diretrizes de trabalho coerentes com cada realidade. Enfatizou-se a consolidação de um processo de reconhecimento da possibilidade de autonomia na construção do Projeto-Político-Pedagógico pela equipe pedagógica.
id UNB_4d00f3901e5d0be03575eb910ac2db75
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27841
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escolaElaboration of pedagogic political projects : reflections on the work of the psychologist in schoolElaboración de proyectos político-pedagógicos : reflexiones acerca de la actuación del psicólogo en la escuelaPsicologia escolarProjeto político pedagógicoPsicólogosEste trabalho discute a atuação do psicólogo escolar no incentivo à elaboração do Projeto-Político-Pedagógico pela comunidade escolar. Aborda temas como política, relações de dominação/hierarquização escolares, formação/atuação do psicólogo escolar e exercício da autonomia. Abdicando da autoridade de especialista servindo à normatização, o psicólogo pode questionar relações de hierarquização escolares, bem como sensibilizar quanto à ideia de que a identidade da escola é historicamente construída e sua realidade é modificável pela ação coletiva da comunidade. Atuou-se numa escola pública de Ensino Fundamental, séries iniciais, de Brasília-DF, utilizando a observação participante em reuniões semanais com a equipe pedagógica e pensando-se a postura do psicólogo como mediador. O Projeto-Político-Pedagógico é importante mecanismo de trabalho coletivo, permitindo a constituição da identidade da escola, de posicionamentos políticos e diretrizes de trabalho coerentes com cada realidade. Enfatizou-se a consolidação de um processo de reconhecimento da possibilidade de autonomia na construção do Projeto-Político-Pedagógico pela equipe pedagógica.In this paper we discuss the performance of the school psychologist in encouraging the school community to elaborate the Pedagogic Political Project.Topics such as politics, school-domination/hierarchy relationships, training/performance of the school psychologist and exercise of autonomy are covered. When the School Psychologist abdicates his or her authority, as an expert in the area, he or she can question the school-hierarchy, as well as persuade others to the idea that a school identity is historically constructed and that its reality is modifiable by the collective action of the community. The study was developed in the initial grades of a public elementary school of Brasília - DF, by utilizing the participant observation in weekly meetings with the pedagogical team and by thinking about the psychologist s attitude as a mediator. The Pedagogic Political Project is an important mechanism of collective work, which permits the constitution of a school identity, of political positions and work policies which may be coherent to each reality. We highlight the consolidation of recognition of a possible autonomy in the construction of the Pedagogic Political Project by the school community.Este trabajo discute la actuación del Psicólogo Escolar en el estímulo a la elaboración del Proyecto Político-Pedagógico por la comunidad escolar. Aborda temas como política, relaciones de dominación/jerarquización escolares, formación/actuación del psicólogo escolar y ejercicio de la autonomía. Abdicando de la autoridad de especialista al servicio de la normalización, el Psicólogo puede cuestionar relaciones de jerarquización escolares, así como también sensibilizar con respecto a la idea de que la identidad de la escuela es históricamente construida y su realidad es modificable por la acción colectiva de la comunidad. El trabajo se realizó en una escuela pública de Enseñanza Primaria, grados iniciales, de Brasilia-DF, utilizando la observación participante en reuniones semanales con el equipo pedagógico y pensando la postura del psicólogo como mediador. El Proyecto Político-Pedagógico es importante mecanismo de trabajo colectivo, permitiendo la constitución de la identidad de la escuela, de posicionamientos políticos y directrices de trabajo coherentes con cada realidad. Se enfatizó la consolidación de un proceso de reconocimiento de la posibilidad de autonomía en la construcción del Proyecto Político-Pedagógico por el equipo pedagógico.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:54:32Z2017-12-07T04:54:32Z2010-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWANDERER, Aline; PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Elaboração de projetos político-pedagógicos: reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 121-129, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27841https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013Psicologia Escolar e Educacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessWanderer, AlinePedroza, Regina Lúcia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/27841Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
Elaboration of pedagogic political projects : reflections on the work of the psychologist in school
Elaboración de proyectos político-pedagógicos : reflexiones acerca de la actuación del psicólogo en la escuela
title Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
spellingShingle Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
Wanderer, Aline
Psicologia escolar
Projeto político pedagógico
Psicólogos
title_short Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
title_full Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
title_fullStr Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
title_full_unstemmed Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
title_sort Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
author Wanderer, Aline
author_facet Wanderer, Aline
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Aline
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Projeto político pedagógico
Psicólogos
topic Psicologia escolar
Projeto político pedagógico
Psicólogos
description Este trabalho discute a atuação do psicólogo escolar no incentivo à elaboração do Projeto-Político-Pedagógico pela comunidade escolar. Aborda temas como política, relações de dominação/hierarquização escolares, formação/atuação do psicólogo escolar e exercício da autonomia. Abdicando da autoridade de especialista servindo à normatização, o psicólogo pode questionar relações de hierarquização escolares, bem como sensibilizar quanto à ideia de que a identidade da escola é historicamente construída e sua realidade é modificável pela ação coletiva da comunidade. Atuou-se numa escola pública de Ensino Fundamental, séries iniciais, de Brasília-DF, utilizando a observação participante em reuniões semanais com a equipe pedagógica e pensando-se a postura do psicólogo como mediador. O Projeto-Político-Pedagógico é importante mecanismo de trabalho coletivo, permitindo a constituição da identidade da escola, de posicionamentos políticos e diretrizes de trabalho coerentes com cada realidade. Enfatizou-se a consolidação de um processo de reconhecimento da possibilidade de autonomia na construção do Projeto-Político-Pedagógico pela equipe pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2017-12-07T04:54:32Z
2017-12-07T04:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WANDERER, Aline; PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Elaboração de projetos político-pedagógicos: reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 121-129, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27841
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013
identifier_str_mv WANDERER, Aline; PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Elaboração de projetos político-pedagógicos: reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 121-129, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27841
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508207861661696