PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194 |
Resumo: | Resumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade. |
id |
ABRAPSO-1_f5867873b06832ec2b21932b33efbfe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822016000100194 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIApsicologia escolarprojeto político-pedagógicoprofessoreseducação básicaResumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.Associação Brasileira de Psicologia Social2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-03102015aop004info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana,Izabella MendesGuzzo,Raquel Souza Lobopor2016-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822016000100194Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2016-02-12T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA Sant'Ana,Izabella Mendes psicologia escolar projeto político-pedagógico professores educação básica |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA |
author |
Sant'Ana,Izabella Mendes |
author_facet |
Sant'Ana,Izabella Mendes Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Guzzo,Raquel Souza Lobo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana,Izabella Mendes Guzzo,Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar projeto político-pedagógico professores educação básica |
topic |
psicologia escolar projeto político-pedagógico professores educação básica |
description |
Resumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-03102015aop004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212534936666112 |