PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana,Izabella Mendes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guzzo,Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194
Resumo: Resumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.
id ABRAPSO-1_f5867873b06832ec2b21932b33efbfe0
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822016000100194
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIApsicologia escolarprojeto político-pedagógicoprofessoreseducação básicaResumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.Associação Brasileira de Psicologia Social2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-03102015aop004info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana,Izabella MendesGuzzo,Raquel Souza Lobopor2016-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822016000100194Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2016-02-12T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
title PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
Sant'Ana,Izabella Mendes
psicologia escolar
projeto político-pedagógico
professores
educação básica
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
author Sant'Ana,Izabella Mendes
author_facet Sant'Ana,Izabella Mendes
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana,Izabella Mendes
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
projeto político-pedagógico
professores
educação básica
topic psicologia escolar
projeto político-pedagógico
professores
educação básica
description Resumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-03102015aop004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.28 n.1 2016
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212534936666112