A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Guilherme Lins de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39633
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71
http://orcid.org/0000-0002-0771-8045
http://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Resumo: Este artigo buscou entender como acontece o diálogo social entre os atores do mundo do trabalho e a instituição escolar e, assim, investigou se os conhecimentos disseminados pela escola, através da metodologia da alternância, influenciaram a atuação dos assentados como agentes de desenvolvimento da região. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem de natureza qualitativa com uma dimensão empírica pautada na busca de respostas. Todavia, o curso não obteve total sucesso na aplicação da metodologia da alternância, por problemas de gestão, e assim acabou demonstrando aspectos de um curso semipresencial.
id UNB_4d13070ef399c272270651e534821aab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39633
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus PlanaltinaThe TPE under the methodology of alternation : the experience of the FI Brasilia - campus PlanaltinaEnsino profissionalMetodologia da alternânciaMetodologia qualitativaEste artigo buscou entender como acontece o diálogo social entre os atores do mundo do trabalho e a instituição escolar e, assim, investigou se os conhecimentos disseminados pela escola, através da metodologia da alternância, influenciaram a atuação dos assentados como agentes de desenvolvimento da região. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem de natureza qualitativa com uma dimensão empírica pautada na busca de respostas. Todavia, o curso não obteve total sucesso na aplicação da metodologia da alternância, por problemas de gestão, e assim acabou demonstrando aspectos de um curso semipresencial.This article sought to understand the social dialogue takes place between the world of work actors and the school institution and thus investigated whether the knowledge disseminated by the school, through the alternation methodology influenced the actions of the settlers as agents of development in the region. The research was developed from a qualitative approach with an empirical dimension guided by the search for answers. However, the course did not achieve complete success in implementing the alternation methodology for management problems, and so just to demonstrate aspects of a blended course.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantesinópolis2020-11-16T16:47:28Z2020-11-16T16:47:28Z2016-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - campus Planaltina. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 1, p. 71-87, 3 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2199. Acesso em: 16 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39633https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71http://orcid.org/0000-0002-0771-8045http://orcid.org/0000-0002-5459-3492Copyright (c) Revista Brasileira de Educação do Campo - (CC BY) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2199. Acesso em: 16 nov. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Guilherme Lins deCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:14:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/39633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:14:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
The TPE under the methodology of alternation : the experience of the FI Brasilia - campus Planaltina
title A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
spellingShingle A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
Magalhães, Guilherme Lins de
Ensino profissional
Metodologia da alternância
Metodologia qualitativa
title_short A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
title_full A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
title_fullStr A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
title_full_unstemmed A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
title_sort A EPT sob a metodologia da alternância : a experiência do IF Brasília - campus Planaltina
author Magalhães, Guilherme Lins de
author_facet Magalhães, Guilherme Lins de
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Guilherme Lins de
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Metodologia da alternância
Metodologia qualitativa
topic Ensino profissional
Metodologia da alternância
Metodologia qualitativa
description Este artigo buscou entender como acontece o diálogo social entre os atores do mundo do trabalho e a instituição escolar e, assim, investigou se os conhecimentos disseminados pela escola, através da metodologia da alternância, influenciaram a atuação dos assentados como agentes de desenvolvimento da região. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem de natureza qualitativa com uma dimensão empírica pautada na busca de respostas. Todavia, o curso não obteve total sucesso na aplicação da metodologia da alternância, por problemas de gestão, e assim acabou demonstrando aspectos de um curso semipresencial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-03
2020-11-16T16:47:28Z
2020-11-16T16:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - campus Planaltina. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 1, p. 71-87, 3 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2199. Acesso em: 16 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39633
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71
http://orcid.org/0000-0002-0771-8045
http://orcid.org/0000-0002-5459-3492
identifier_str_mv MAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - campus Planaltina. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 1, p. 71-87, 3 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2199. Acesso em: 16 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39633
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71
http://orcid.org/0000-0002-0771-8045
http://orcid.org/0000-0002-5459-3492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantesinópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantesinópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580898477768704