A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Távora, Fernanda de Oliveira Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7090
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_4d2399f810d942998d6a6f6c074369f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7090
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizadorAlfabetizaçãoPrática de ensinoProfessores - criatividadeDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.O estudo sobre alfabetização é preocupação evidente na área educacional de nosso país. A realidade contemporânea requer uma gama efetiva de construções e compreensões acerca da complexidade do fenômeno da alfabetização. Desta maneira, a criatividade é tema de real destaque na realidade escolar brasileira, uma vez que a criação de estratégias de ensino pode favorecer o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos acerca da leitura e da escrita. Considerando esta realidade complexa, este trabalho objetivou evidenciar em que circunstâncias se expressam a criatividade no trabalho pedagógico de professores alfabetizadores bem como quais são os elementos subjetivos que contribuem para explicar a expressão dessa criatividade. O aporte teórico utilizado para dar sustentação a este estudo baseou-se na concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, ancorada na Teoria da Subjetividade construída por González Rey, e na concepção de Criatividade como processo complexo da subjetividade humana proposta por Mitjáns Martínez. O caminho metodológico da pesquisa ateve-se na epistemologia qualitativa, também elaborada por González Rey. Essa epistemologia compreende que a produção do conhecimento científico acontece sob a forma de uma construção interpretativa e reconhece o singular como instância legítima dessa produção. Assim, utilizamos o método de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para esse estudo foram observação, análise documental, entrevistas abertas e semiabertas, redações e completamento de frases. Como resultado, foi percebido que a expressão criativa dos professores alfabetizadores acontecem em momentos em que seus trabalhos pedagógicos transgridem ao estabelecido pela escola e que as entraves à expressão criativa se justificam pela subjetividade social da escola, pelo pouco hábito de leitura dos professores e pelo clima emocional desfavorável atualmente vivenciado pelo contexto escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTTo advance in the studies regarding the reality of the Brazilian school in relation to literacy requires solid progress in academic studies since the issue of the Brazilian school failure in terms of literacy challenges, in the last two decades, has become a more evident concern in the educational area of our country. The contemporary reality in which society lives requires effective range of constructions and understandings about the complexity of the phenomenon of literacy. Thus, creativity is a subject of real emphasis on the Brazilian educational context since the creation of teaching strategies can facilitate the learning process and can significantly improve the development of learners about reading and writing. Given this complex reality, this work aimed to highlight the circumstances in which creativity is expressed in the pedagogical work of literacy teachers, and to list which are the subjective elements that can help to explain the expression of creativity. The theoretical approach used to support this study were based on the cultural history conception of the human development that lies in the theory of subjectivity built by González Rey and by one understanding of the creativity concept as a complex process of human subjectivity as proposed by Mitjáns Martínez. The methodological path of this research confined itself to the qualitative epistemology developed by González Rey. According to this methodology the construction of scientific knowledge occurs in the form of an interpretative construction of reality based on the methodology of case study. This gives to the research a character closer, custom and complex of the object of study. Instruments used for this study were observation, document analysis, unstructured and semi-opened interviews, essays and completing sentences. The survey obtained evidence that the creative expression of literacy teachers participating in this research is expressed at times when their pedagogical work transgresses planning established by the school and the barriers that explain the low level of creative expression is evidenced by the lack of the reading habit among literacy teachers plus their lack of motivation for the current work due to the current emotional climate experienced by the school context.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMitjáns Martínez, AlbertinaTávora, Fernanda de Oliveira Fernandes2011-03-14T14:42:25Z2011-03-14T14:42:25Z2011-03-142010-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTÁVORA, Fernanda de Oliveira Fernandes. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7090info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:52:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/7090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:52:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
title A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
spellingShingle A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
Távora, Fernanda de Oliveira Fernandes
Alfabetização
Prática de ensino
Professores - criatividade
title_short A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
title_full A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
title_fullStr A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
title_full_unstemmed A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
title_sort A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
author Távora, Fernanda de Oliveira Fernandes
author_facet Távora, Fernanda de Oliveira Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitjáns Martínez, Albertina
dc.contributor.author.fl_str_mv Távora, Fernanda de Oliveira Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Prática de ensino
Professores - criatividade
topic Alfabetização
Prática de ensino
Professores - criatividade
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
2011-03-14T14:42:25Z
2011-03-14T14:42:25Z
2011-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TÁVORA, Fernanda de Oliveira Fernandes. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7090
identifier_str_mv TÁVORA, Fernanda de Oliveira Fernandes. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580855701110784