Qualidade de vida de enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Caio Cesar de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bampi, Luciana Neves da Silva, Queiroz, Rayanne da Silva, Araújo, Alessandra Ferreira, Calasans, Luiza Helena Brito, Vaz, Tiago Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39650
http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0100
http://orcid.org/0000-0003-0792-759X
Resumo: Objetivo: avaliar a qualidade de vida de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Brasil) e identificar os domínios que influenciaram nessa avaliação. Método: estudo observacional, descritivo, transversal e quantitativo, com dados obtidos de 123 enfermeiros que responderam a um questionário desenvolvido e estruturado para conhecer variáveis sociodemográficas e clínicas e com aplicação do World Health Organization Quality of Life Instrument Bref, para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial. Resultados: os enfermeiros eram em sua maioria mulheres, entre 20 a 40 anos, casadas, com nível acadêmico de especialização e sem vínculo empregatício com outra instituição. A maior parte (72,36%) considerou sua qualidade de vida boa ou muito boa e estava satisfeita ou muito satisfeita com a saúde (65,03%). O domínio meio ambiente foi o pior avaliado. Observou-se correlação significativa entre os domínios relações sociais (p=0,049) e meio ambiente (p=0,035) quando correlacionados à variável sexo. As mulheres avaliaram melhor suas relações sociais e o meio ambiente em relação aos homens. Conclusão: o conhecimento produzido por essa investigação poderá subsidiar o delineamento de estratégias que permitam diminuir as dificuldades relacionadas à vida e ao trabalho de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ações nesse sentido poderão contribuir para a melhoria da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos profissionais e terão efeitos positivos sobre a qualidade da assistência à saúde prestada à população.
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Resultados: os enfermeiros eram em sua maioria mulheres, entre 20 a 40 anos, casadas, com nível acadêmico de especialização e sem vínculo empregatício com outra instituição. A maior parte (72,36%) considerou sua qualidade de vida boa ou muito boa e estava satisfeita ou muito satisfeita com a saúde (65,03%). O domínio meio ambiente foi o pior avaliado. Observou-se correlação significativa entre os domínios relações sociais (p=0,049) e meio ambiente (p=0,035) quando correlacionados à variável sexo. As mulheres avaliaram melhor suas relações sociais e o meio ambiente em relação aos homens. Conclusão: o conhecimento produzido por essa investigação poderá subsidiar o delineamento de estratégias que permitam diminuir as dificuldades relacionadas à vida e ao trabalho de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ações nesse sentido poderão contribuir para a melhoria da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos profissionais e terão efeitos positivos sobre a qualidade da assistência à saúde prestada à população.Objective: to evaluate the quality of life of nurses from the Mobile Emergency Care Service of the Federal District (Brazil) and to identify the domains that influenced this assessment. Method: an observational, descriptive, cross-sectional and quantitative study, with data obtained from 123 nurses who answered a questionnaire developed and structured in order to know sociodemographic and clinical variables and with the application of the World Health Organization Quality of Life Instrument Bref, to assess the quality of life. The data were submitted to descriptive statistics and inferential statists. Results: most of the nurses were women, aged between 20 and 40 years old, married, with a specialization degree and without any employment relation with another institution. Most (72.36%) considered their quality of life good or very good and were satisfied or very satisfied with their health (65.03%). The environment domain was the worst evaluated. A significant correlation was observed between the social relations (p=0.049) and environment (p=0.035) domains when correlated with the gender variable. The women rated their social relations and environment better than the men. Conclusion: the knowledge produced by this investigation may support the design of strategies that enable reducing the difficulties related to the life and work of nurses of the Mobile Emergency Care Service. Actions in this direction may contribute to the improvement of health, well-being and quality of life of the professionals and will have positive effects on the quality of health care provided to the population.Objetivo: evaluar la calidad de vida de los enfermeros del Servicio de Atención Móvil de Emergencias del Distrito Federal (Brasil) e identificar los dominios que influenciaron en esa evaluación. Método: estudio de observación, descriptivo, transversal y cuantitativo, en el que se obtuvieron datos de 123 enfermeros que respondieron a un cuestionario desarrollado y estructurado para descubrir variables sociodemográficas y clínicas y en el que se aplicó el instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref para evaluar la calidad de vida. Los datos se sometieron a estadística descriptiva y inferencial. Resultados: en su mayoría, los enfermeros eran mujeres de 20 a 40 años de edad, casadas, con un nivel académico de especialización y sin ningún vínculo de empleo con otras instituciones. La mayor parte (72,36%) consideraron que su calidad de vida era buena o muy buena y se mostraron satisfechas o muy satisfechas con su salud (65,03%). El dominio del medio ambiente fue el peor evaluado. Se observó una correlación significativa entre los dominios de las relaciones sociales (p=0,049) y del medio ambiente (p=0,035) al correlacionarlos con la variable del sexo. Las mujeres evaluaron mejor que los hombres sus relaciones sociales y el medio ambiente. Conclusión: los conocimientos obtenidos gracias a esta investigación podrán ayudar a delinear estrategias que permitan reducir las dificultades relacionadas con la vida y el trabajo de los enfermeros del Servicio de Atención Móvil de Emergencias. Implementar acciones en este sentido podrá contribuir a mejorar la salud, el bienestar y la calidad de vida de los profesionales y tendrá efectos positivos sobre la calidad de la atención a la salud que se presta a la población.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2020-11-23T13:03:22Z2020-11-23T13:03:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfCABRAL, Caio Cesar de Oliveira et al. Qualidade de vida de enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgências. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 29, e20180100, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0100. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2020. Epub 05-Dez-2019.CABRAL, Caio Cesar de Oliveira et al. Quality of life of nurses from the mobile emergency care servisse. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 29, e20180100, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0100. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2020. Epub 05-Dez-2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39650http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0100http://orcid.org/0000-0003-0792-759XInglêspor(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Caio Cesar de OliveiraBampi, Luciana Neves da SilvaQueiroz, Rayanne da SilvaAraújo, Alessandra FerreiraCalasans, Luiza Helena BritoVaz, Tiago Silvareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/39650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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