Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcos Inacio Severo de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Porto, Rafael Barreiros, Isidro Filho, Antonio, Coelho, Ricardo Limongi França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21588
Resumo: O escopo do marketing de serviços possui uma lacuna teórico-empírica que se refere ao impacto que a oferta de serviços promove nas vendas. Essa oportunidade de pesquisa é rotineiramente destacada em propostas teóricas como a do Aumento da Oferta de Serviços (ASO), da Inovação nos Serviços (IS) e da Lógica Dominante dos Serviços (SDL), que demandam investigações alternativas de mensuração das combinações entre produto e serviço e os possíveis efeitos que esses arranjos possam provocar. Este artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi investigar o impacto da extensão e interação de serviços em um recorte específico das vendas, as vendas B2B. Três hipóteses foram testadas com dados provenientes da categoria de combustíveis: a investigação foi operacionalizada a partir de dados secundários, cedidos por uma empresa de energia, que compreendem dados de venda de gasolina comum e gasolina aditivada dessa empresa para 19 postos de combustíveis, ao longo de 27 meses, totalizando 513 observações. O estudo compreendeu a construção de um modelo linear generalizado, baseado em uma regressão em estrutura de painel balanceado, longo e de efeito aleatório. As três hipóteses foram suportadas, permitindo identificar que o princípio extensivo do serviço contribui para o aumento do desempenho e concluir a existência de um impacto direto, linear e positivo da extensão e interação de serviços nas vendas B2B.
id UNB_4e70cd4862b77025cc53bcc76d9c2cda
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21588
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveisImpact of service extension and services interaction B2B sales : a temporal investigation intro fuel's categoryMarketing de serviçosInovaçãoO escopo do marketing de serviços possui uma lacuna teórico-empírica que se refere ao impacto que a oferta de serviços promove nas vendas. Essa oportunidade de pesquisa é rotineiramente destacada em propostas teóricas como a do Aumento da Oferta de Serviços (ASO), da Inovação nos Serviços (IS) e da Lógica Dominante dos Serviços (SDL), que demandam investigações alternativas de mensuração das combinações entre produto e serviço e os possíveis efeitos que esses arranjos possam provocar. Este artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi investigar o impacto da extensão e interação de serviços em um recorte específico das vendas, as vendas B2B. Três hipóteses foram testadas com dados provenientes da categoria de combustíveis: a investigação foi operacionalizada a partir de dados secundários, cedidos por uma empresa de energia, que compreendem dados de venda de gasolina comum e gasolina aditivada dessa empresa para 19 postos de combustíveis, ao longo de 27 meses, totalizando 513 observações. O estudo compreendeu a construção de um modelo linear generalizado, baseado em uma regressão em estrutura de painel balanceado, longo e de efeito aleatório. As três hipóteses foram suportadas, permitindo identificar que o princípio extensivo do serviço contribui para o aumento do desempenho e concluir a existência de um impacto direto, linear e positivo da extensão e interação de serviços nas vendas B2B.The scope of services marketing has a theoretical and empirical gap that refers to the impact of the provision of services on sales. This research opportunity is routinely highlighted in theoretical proposals such as the Augmented Service Offering (ASO), Innovation in Services (IS) and Service Dominant Logic (SDL), which require alternative measures of combinations of product and service and the possible effects that these arrangements may cause. This article aims to investigate the impact of the extension and the interaction of services on Business to Business (B2B) sales. Three hypotheses were tested with data from the fuel sector. Research was operationalized based on secondary data, ceded by an energy company, which comprise sales of regular and premium gasoline of this company to 19 gas stations along 27 months, totaling 513 observations. The study involved the construction of a generalized linear model with balanced, long and random effects panel structure. The three hypotheses were supported, identifying how the extensive principle of service contributes to the increased performance and conclude the existence of a direct, linear and positive impact of extension and interaction of services on B2B sales.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)REMark2016-10-18T13:37:56Z2016-10-18T13:37:56Z2014-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Marcos Inacio Severo de et al. Impacto da Extensão e Interação de Serviços nas Vendas B2B: Uma Investigação Temporal na Categoria de Combustíveis. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 5, p. 139-154, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2733/pdf_186>. Acesso em: 17 out. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21588Revista Brasileira de Marketing - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2733/pdf_186. Acesso em: 17 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Marcos Inacio Severo dePorto, Rafael BarreirosIsidro Filho, AntonioCoelho, Ricardo Limongi Françaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:04:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/21588Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:04:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
Impact of service extension and services interaction B2B sales : a temporal investigation intro fuel's category
title Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
spellingShingle Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
Almeida, Marcos Inacio Severo de
Marketing de serviços
Inovação
title_short Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
title_full Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
title_fullStr Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
title_full_unstemmed Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
title_sort Impacto da extensão e interação de serviços nas vendas B2B : uma investigação temporal na categoria de combustíveis
author Almeida, Marcos Inacio Severo de
author_facet Almeida, Marcos Inacio Severo de
Porto, Rafael Barreiros
Isidro Filho, Antonio
Coelho, Ricardo Limongi França
author_role author
author2 Porto, Rafael Barreiros
Isidro Filho, Antonio
Coelho, Ricardo Limongi França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcos Inacio Severo de
Porto, Rafael Barreiros
Isidro Filho, Antonio
Coelho, Ricardo Limongi França
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Inovação
topic Marketing de serviços
Inovação
description O escopo do marketing de serviços possui uma lacuna teórico-empírica que se refere ao impacto que a oferta de serviços promove nas vendas. Essa oportunidade de pesquisa é rotineiramente destacada em propostas teóricas como a do Aumento da Oferta de Serviços (ASO), da Inovação nos Serviços (IS) e da Lógica Dominante dos Serviços (SDL), que demandam investigações alternativas de mensuração das combinações entre produto e serviço e os possíveis efeitos que esses arranjos possam provocar. Este artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi investigar o impacto da extensão e interação de serviços em um recorte específico das vendas, as vendas B2B. Três hipóteses foram testadas com dados provenientes da categoria de combustíveis: a investigação foi operacionalizada a partir de dados secundários, cedidos por uma empresa de energia, que compreendem dados de venda de gasolina comum e gasolina aditivada dessa empresa para 19 postos de combustíveis, ao longo de 27 meses, totalizando 513 observações. O estudo compreendeu a construção de um modelo linear generalizado, baseado em uma regressão em estrutura de painel balanceado, longo e de efeito aleatório. As três hipóteses foram suportadas, permitindo identificar que o princípio extensivo do serviço contribui para o aumento do desempenho e concluir a existência de um impacto direto, linear e positivo da extensão e interação de serviços nas vendas B2B.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2016-10-18T13:37:56Z
2016-10-18T13:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Marcos Inacio Severo de et al. Impacto da Extensão e Interação de Serviços nas Vendas B2B: Uma Investigação Temporal na Categoria de Combustíveis. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 5, p. 139-154, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2733/pdf_186>. Acesso em: 17 out. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21588
identifier_str_mv ALMEIDA, Marcos Inacio Severo de et al. Impacto da Extensão e Interação de Serviços nas Vendas B2B: Uma Investigação Temporal na Categoria de Combustíveis. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 5, p. 139-154, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2733/pdf_186>. Acesso em: 17 out. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REMark
publisher.none.fl_str_mv REMark
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580883821821952