Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39631 |
Resumo: | Assunto: O trabalho se propõe a resolver o problema da escassez de embalagens de vidro, especificamente para a categoria de Leite de Coco da empresa Ducoco. Este problema está relacionado ao fato de somente uma empresa no Brasil ter em seu portfólio o molde da embalagem desta categoria e além de outros fatores, o aumento do consumo causou esta escassez no fornecimento, deixando a empresa sem uma alternativa de compensação de imediato. Aplicação: Avaliou-se com o trabalho, mediante pesquisas quantitativas e qualitativas, as percepções dos consumidores sobre os atributos da atual embalagem de vidro para conhecer os benefícios e riscos em migrar para embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack). A empresa também avaliou outros cenários com objetivo de identificar a melhor alternativa para resolver o problema da escassez no fornecimento. Impacto: Os elementos abordados no trabalho foram fundamentais para definir assertivamente o problema e elaborar a solução mais adequada em substituição da embalagem de vidro. Diferentes áreas da organização foram envolvidas como parte da busca pela solução, de modo a proporcionar uma transição segura na implementação do plano de ações sem afetar negativamente a demanda pelo produto e ao mesmo tempo criar valor para o consumidor. Inovação: A alternativa adotada pela empresa é inovadora, pois com a embalagem cartonada, muda sua estratégia mercadológica e envolve o desenvolvimento de um novo Plano de Marketing e investimentos voltados à migração do volume atual para esta embalagem. Complexidade: Considerando a importância da solução do problema para a empresa e a coletiva disponibilidade das áreas, não foram encontradas resistências ou barreiras para a aceitação da proposta de mudança. Entretanto, ocorreram amplas discussões entre as áreas envolvidas para que a implementação ocorra com sucesso. Metodologia Aplicada: Foi utilizada a metodologia para resolução de problemas proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a apresentação do contexto e a realidade investigada; o diagnóstico do problema, realizado a partir de pesquisas primárias, qualitativas e quantitativas, para se conhecer a opinião dos consumidores; a elaboração, o plano de ações e as intervenções realizadas, bem como, a avaliação dos resultados esperados com a proposta de solução. |
id |
UPM_54578d5c5c2db6f79218e6544e730aa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/39631 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Levalessi, FabioSilva, Adilson Aderito da2024-10-21T13:56:30Z2024-10-21T13:56:30Z2024-08-16Assunto: O trabalho se propõe a resolver o problema da escassez de embalagens de vidro, especificamente para a categoria de Leite de Coco da empresa Ducoco. Este problema está relacionado ao fato de somente uma empresa no Brasil ter em seu portfólio o molde da embalagem desta categoria e além de outros fatores, o aumento do consumo causou esta escassez no fornecimento, deixando a empresa sem uma alternativa de compensação de imediato. Aplicação: Avaliou-se com o trabalho, mediante pesquisas quantitativas e qualitativas, as percepções dos consumidores sobre os atributos da atual embalagem de vidro para conhecer os benefícios e riscos em migrar para embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack). A empresa também avaliou outros cenários com objetivo de identificar a melhor alternativa para resolver o problema da escassez no fornecimento. Impacto: Os elementos abordados no trabalho foram fundamentais para definir assertivamente o problema e elaborar a solução mais adequada em substituição da embalagem de vidro. Diferentes áreas da organização foram envolvidas como parte da busca pela solução, de modo a proporcionar uma transição segura na implementação do plano de ações sem afetar negativamente a demanda pelo produto e ao mesmo tempo criar valor para o consumidor. Inovação: A alternativa adotada pela empresa é inovadora, pois com a embalagem cartonada, muda sua estratégia mercadológica e envolve o desenvolvimento de um novo Plano de Marketing e investimentos voltados à migração do volume atual para esta embalagem. Complexidade: Considerando a importância da solução do problema para a empresa e a coletiva disponibilidade das áreas, não foram encontradas resistências ou barreiras para a aceitação da proposta de mudança. Entretanto, ocorreram amplas discussões entre as áreas envolvidas para que a implementação ocorra com sucesso. Metodologia Aplicada: Foi utilizada a metodologia para resolução de problemas proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a apresentação do contexto e a realidade investigada; o diagnóstico do problema, realizado a partir de pesquisas primárias, qualitativas e quantitativas, para se conhecer a opinião dos consumidores; a elaboração, o plano de ações e as intervenções realizadas, bem como, a avaliação dos resultados esperados com a proposta de solução.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39631porengUniversidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilinovação de embalagempesquisa de mercadoplanejamento estratégicoplano de marketingSolução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/3999075737061835https://orcid.org/0000-0001-7029-0742http://lattes.cnpq.br/5381288025023328Dantas , Sergio Silvahttp://lattes.cnpq.br/8859149507113678https://orcid.org/0000-0001-6578-2873Strehlau, Vivian Iarahttp://lattes.cnpq.br/8492161402371563https://orcid.org/0000-0002-5352-4284Subject: This study aims to address the issue of the shortage of glass packaging, particularly for Ducoco's coconut milk category. The limited availability of this packaging is due to only one company in Brazil having the mold for this category in its portfolio. Additionally, increased consumption has led to supply shortages, leaving the company without an immediate alternative to meet their packaging needs. Application: The study employed both quantitative and qualitative research methodologies to assess consumers' perceptions of the attributes of the current glass packaging. The objective was to identify the benefits and risks associated with migrating to plastic (PET) or carton (Tetra Pak) packaging. Furthermore, the company evaluated other scenarios to identify the best alternative for addressing the supply shortage problem. Impact: The elements addressed in this study were crucial for accurately defining the problem and designing the most appropriate solution to replace the glass packaging. Various departments within the organization collaborated to ensure a smooth implementation of the action plan, avoiding any negative impact on product demand while adding value for consumers. Innovation: The alternative chosen by the company is innovative as it involves changes in marketing strategy, the development of a new Marketing Plan, as well as investments aimed at migrating the current volume to carton packaging. Complexity: Given the significance of resolving the issue for the company and the collective commitment of the departments, there was no resistance nor barriers to accepting the proposed change. However, extensive discussions among the departments involved ensured successful implementation. Applied Methodology: The problem-solving methodology proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) was employed. This methodology involves presenting the context and reality, diagnosing the problem, conducting primary qualitative and quantitative research to ascertain consumer opinions, developing an action plan, implementing interventions, and evaluating the results expected from the proposed solution.packaging innovationmarket researchstrategic planningmarketing planCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)Administração do Desenvolvimento de NegóciosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOORIGINALFABIO LEVALESSI_Versão final....pdfFABIO LEVALESSI_Versão final....pdfapplication/pdf1574941https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6afc848d-7c47-4f57-99bc-0f3e89668fad/downloadcbec4a17eaf3f50ef75e4b33b77417b3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/40f1a9ef-ad12-4389-bea8-299c7497b0d5/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD51TEXTFABIO LEVALESSI_Versão final....pdf.txtFABIO LEVALESSI_Versão final....pdf.txtExtracted texttext/plain126459https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb063c79-eb0e-4953-9887-35dca3d616b8/download541b652b56f58ccf5b76e82bf922dc77MD52THUMBNAILFABIO LEVALESSI_Versão final....pdf.jpgFABIO LEVALESSI_Versão final....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3139https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3ca7941b-126a-4a70-a0e4-90f212f6a188/download2231d6256b485a5010aa89ff24f2c168MD5310899/396312024-10-22 03:00:30.177oai:dspace.mackenzie.br:10899/39631https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-10-22T03:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
title |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
spellingShingle |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional Levalessi, Fabio inovação de embalagem pesquisa de mercado planejamento estratégico plano de marketing |
title_short |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
title_full |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
title_fullStr |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
title_full_unstemmed |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
title_sort |
Solução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacional |
author |
Levalessi, Fabio |
author_facet |
Levalessi, Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levalessi, Fabio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Adilson Aderito da |
contributor_str_mv |
Silva, Adilson Aderito da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inovação de embalagem pesquisa de mercado planejamento estratégico plano de marketing |
topic |
inovação de embalagem pesquisa de mercado planejamento estratégico plano de marketing |
description |
Assunto: O trabalho se propõe a resolver o problema da escassez de embalagens de vidro, especificamente para a categoria de Leite de Coco da empresa Ducoco. Este problema está relacionado ao fato de somente uma empresa no Brasil ter em seu portfólio o molde da embalagem desta categoria e além de outros fatores, o aumento do consumo causou esta escassez no fornecimento, deixando a empresa sem uma alternativa de compensação de imediato. Aplicação: Avaliou-se com o trabalho, mediante pesquisas quantitativas e qualitativas, as percepções dos consumidores sobre os atributos da atual embalagem de vidro para conhecer os benefícios e riscos em migrar para embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack). A empresa também avaliou outros cenários com objetivo de identificar a melhor alternativa para resolver o problema da escassez no fornecimento. Impacto: Os elementos abordados no trabalho foram fundamentais para definir assertivamente o problema e elaborar a solução mais adequada em substituição da embalagem de vidro. Diferentes áreas da organização foram envolvidas como parte da busca pela solução, de modo a proporcionar uma transição segura na implementação do plano de ações sem afetar negativamente a demanda pelo produto e ao mesmo tempo criar valor para o consumidor. Inovação: A alternativa adotada pela empresa é inovadora, pois com a embalagem cartonada, muda sua estratégia mercadológica e envolve o desenvolvimento de um novo Plano de Marketing e investimentos voltados à migração do volume atual para esta embalagem. Complexidade: Considerando a importância da solução do problema para a empresa e a coletiva disponibilidade das áreas, não foram encontradas resistências ou barreiras para a aceitação da proposta de mudança. Entretanto, ocorreram amplas discussões entre as áreas envolvidas para que a implementação ocorra com sucesso. Metodologia Aplicada: Foi utilizada a metodologia para resolução de problemas proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a apresentação do contexto e a realidade investigada; o diagnóstico do problema, realizado a partir de pesquisas primárias, qualitativas e quantitativas, para se conhecer a opinião dos consumidores; a elaboração, o plano de ações e as intervenções realizadas, bem como, a avaliação dos resultados esperados com a proposta de solução. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-21T13:56:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-10-21T13:56:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39631 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6afc848d-7c47-4f57-99bc-0f3e89668fad/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/40f1a9ef-ad12-4389-bea8-299c7497b0d5/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb063c79-eb0e-4953-9887-35dca3d616b8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3ca7941b-126a-4a70-a0e4-90f212f6a188/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbec4a17eaf3f50ef75e4b33b77417b3 f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 541b652b56f58ccf5b76e82bf922dc77 2231d6256b485a5010aa89ff24f2c168 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819972323901440 |