Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Göttems, Leila Bernarda Donato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12698
Resumo: A influência da ciência moderna na área da saúde reproduz-se hegemonicamente na formação e prática dos profissionais, traduzindo-se em iniqüidades sociais e requerendo mudanças nos processos formativos. Nesse estudo de revisão teórica sistemática indicam-se reflexões, diretrizes e roteiro que subsidiam a produção crítica de conhecimentos, afinando o diálogo entre a epistemologia e as formalizações metodológicas. Argumenta-se que a pesquisa como crítica de realidades é condição para a formação de sujeitos autônomos, contribuindo para uma formação dialógica na saúde. Objetivou-se refletir sobre a pesquisa como meio para crítica de realidades, produção de sujeitos autônomos e reconstrução das práticas em saúde. Indicam-se orientações para a produção científica na graduação e na pós-graduação. O uso de diretrizes e roteiros para a elaboração de trabalhos científicos, a partir do diálogo entre epistemologia e formalização acadêmica, facilita a compreensão das possibilidades teórica, ética, política e técnica da ciência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4e79a48b24053250c9681d8eb058c497
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12698
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicasResearch and development of scientific papers : the dialogue between epistemology and methodology formalizationPesquisaMetodologia científicaEducaçãoA influência da ciência moderna na área da saúde reproduz-se hegemonicamente na formação e prática dos profissionais, traduzindo-se em iniqüidades sociais e requerendo mudanças nos processos formativos. Nesse estudo de revisão teórica sistemática indicam-se reflexões, diretrizes e roteiro que subsidiam a produção crítica de conhecimentos, afinando o diálogo entre a epistemologia e as formalizações metodológicas. Argumenta-se que a pesquisa como crítica de realidades é condição para a formação de sujeitos autônomos, contribuindo para uma formação dialógica na saúde. Objetivou-se refletir sobre a pesquisa como meio para crítica de realidades, produção de sujeitos autônomos e reconstrução das práticas em saúde. Indicam-se orientações para a produção científica na graduação e na pós-graduação. O uso de diretrizes e roteiros para a elaboração de trabalhos científicos, a partir do diálogo entre epistemologia e formalização acadêmica, facilita a compreensão das possibilidades teórica, ética, política e técnica da ciência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe modern science influence in the health field is reproduced mainly at the upbringing and the daily basis of the health professionals, this is translated in the ways of social inequality and requires a change in the upbringing processes. This review study indicates ponderations, directresses and guidelines that allow the critical production of knowledge, tuning the dialogue of epistemology and methodology formalizations. For the upbringing of independent individuals there is an argumentation that researches that criticize reality is a condition for the upbringing, allowing a dialogic formation in the health field. The objectives were to reflect about researches as a way to criticize reality, upbringing of independent individuals and health practice reconstruction; to indicate guidelines for scientific production in graduation and post graduation schools. The use of guidelines and regulations for scientific papers production, in the light of epistemology and academic formalization dialogue, enables the comprehension of theoretical possibilities, ethics, politics and science technique. _______________________________________________________________________________________ RESUMENLa influencia de la ciencia moderna en el área de salud reproduce hegemónica en formación y la práctica de profesionales, dando lugar a desigualdades sociales y que requieren cambios en los procesos de formación. En este estudio de revisión sistemática de la literatura, de reflexión, la escritura y lineamientos que apoyen la producción crítica del conocimiento, mediante la regulación del diálogo entre la epistemología y el formalismo metodológico. Se argumenta que las realidades de la investigación como es la condición fundamental para la formación de sujetos autónomos, contribuir a un diálogo sobre la educación para la salud. Los objetivos eran direccionar la investigación como medio de situaciones críticas, la producción de individuos autónomos y la reconstrucción de las prácticas de salud - para indicar las directrices científicas para estudiantes de pregrado y postgrado. El uso de directrices y planes de trabajo para la preparación de trabajos científicos del diálogo entre la epistemología y formal facilita académico de la comprensión de las posibilidades teóricas, éticas, políticas y técnicas científicas.Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).2013-04-03T13:49:29Z2013-04-03T13:49:29Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GÖTTEMS, Leila Bernardo Donato. Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos: diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas. Gestão & Saúde, Brasília, v. 2, n.1, p. 196-207, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259>. Acesso em: 03 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12698Gestão & Saúde - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)) Fonte:http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259. Acesso em: 03 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Raquel Gomes MaiaGöttems, Leila Bernarda Donatoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/12698Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
Research and development of scientific papers : the dialogue between epistemology and methodology formalization
title Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
spellingShingle Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Pesquisa
Metodologia científica
Educação
title_short Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
title_full Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
title_fullStr Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
title_full_unstemmed Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
title_sort Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
author Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author_facet Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Göttems, Leila Bernarda Donato
author_role author
author2 Göttems, Leila Bernarda Donato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Göttems, Leila Bernarda Donato
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Metodologia científica
Educação
topic Pesquisa
Metodologia científica
Educação
description A influência da ciência moderna na área da saúde reproduz-se hegemonicamente na formação e prática dos profissionais, traduzindo-se em iniqüidades sociais e requerendo mudanças nos processos formativos. Nesse estudo de revisão teórica sistemática indicam-se reflexões, diretrizes e roteiro que subsidiam a produção crítica de conhecimentos, afinando o diálogo entre a epistemologia e as formalizações metodológicas. Argumenta-se que a pesquisa como crítica de realidades é condição para a formação de sujeitos autônomos, contribuindo para uma formação dialógica na saúde. Objetivou-se refletir sobre a pesquisa como meio para crítica de realidades, produção de sujeitos autônomos e reconstrução das práticas em saúde. Indicam-se orientações para a produção científica na graduação e na pós-graduação. O uso de diretrizes e roteiros para a elaboração de trabalhos científicos, a partir do diálogo entre epistemologia e formalização acadêmica, facilita a compreensão das possibilidades teórica, ética, política e técnica da ciência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-04-03T13:49:29Z
2013-04-03T13:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GÖTTEMS, Leila Bernardo Donato. Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos: diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas. Gestão & Saúde, Brasília, v. 2, n.1, p. 196-207, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259>. Acesso em: 03 abr. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12698
identifier_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GÖTTEMS, Leila Bernardo Donato. Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos: diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas. Gestão & Saúde, Brasília, v. 2, n.1, p. 196-207, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259>. Acesso em: 03 abr. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).
publisher.none.fl_str_mv Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580905254715392