Multimodalidade e TDICs na formação docente : significações (re)construídas em um estágio supervisionado em Inglês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45141 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. |
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Multimodalidade e TDICs na formação docente : significações (re)construídas em um estágio supervisionado em InglêsMultiletramentosLetramentoLetramento digitalMultimodalidadeProfessores - formaçãoProfessores - língua estrangeiraEstágio supervisionadoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.Esta pesquisa busca compreender o que leva as/os professoras/es em formação inicial a (re)construírem relações com as tecnologias digitais e a multimodalidade a partir de debates e atividades sobre essa temática ocorridos em um semestre de Estágio Supervisionado em Inglês, durante o Ensino Remoto Emergencial no ano de 2021. Fundamentam teoricamente este trabalho os estudos sobre os multiletramentos, especificamente no que tange à multimodalidade (CAZDEN, et al 1996; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; COPE; KALANTZIS 2009; ROJO [2012; 2013]); os estudos sobre os letramentos digitais (BUZATO, 2006; SAITO; SOUZA, 2011; DUDENEY; HOCKLY; PREGUM, 2016;); os trabalhos sobre a relação entre tecnologias e ensino (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; KENSKI, 2012; BARTON; LEE, 2015; RIBEIRO, 2016; SELWYN, 2017; PAIVA; 2019); e os estudos sobre a relação entre ensino, professores/as e as tecnologias, especialmente durante a pandemia da Covid-19 (LEVY, 1999; COSCARELLI, 2020; RIBEIRO, 2020; ROJO, 2020; TONIN, 2021). A partir do embasamento metodológico do estudo de caso interventivo de cunho etnográfico (FALTIS, 1997; ANDRÉ, 2005), o professor pesquisador, a partir de uma parceria com o Estágio Supervisionado de Inglês da Universidade de Brasília, entre agosto e novembro de 2021 propôs diferentes atividades e debates em torno da temática dos letramentos, da multimodalidade e das tecnologias digitais, a fim de observar se esses debates tinham potencial para mudar as percepções inicias dos/as professores/as em formação inicial em relação a essa temática. Fizeram parte do estudo de caso duas alunas estagiárias, devido ao seu grau de envolvimento nas atividades propostas ao longo do semestre de estágio. Dentre as atividades desenvolvidas no estágio, destaca-se o Instagram criado para a disciplina onde em cada um dos posts as participantes eram convidadas a expressarem suas opiniões sobre os assuntos apresentados nos posts. Destaca-se também os planos de aulas das participantes e os seminários da disciplina de estágio, pois eles refletem, durante as regências na escola, os desdobramentos das atividades reflexivas construídas ao longo do semestre. As mudanças de percepções das participantes sobre as tecnologias digitais e a multimodalidade no ensino de inglês do início ao final das atividades do semestre mostram que houve relações (re)construídas com essa temática, sobretudo a partir do desejo das participantes em contribuírem com um ensino de inglês mais contextualizado à vida dos/as alunos/as da escola e também a busca de meios para incentivar a interação e autonomia desses/as mesmos/as alunos, com destaque para o contexto de ensino que caracterizou a pesquisa: escola presencial e estágio remoto.This research aims to reflect what leads initial teachers' training to (re)construct relationships with digital technologies and multimodality after a semester of practicum course in English debating this theme, in 2021. Theoretically, this work is based on multiliteracies studies, specifically concerning multimodality (CAZDEN, et al 1996; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; COPE; KALANTZIS 2009; ROJO [2012; 2013]); the studies on digital literacies (BUZATO, 2006; SAITO; SOUZA, 2011; DUDENEY; HOCKLY; PREGUM, 2016;); some works about the relationship between technologies and teaching (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; KENSKI, 2012; BARTON; LEE, 2015; RIBEIRO, 2016; SELWYN, 2017; PAIVA; 2019); and the studies regarding the relationship between teaching/teachers and technologies, especially during the Covid-19 pandemic (LEVY, 1999; COSCARELLI, 2020; RIBEIRO, 2020; ROJO, 2020; TONIN, 2021). From the methodological basis of the ethnographic study (FALTIS, 1997; ANDRÉ, 2005), the research teacher, in partnership with the practicum course in English at the University of Brasília, between August and November 2021, proposed different activities around the theme of multimodality, literacies, and digital technologies, to observe whether these debates had the potential to change the teachers' relationship with this theme. Two intern students were part of the case study, due to their degree of involvement in the proposed activities throughout the practicum course. Among the activities developed in the practicum, it is highlighted the Instagram page for the course, where the participants were invited to bring their opinions on the subjects presented in the Instagram posts. It is also pointed to the participants' lesson plans and the seminars of the practicum course, as they reflect the relationship built with the participants. The changes in the participants' perceptions about digital technologies and the multimodality in English teaching from the beginning to the end of the practicum course show changes in the relationships with this theme, especially due to the participants' desire to contribute to the teaching of English more contextualized to the school students’ lives and also the desire for means to encourage the interaction and autonomy of these students, with emphasis to the teaching context that characterized this research: school presential and the practicum course remote.Torre Aranda, Maria del Carmen de lagleisonaraujo10@gmail.comMorais, Gleison Araujo2022-11-07T22:30:39Z2022-11-07T22:30:39Z2022-11-072022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAIS, Gleison Araujo. Multimodalidade e TDICs na formação docente: significações (re)construídas em um estágio supervisionado em Inglês. 2022. 258 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45141A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/45141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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