Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7475 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010. |
id |
UNB_4f1c471a5454584e7cec872e9eba0541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/7475 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de softwareGestão do conhecimentoSoftware - associações, instituições, etc.Engenharia de softwareTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.Esta tese de doutorado teve por objetivo geral identificar e analisar a relação entre a aquisição, proteção, transferência e aplicação do conhecimento organizacional sobre engenharia de software, os mecanismos organizacionais facilitadores da gestão do conhecimento e as práticas de melhoria de processo de software em uma organização de software brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa foi operacionalizada por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas, observações e análise documental. Foram entrevistados gerentes de software, coordenadores de programas corporativos, desenvolvedores de software e especialistas em gestão do conhecimento. As visitas de observação ocorreram na unidade de software do SERPRO de Brasília. Identificaram-se e descreveram-se práticas de melhoria de processo de software que facilitam a aquisição, proteção, transferência e aplicação do conhecimento organizacional sobre engenharia de software em organizações de software bem como mecanismos organizacionais facilitadores da gestão do conhecimento relacionados à liderança, cultura organizacional, treinamentos e tecnologia da informação. Analisou-se e explicou-se a relação entre os mecanismos facilitadores da gestão do conhecimento, as práticas de melhoria de processo e as atividades de aquisição, proteção, transferência e aplicação do conhecimento organizacional sobre engenharia de software. Concluiu-se que a relação entre as práticas de melhoria de processo de software e a gestão do conhecimento é do tipo causal-probabilista. Verificou-se que a institucionalização da melhoria contínua de processo de software favoreceu o estabelecimento de um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento na organização de software, facilitando a aquisição, proteção, transferência e aplicação do conhecimento organizacional sobre engenharia de software. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aimed at identifying and analyzing the relationship between the acquisition, protection, transfer and application of organizational knowledge about software engineering, organizational mechanisms that facilitate knowledge management practices and software process improvement in an organization Brazilian software. We adopted a qualitative approach and research was implemented through a case study. Interviews were conducted, observations and document analysis. We interviewed managers of software engineers of corporate programs, software developers and experts in knowledge management. The observation visits occurred in the software unit of SERPRO Brasília. Were identified and described the practices of process improvement software that facilitate the acquisition, protection, transfer and application of organizational knowledge about software engineering in software organizations and organizational mechanisms that facilitate knowledge management related to leadership, organizational culture , training and information technology. Analyzed and explained the relationship between the mechanisms that facilitate knowledge management practices of process improvement and acquisition activities, protection, transfer and application of organizational knowledge on software engineering. It was concluded that the relationship between the practices of software process improvement and knowledge management is a causal-probabilistic. It was found that the institutionalization of continual improvement of software process favored the establishment of an enabling environment for knowledge sharing across the software organization, facilitating the acquisition, protection, transfer and application of organizational knowledge on software engineering.Amaral, Sueli Angélica doFurquim, Tatiana de Almeida2011-04-23T21:58:38Z2011-04-23T21:58:38Z2011-04-232010-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFURQUIM, Tatiana de Almeida. Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software. 2010. xvi, 212 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7475info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:04:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/7475Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:04:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
title |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
spellingShingle |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software Furquim, Tatiana de Almeida Gestão do conhecimento Software - associações, instituições, etc. Engenharia de software |
title_short |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
title_full |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
title_fullStr |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
title_full_unstemmed |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
title_sort |
Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software |
author |
Furquim, Tatiana de Almeida |
author_facet |
Furquim, Tatiana de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sueli Angélica do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furquim, Tatiana de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Software - associações, instituições, etc. Engenharia de software |
topic |
Gestão do conhecimento Software - associações, instituições, etc. Engenharia de software |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-29 2011-04-23T21:58:38Z 2011-04-23T21:58:38Z 2011-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FURQUIM, Tatiana de Almeida. Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software. 2010. xvi, 212 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7475 |
identifier_str_mv |
FURQUIM, Tatiana de Almeida. Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software. 2010. xvi, 212 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900939003658240 |