Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claristina Borges da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35505
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
id UNB_4f3da1f3e1411636d7a7b53f3697a3dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35505
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EADEnsino a distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemTutoriaProfessores tutoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.A modalidade de educação a distância tem se tornado cada vez mais presente na sociedade contemporânea marcada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais. Na perspectiva de ampliação da atuação das universidades, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) mediados por tutores tem sido promovido por diversas instituições com vistas a novas formas de organização do espaço educacional. Dessa forma, softwares, tais como o Moodle, têm sido utilizados para produzir e gerenciar essas atividades educacionais, baseadas na internet e/ou em redes sociais locais. Apresentamos aqui, um trabalho de pesquisa sobre a identidade de professores tutores em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa objetivou analisar os posicionamentos do self e sua relação com a construção da identidade de três professoras/tutoras em curso de pós-graduação por meio das interações dialógicas em um fórum e em entrevistas narrativas episódicas individuais. Pretendemos identificar, por meio das relações entre esses conceitos, as percepções dos tutores sobre as competências requeridas pela nova cultura de aprendizagem, resultante do desenvolvimento de tecnologias digitais, que modificam os papéis tradicionais do professor. A técnica de análise temática dialógica foi utilizada como método de análise das narrativas apresentadas nos tópicos do fórum e nas entrevistas.The distance education mode has become increasingly present in contemporary society marked by the development of digital technologies. In the perspective of expanding the performance of universities, the use of VEL - Virtual Environment Learning mediated by tutors has been promoted by several institutions with a view to new forms of organization of the educational space. In this way softwares, such as Moodle, have been used to produce and manage these educational activities, based on the Internet and / or local social networks. We present here research work on the identity of tutors teachers in a virtual learning environment. The research aimed to analyze the positioning of the self and its relation to the construction of the identity of three teachers in the postgraduate course through dialogic interactions in a forum and individual episodic narrative interviews. We intend to identify, through the relations between these concepts, the tutors' perceptions about the competences required by the new learning culture, resulting from the development of digital technologies, which modify the traditional roles of the teacher. The technique of dialogic thematic analysis was used as a method of analysis of the narratives presented in the forum topics and interviews.Borges, Fabricia TeixeiraSilva, Claristina Borges da2019-10-04T17:58:12Z2019-10-04T17:58:12Z2019-10-042019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Claristina Borges da. Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD. 2019. xi, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35505A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/35505Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
title Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
spellingShingle Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
Silva, Claristina Borges da
Ensino a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tutoria
Professores tutores
title_short Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
title_full Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
title_fullStr Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
title_full_unstemmed Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
title_sort Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD
author Silva, Claristina Borges da
author_facet Silva, Claristina Borges da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Fabricia Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claristina Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tutoria
Professores tutores
topic Ensino a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tutoria
Professores tutores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04T17:58:12Z
2019-10-04T17:58:12Z
2019-10-04
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Claristina Borges da. Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD. 2019. xi, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35505
identifier_str_mv SILVA, Claristina Borges da. Posicionamentos do self e constituição identitária de professores tutores na EAD. 2019. xi, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508359597948928