Uma métrica para reconhecer a identidade corporativa de empresas brasileiras
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14507 https://dx.doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO01 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é apresentar uma métrica para reconhecer os elementos de identidade corporativa evidenciados nos relatórios administrativos de 33 empresas brasileiras que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Justifica-se o trabalho tendo em vista que assim como as pessoas têm uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. A identidade da empresa é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. O modelo de Melewar serviu de parâmetro para reconhecer 57 elementos da identidade corporativa das empresas, sendo eles: comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade social corporativa (RSC) e reputação, além do termo “identidade” propriamente dito. Para cada item de identidade foram utilizados subgrupos, perguntas motivadoras para o direcionamento semântico dos trechos analisados e palavras-chave. Verifica-se que dos 1.881 itens analisados, 48% (902 itens) estão presentes nos relatórios das empresas brasileiras. A reputação e a RSC foram os elementos de maior evidenciação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Uma métrica para reconhecer a identidade corporativa de empresas brasileirasA measure to regognize corporate identity of Brazilian companiesEmpresas - avaliaçãoEmpresas - BrasilSustentabilidade empresarialIdentidade corporativaO objetivo do trabalho é apresentar uma métrica para reconhecer os elementos de identidade corporativa evidenciados nos relatórios administrativos de 33 empresas brasileiras que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Justifica-se o trabalho tendo em vista que assim como as pessoas têm uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. A identidade da empresa é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. O modelo de Melewar serviu de parâmetro para reconhecer 57 elementos da identidade corporativa das empresas, sendo eles: comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade social corporativa (RSC) e reputação, além do termo “identidade” propriamente dito. Para cada item de identidade foram utilizados subgrupos, perguntas motivadoras para o direcionamento semântico dos trechos analisados e palavras-chave. Verifica-se que dos 1.881 itens analisados, 48% (902 itens) estão presentes nos relatórios das empresas brasileiras. A reputação e a RSC foram os elementos de maior evidenciação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper aims to present a measure to recognize the elements of corporate identity evidenced in administrative reports of 33 Brazilian companies that make up the Corporate Sustainability Index. The work is relevant considering that organization have their identity formed by several features. A firm's identity is characterized by a set of elements that are interrelated according to firm goals and values. Melewar's model has been a benchmark used to recognize 57 element of corporate identity of firms, namely: communication, design, culture, behavior, structure, industry, strategy, corporate responsability and reputation, besides the term "identity" itself. For each item of identitysubgroup, questions for semantic targeting of the segments analyzed, and keywords have been used. The findings indicate that among the 1,881 items analyzed, 48% (902 items) are present in the reports of Brasilian companies. The reputation and Corporate Social Responsibility were the elements most disclosed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Pontifícia Universidade Católica do Paraná2013-11-04T18:49:28Z2013-11-04T18:49:28Z2013-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos et al. Uma métrica para reconhecer a identidade corporativa de empresas brasileiras. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v.6, n.2, p.107-120, maio/ago.2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/REBRAE?dd1=10190&dd99=view>. Acesso em: 04 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14507https://dx.doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO01Revista Brasileira de Estratégias - Licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/REBRAE?dd1=10190&dd99=view#. Acesso em: 1 nov. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Júnior, Eric Adrian MattosFreire, Fátima de SouzaCrisóstomo, Vicente LimaPereira, Ednei Moraisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:38:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/14507Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:38:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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O objetivo do trabalho é apresentar uma métrica para reconhecer os elementos de identidade corporativa evidenciados nos relatórios administrativos de 33 empresas brasileiras que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Justifica-se o trabalho tendo em vista que assim como as pessoas têm uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. A identidade da empresa é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. O modelo de Melewar serviu de parâmetro para reconhecer 57 elementos da identidade corporativa das empresas, sendo eles: comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade social corporativa (RSC) e reputação, além do termo “identidade” propriamente dito. Para cada item de identidade foram utilizados subgrupos, perguntas motivadoras para o direcionamento semântico dos trechos analisados e palavras-chave. Verifica-se que dos 1.881 itens analisados, 48% (902 itens) estão presentes nos relatórios das empresas brasileiras. A reputação e a RSC foram os elementos de maior evidenciação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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