Assistência estudantil : a percepção dos assistentes sociais sobre seus processos de trabalho na UnB
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34941 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2018. |
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Assistência estudantil : a percepção dos assistentes sociais sobre seus processos de trabalho na UnBServiço socialAssistência estudantilTrabalho - organizaçãoAssistentes sociaisProcessos de trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2018.Em virtude dos avanços obtidos com a implementação da assistência estudantil como política pública, a participação dos estudantes nos programas de assistência estudantil têm crescido exponencialmente. Entretanto, não houve a mesma proporção de crescimento em número e infraestrutura necessárias à equipe de assistentes sociais. Esta última tem sido a maior articuladora na mediação e acesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, junto aos programas oferecidos pela assistência estudantil da Universidade de Brasília - UnB. Portanto, o objetivo da pesquisa é analisar as percepções dos assistentes sociais sobre seus processos de trabalho na assistência estudantil da UnB. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa e tratou-se de uma pesquisa exploratória, por intermédio de um estudo de caso. A coleta de dados foi obtida por meio de observação participante, análise documental e aplicação de um questionário semiaberto que identificou fatores que influenciam o desenvolvimento desses processos de trabalho sob o ponto de vista da equipe. O instrumental analítico foi composto de análise de conteúdo, estatística descritiva e análise de cluster. Os resultados desta pesquisa indicaram que, na percepção da equipe de assistentes sociais, existem mais itens relacionados a fatores intermediários e negativos do que fatores positivos, em seus processos de trabalho. Ou seja, apenas a minoria dos elementos dos atuais processos de trabalho tem contribuído para a efetividade das ações desenvolvidas.Due to advances in the implementation of student assistance as a public policy, student participation in student assistance programs has grown exponentially. However, there was not the same proportion of growth in number and infrastructure required by the social workers team. This last one has been the major articulator in the mediation and access of the students in situation of socioeconomic vulnerability, next to the programs offered by the student assistance of the University of Brasília - UnB. Therefore, the objective of the research is to analyze the perceptions of social workers about their work processes in UnB student assistance. The quantitative-qualitative methodology was used and it was an exploratory research, through a case study. Data collection was obtained through participant observation, documentary analysis and application of a semi-open questionnaire that identified factors that influence the development of these work processes from the point of view of the team. The analytical instruments were composed of content analysis, descriptive statistics and cluster analysis. The results of this research indicated that, in the perception of the team of social workers, there are more items related to intermediate and negative factors than positive factors in their work processes. That is, only the minority of the elements of the current work processes has contributed to the effectiveness of the actions developed.Almeida, Alexandre Nascimento deSant'Anna, Marcia Costa de2019-06-19T18:05:08Z2019-06-19T18:05:08Z2019-06-192018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANT'ANNA, Marcia Costa de. Assistência estudantil: a percepção dos assistentes sociais sobre seus processos de trabalho na UnB. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34941A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:43:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/34941Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:43:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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