Mímesis : a tinta como pele histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Júnior, Josias Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.
id UNB_4f670c2a57ef9a682b53c3b98a5ca2b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10997
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mímesis : a tinta como pele históricaPinturaArte e fotografiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.O objetivo do presente trabalho é apresentar as diferentes abordagens dadas ao temo mímesis, originalmente concebida como meio de expiação das emoções, e depois utilizada pela filosofia, que lhe imputou outros significados. Tal estudo propiciou o entendimento da maneira com a qual pintura e fotografia foram analisadas dentro desse cenário, onde em muitos momentos tanto o pintor quanto o fotógrafo foram tidos como reprodutores ou capturadores do real. Outro ponto abordado é sobre o uso de dispositivos ópticos e lentes durante o processo de concepção e produção da pintura desde o século XV. Por fim, essa pesquisa apresenta a poética contida no trabalho prático, momento em que o artista-pesquisador busca refletir e compreender os processos de construção de possível "pele pictórica" por meio da tinta óleo como meio de entendimento do envelhecimento dos seus entes próximos e com isso pretende ter contato com os processos em que estará inserido no futuro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at displaying the different approaches to the term mimesis, originally conceived within the rite of emotional atoning, and later taken by philosophy, which has been attributed other meanings. This study provided an understanding of the manner in which photography and painting have been analyzed in this scenario, where in several moments both the painter and photographer have been considered captors and reproducers of reality. Another point that has been approached is about the use of optical devices and lenses during the conception process and painting procedures since the 15th Century. Finally, this research presents the poetry within the work practice, the moment in which the artist-researcher attempts to reflect and comprehend the construction processes of possible pictorial skin throughout oil paint by means of understanding the aging of their loved ones and later the intention of obtaining contact with the procedures which will be inserted in the future.Maravalhas Júnior, NelsonMartins Júnior, Josias Ferreira2012-07-23T14:51:58Z2012-07-23T14:51:58Z2012-07-232011-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS JÚNIOR, Josias Ferreira. Mímesis: a tinta como pele histórica. 2011. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/10997Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mímesis : a tinta como pele histórica
title Mímesis : a tinta como pele histórica
spellingShingle Mímesis : a tinta como pele histórica
Martins Júnior, Josias Ferreira
Pintura
Arte e fotografia
title_short Mímesis : a tinta como pele histórica
title_full Mímesis : a tinta como pele histórica
title_fullStr Mímesis : a tinta como pele histórica
title_full_unstemmed Mímesis : a tinta como pele histórica
title_sort Mímesis : a tinta como pele histórica
author Martins Júnior, Josias Ferreira
author_facet Martins Júnior, Josias Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maravalhas Júnior, Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Júnior, Josias Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Arte e fotografia
topic Pintura
Arte e fotografia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25
2012-07-23T14:51:58Z
2012-07-23T14:51:58Z
2012-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS JÚNIOR, Josias Ferreira. Mímesis: a tinta como pele histórica. 2011. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997
identifier_str_mv MARTINS JÚNIOR, Josias Ferreira. Mímesis: a tinta como pele histórica. 2011. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580760002822144