Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila de Brito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Daniele Nunes Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339
Resumo: Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.
id UNB_4ff54fcd5b4f04b6dc70bf9e3678cf11
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30645
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro, Camila de BritoSilva, Daniele Nunes Henrique2018-01-04T19:14:15Z2018-01-04T19:14:15Z2017RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.Characterized by a variety of teaching strategies, the life of the deaf at school has been marked by failure and dropout. Thus, we propose to reflect about the schooling processes of deaf children and adolescents. The data were collected in clinical sessions, structured by a multidisciplinary professional group (a pedagogue, a psychologist and an interpreter), with a group of four deaf people. The narratives of these subjects were focused on pedagogical practices, indicating three categories of analysis: (a) the role of language in the teaching-learning process; (b) the role of the interpreter of sign language in the classroom; and (c) difficulties arising from learning based exclusively on writing and orality. We conclude that it is important to consider the process of inclusion of the deaf based on their bilingual condition.Instituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTrajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento biculturalSchool trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSurdosEducação inclusivaComunicação interculturalPsicologia do desenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_TrajetoriasEscolaresSurdos.pdfARTIGO_TrajetoriasEscolaresSurdos.pdfapplication/pdf433260http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30645/1/ARTIGO_TrajetoriasEscolaresSurdos.pdfae5590d626a3cf2891dc51df24d8d00fMD51open access10482/306452023-05-31 21:47:01.741open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30645Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
dc.title.alternative.none.fl_str_mv School trajectories of the deaf : between teaching practices and bicultural development processes
title Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
spellingShingle Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
Ribeiro, Camila de Brito
Surdos
Educação inclusiva
Comunicação intercultural
Psicologia do desenvolvimento
title_short Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
title_full Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
title_fullStr Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
title_full_unstemmed Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
title_sort Trajetórias escolares de surdos : entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural
author Ribeiro, Camila de Brito
author_facet Ribeiro, Camila de Brito
Silva, Daniele Nunes Henrique
author_role author
author2 Silva, Daniele Nunes Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila de Brito
Silva, Daniele Nunes Henrique
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Surdos
Educação inclusiva
Comunicação intercultural
Psicologia do desenvolvimento
topic Surdos
Educação inclusiva
Comunicação intercultural
Psicologia do desenvolvimento
description Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:14:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339
identifier_str_mv RIBEIRO, Camila Brito; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. Epub Oct 16, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30645
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30645/1/ARTIGO_TrajetoriasEscolaresSurdos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae5590d626a3cf2891dc51df24d8d00f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573662701322240