Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alisson Silva da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19085
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19085
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_50aebe1e678398f0cb56208665d5d5cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19085
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola MesquitaComunidadeQuilombosQuilombolasEducaçãoTradições culturaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Pensar educação quilombola é pensar em uma educação que vai além dos muros e amarras que a escola traz consigo na perspectiva da educação escolarizada. É pensar em um processo educativo que valorize as práticas e tradições da cultura da comunidade à qual pertence. Assim, a presente pesquisa buscou investigar o projeto educativo realizado pelo Laboratório de Arte, Música, Cultura e Educação – LAMCE/FE-UnB – junto à comunidade quilombola Mesquita, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014 e seus respectivos impactos junto à comunidade, assim como nos integrantes do projeto. O trabalho constitui-se de uma prática investigativa reflexiva, respaldada pelo conhecimento da comunidade, e de todas as relações nelas construídas e estabelecidas com o passar do tempo. Diante disso, foi utilizado como instrumento metodológico a pesquisa-ação, ancorada na perspectiva histórico-cultural, e a investigação temática proposta por Freire (2011). A coleta de dados, por sua vez, foi realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes do projeto, membros da equipe do laboratório, lideranças comunitárias e gestores. A partir dos dados coletados, conseguiu-se identificar quais foram as principais transformações ocorridas nos integrantes, parceiros e participantes da comunidade quilombola Mesquita após o envolvimento e participação nas atividades do LAMCE.Thinking about quilombola education is thinking about a kind of education that goes beyond the walls and footholds that the school brings with the perspective of formal education. It is thinking about an educational process that values the practices and the traditions of the community‟s culture. Thus, the present study sought to investigate the educational project conducted by the Laboratory of Art, Music, Culture and Education - LAMCE / FE- UNB by the quilombola community Mesquita, from August 2013 to December 2014 and their impact in the community as well as on project members. The work consists of a reflective research practice, supported by the community knowledge and in all relationships built and laid them over time, given that we have as a methodological tool action research, grounded in cultural-historical perspective and thematic research proposed by Freire (2011). Thus, the data collection was carried out through observations and semi -structured interviews. From these data collected can identify what were the main changes of the members, partners and participants in the maroon quilombola community Mesquita, after the involvement and participation in LAMCE activities.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPederiva, Patrícia Lima MartinsCosta, Alisson Silva da2016-01-06T09:50:12Z2016-01-06T09:50:12Z2016-01-062015-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Alisson Silva da. Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita. 2015. xv, 166 f., il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19085http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19085A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:03:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/19085Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:03:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
title Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
spellingShingle Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
Costa, Alisson Silva da
Comunidade
Quilombos
Quilombolas
Educação
Tradições culturais
title_short Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
title_full Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
title_fullStr Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
title_full_unstemmed Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
title_sort Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita
author Costa, Alisson Silva da
author_facet Costa, Alisson Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pederiva, Patrícia Lima Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alisson Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade
Quilombos
Quilombolas
Educação
Tradições culturais
topic Comunidade
Quilombos
Quilombolas
Educação
Tradições culturais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
2016-01-06T09:50:12Z
2016-01-06T09:50:12Z
2016-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Alisson Silva da. Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita. 2015. xv, 166 f., il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19085
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19085
identifier_str_mv COSTA, Alisson Silva da. Educar na tradição : diálogos com a comunidade quilombola Mesquita. 2015. xv, 166 f., il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19085
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508243801604096