Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Neves, Marisa Maria Brito da Justa, Antony, Sheila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003
Resumo: O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.
id UNB_51ba9259ddc642bc66c7acf5c36bb31f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26717
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dusi, Miriam Lúcia Herrera MasottiNeves, Marisa Maria Brito da JustaAntony, Sheila2017-12-07T04:45:19Z2017-12-07T04:45:19Z2006-08DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.The following study aims to establish an interface between gestalt approach and Psychopedagogy. Gestaltpedagogy base theories are focused, its conception of holistic-relational field, the Contact Cycle theory and the contributions for the learning process and school practices comprehension. From Psychopedagogy, its conception, amplitude and processes evaluation and intervention for the child and educative institution are pointed out; the convergence of their theoretical and practical bases enclose the learning phenomenon, the psychopedagogy evaluation and intervention from a gestaltic standpoint. The interface seeks a new comprehension and interventionist action to the learning process and school complaints, to collaborate to the child development.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoPaidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/hcDrz6QCgGwtxvW3s3kpKKc/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAbordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escolaGestalt approach and psychopedagogy : a comprehensive look to the child-school totalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicopedagogiaAprendizagemCriançasGestalt-terapiaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AbordagemGestalticaPsicopedagogia.pdfARTIGO_AbordagemGestalticaPsicopedagogia.pdfapplication/pdf660238http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26717/1/ARTIGO_AbordagemGestalticaPsicopedagogia.pdf32488c12851016b302d7a4a2674bd64cMD51open access10482/267172023-05-31 21:46:52.904open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Gestalt approach and psychopedagogy : a comprehensive look to the child-school totality
title Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
spellingShingle Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
Psicopedagogia
Aprendizagem
Crianças
Gestalt-terapia
title_short Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
title_full Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
title_fullStr Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
title_full_unstemmed Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
title_sort Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
author Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
author_facet Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Antony, Sheila
author_role author
author2 Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Antony, Sheila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Antony, Sheila
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Psicopedagogia
Aprendizagem
Crianças
topic Psicopedagogia
Aprendizagem
Crianças
Gestalt-terapia
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Gestalt-terapia
description O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003
identifier_str_mv DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26717/1/ARTIGO_AbordagemGestalticaPsicopedagogia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32488c12851016b302d7a4a2674bd64c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573420024135680