O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Isabella Guedes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18518
http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.18518
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
id UNB_5235286d9dcb137d06bf873e7cd2fbf7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18518
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomiaCiências naturais - estudo e ensinoAstronomia - estudo e ensinoJogos educativosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.Neste trabalho são analisados contextos de ensino e aprendizagem, em busca de evidências da relação entre a aplicação de um jogo chamado Perfil Astronômico e as suas contribuições para o desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Optou-se pelo tema da astronomia, pois este ramo do conhecimento é de natureza transdisciplinar e interdisciplinar, enquanto o jogo se mostra como um recurso didático adequado para fomentar a investigação e a aprendizagem lúdica. Os dados empíricos, categorizados em uma tabela dos conteúdos atitudinais e procedimentais criada neste trabalho, foram obtidos no decorrer de aplicações deste jogo com licenciandos em Ciências Naturais da Universidade de Brasília. Como resultado, detectou-se os desenvolvimentos pretendidos em grande parte dos participantes, inclusive no sentido de um convencimento de se utilizar ferramentas didáticas semelhantes em seu futuro cotidiano escolar como professores de ciências.In this text we study the contexts of learning and teaching, looking for evidences of a relation between the application of a game, named Peril Astronomic, and its contributions to the development of attitudinal and procedimental contents. We choose the astronomy because this branch of science is, by its nature, transdisciplinary and interdisciplinary. In the other hand, the use of a game as a pedagogical approach is justified because it seems to be a correct tool to foment the inquiry and the playful learning. The empirical data, classified into a table of attitudinal and procedimental purports also created in this work, was collected during game application sections with undergraduate students of the Natural Sciences major, offered by the University of Brasilia. As a result, it was detected that the expected main developments was achieved by a large amount of participants, while we could see that some of them was convinced that this kind of tool can be effectively applied in their future as science teachers.En este trabajo se analizarán, en la enseñanza y en el aprendizaje, la evidencia de la relación entre la aplicación del Juego Perfil Astronómico y las contribuciones al desarrollo de los contenidos actitudinales y de los contenidos procedimentales. Fue decidido el tema de la astronomía porque esta rama del conocimiento es de la naturaleza transdisciplinaria e interdisciplinaria, mientras que el juego se muestra como fomentador de la investigación y del aprendizaje lúdico. Los datos empíricos, clasificados en una tabla de los contenidos actitudinales e procedimentales que fue hecha, fueron obtenidos en la aplicación de un juego con estudiantes del curso de licenciatura en Ciencias Naturales de la Universidad de Brasilia. Como resultado, fueron observados desarrollos por los participantes, incluyendo el efecto de la utilización de herramientas de enseñanza similares en su rutina escolar como futuros profesores de ciencias naturales.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGuimarães, Eliane MendesFerreira, Ivan SoaresMartinez, Isabella Guedes2015-08-18T12:54:40Z2015-08-18T12:54:40Z2015-08-182014-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINEZ, Isabella Guedes. O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia. 2014. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18518http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.18518A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/18518Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
title O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
spellingShingle O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
Martinez, Isabella Guedes
Ciências naturais - estudo e ensino
Astronomia - estudo e ensino
Jogos educativos
title_short O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
title_full O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
title_fullStr O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
title_full_unstemmed O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
title_sort O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia
author Martinez, Isabella Guedes
author_facet Martinez, Isabella Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Eliane Mendes
Ferreira, Ivan Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Isabella Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências naturais - estudo e ensino
Astronomia - estudo e ensino
Jogos educativos
topic Ciências naturais - estudo e ensino
Astronomia - estudo e ensino
Jogos educativos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-08
2015-08-18T12:54:40Z
2015-08-18T12:54:40Z
2015-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINEZ, Isabella Guedes. O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia. 2014. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18518
http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.18518
identifier_str_mv MARTINEZ, Isabella Guedes. O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia. 2014. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18518
http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.18518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508196335714304