As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eduardo Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
id UNB_52693c284decbe65d3954965e06c5a94
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46158
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnBAtividades pedagógicasArtes cênicasTeatroCurrículo educacionalPrograma de Avaliação Seriada (PAS)Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar atividades pedagógicas no âmbito das Artes Cênicas, no ensino regular, que buscam aliar estudos teóricos e o desenvolvimento da prática artística, no segmento do Ensino Médio, em escola da rede privada, a partir de um currículo subordinado aos exames de ingresso em universidades públicas, em especial, o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS/UnB. A pesquisa busca apresentar o panorama escolar do Distrito Federal, afetado por propostas neoliberais para a educação, juntamente, com o avanço do conservadorismo e do autoritarismo que atingem a sociedade em diversos aspectos. Como resultado dessa pesquisa, busco encontrar e compartilhar estratégias pedagógicas voltadas ao estudo das obras propostas pelo PAS/UnB, com o intuito de proporcionar experiências e aprendizagem significativa para as/os estudantes e que sirvam também como forma de resistência e sobrevivência das Artes Cênicas no ambiente da escola privada.The goal of this research is to describe and analyze pedagogical activities in the field of Performing Arts, in regular education, which seeks to combine theoretical studies and the development of artistic practice, in a private high school segment, from a subordinated curriculum, to entrance exams in public universities, in particular, the Serial Assessment Program of the University of Brasília – PAS/UnB. The research aims to present the school landscape of the Federal District, affected by neoliberal proposals for education, together with the advance of conservatism and authoritarianism that affect society in several aspects. As a result of this research, I look to find and share pedagogical strategies aimed at studying the works proposed by PAS/UnB, with the aim of providing experiences and meaningful learning for students and that also serve as a form of resistance and survival of the Performing Arts in the private school environment.Esta investigación tiene como objetivo describir y analizar las actividades pedagógicas en el campo de las Artes Escénicas, en la educación regular, que buscan combinar los estudios teóricos y el desarrollo de la práctica artística, en el segmento de la Escuela Secundaria, en una escuela privada, a partir de un plan de estudios subordinado a los exámenes de ingreso en universidades públicas, en particular, el Programa de Evaluación Serial de la Universidad de Brasilia – PAS/UnB. La investigación busca presentar el panorama escolar del Distrito Federal, afectado por las propuestas neoliberales para la educación, junto al avance del conservadurismo y autoritarismo que afectan a la sociedad en varios aspectos. Como resultado de esta investigación, busco encontrar y compartir estrategias pedagógicas dirigidas al estudio de las obras propuestas por el PAS/UnB, con el objetivo de proporcionar experiencias y aprendizajes significativos para los estudiantes y que también sirvan como una forma de resistencia y supervivencia de Las Artes Escénicas en el ámbito de la escuela privada.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasVillas Bôas, Rafael LitvinBatista, Eduardo Fernandes2023-07-20T20:23:17Z2023-07-20T20:23:17Z2023-07-202022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Eduardo Fernandes. As Artes cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-18T03:04:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/46158Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-18T03:04:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
title As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
spellingShingle As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
Batista, Eduardo Fernandes
Atividades pedagógicas
Artes cênicas
Teatro
Currículo educacional
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
title_short As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
title_full As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
title_fullStr As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
title_full_unstemmed As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
title_sort As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB
author Batista, Eduardo Fernandes
author_facet Batista, Eduardo Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Bôas, Rafael Litvin
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eduardo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades pedagógicas
Artes cênicas
Teatro
Currículo educacional
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
topic Atividades pedagógicas
Artes cênicas
Teatro
Currículo educacional
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
2023-07-20T20:23:17Z
2023-07-20T20:23:17Z
2023-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Eduardo Fernandes. As Artes cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158
identifier_str_mv BATISTA, Eduardo Fernandes. As Artes cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508207869001728