Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancona Lopez, André Porto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ávila, Rodrigo Fortes de, Mello, Rosamaria Gonçalves de, Santos, Thays Rodrigues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895
Resumo: Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_52846c453fafba85ff79b5905532865d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12895
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimentoBlogs as a tool for teaching-learning Diplomatics and Documentary Typology : teaching strategy for construction of KnowledgeDiplomáticaBlogsAprendizagemArquivologiaRedes de relações sociaisEstudo e ensino (Superior)Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe concepts of Diplomatics are been reviewed and present a new configuration on the contemporaneous debate about the information and communication technologies (ICT), but remain to be treated on a traditional manner on the Archival Science teaching universe. The article seeks to show an effort of transformation of the traditional paradigm from the renovation of a discipline through the construction of a teaching tool based on the elements of the communication 2.0 and the new ICT. The discipline Diplomatics and Documentary Typology (DDT), delivered on the University of Brasília (UnB), started, on the 1st semester of 2009, the blog use as a mechanism of teacher-student and studentstudent interaction. The undergraduate body has the opportunity to post on their blogs the works made into the classroom or outside it, and also to comment other groups works and to discuss various issues related with Archival Science and its appliance to diverse areas, by analyzing films and daily news with a focus, which approaches the discipline to the students day-by-day. The blogs allow the breaking of physical boundaries, broaden the environment of discussion, in which the students can opine, disagree, relate experiences and have access to other sources of research, constituting net knowledge.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba2013-04-24T19:12:04Z2013-04-24T19:12:04Z2011-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR)). Fonte: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/index. Acesso em: 24 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAncona Lopez, André PortoÁvila, Rodrigo Fortes deMello, Rosamaria Gonçalves deSantos, Thays Rodrigues dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:44:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/12895Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:44:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
Blogs as a tool for teaching-learning Diplomatics and Documentary Typology : teaching strategy for construction of Knowledge
title Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
spellingShingle Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
Ancona Lopez, André Porto
Diplomática
Blogs
Aprendizagem
Arquivologia
Redes de relações sociais
Estudo e ensino (Superior)
title_short Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
title_full Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
title_fullStr Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
title_full_unstemmed Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
title_sort Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
author Ancona Lopez, André Porto
author_facet Ancona Lopez, André Porto
Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
author_role author
author2 Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ancona Lopez, André Porto
Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomática
Blogs
Aprendizagem
Arquivologia
Redes de relações sociais
Estudo e ensino (Superior)
topic Diplomática
Blogs
Aprendizagem
Arquivologia
Redes de relações sociais
Estudo e ensino (Superior)
description Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2013-04-24T19:12:04Z
2013-04-24T19:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895
identifier_str_mv ANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508323537420288