Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895 |
Resumo: | Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_52846c453fafba85ff79b5905532865d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12895 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimentoBlogs as a tool for teaching-learning Diplomatics and Documentary Typology : teaching strategy for construction of KnowledgeDiplomáticaBlogsAprendizagemArquivologiaRedes de relações sociaisEstudo e ensino (Superior)Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe concepts of Diplomatics are been reviewed and present a new configuration on the contemporaneous debate about the information and communication technologies (ICT), but remain to be treated on a traditional manner on the Archival Science teaching universe. The article seeks to show an effort of transformation of the traditional paradigm from the renovation of a discipline through the construction of a teaching tool based on the elements of the communication 2.0 and the new ICT. The discipline Diplomatics and Documentary Typology (DDT), delivered on the University of Brasília (UnB), started, on the 1st semester of 2009, the blog use as a mechanism of teacher-student and studentstudent interaction. The undergraduate body has the opportunity to post on their blogs the works made into the classroom or outside it, and also to comment other groups works and to discuss various issues related with Archival Science and its appliance to diverse areas, by analyzing films and daily news with a focus, which approaches the discipline to the students day-by-day. The blogs allow the breaking of physical boundaries, broaden the environment of discussion, in which the students can opine, disagree, relate experiences and have access to other sources of research, constituting net knowledge.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba2013-04-24T19:12:04Z2013-04-24T19:12:04Z2011-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR)). Fonte: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/index. Acesso em: 24 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAncona Lopez, André PortoÁvila, Rodrigo Fortes deMello, Rosamaria Gonçalves deSantos, Thays Rodrigues dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:44:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/12895Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:44:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento Blogs as a tool for teaching-learning Diplomatics and Documentary Typology : teaching strategy for construction of Knowledge |
title |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
spellingShingle |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento Ancona Lopez, André Porto Diplomática Blogs Aprendizagem Arquivologia Redes de relações sociais Estudo e ensino (Superior) |
title_short |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
title_full |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
title_fullStr |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
title_sort |
Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento |
author |
Ancona Lopez, André Porto |
author_facet |
Ancona Lopez, André Porto Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancona Lopez, André Porto Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diplomática Blogs Aprendizagem Arquivologia Redes de relações sociais Estudo e ensino (Superior) |
topic |
Diplomática Blogs Aprendizagem Arquivologia Redes de relações sociais Estudo e ensino (Superior) |
description |
Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2013-04-24T19:12:04Z 2013-04-24T19:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895 |
identifier_str_mv |
ANCONA LOPEZ, André Porto et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, p. 86-99, out. 2011. Número Especial. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790>. Acesso em: 24 abr. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508323537420288 |