Relação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolar
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49078 https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01 https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02 https://orcid.org/0000-0002-5624-3779 https://orcid.org/0000-0002-9837-2958 |
Resumo: | O artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática. |
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Relação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolarThe relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performanceEducaçãoDescentralização financeiraDesempenho escolarTrabalho pedagógicoPolíticas educacionaisO artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática.The essay discusses the Federal District Administrative and Financial Decentralization Program (PDAF), educational achievement, and age-grade distortion in elementary and middle school, based on legislation, documents, and data from the Federal District School Census. It is a qualitative study guided by Bardin’s Content Analysis (2016). It concludes that: the Program has not shown improvement in educational achievement; the dropout and the percentage of 20.7% (Censo-DF, 2018) of the students under age/grade distortion is a fact to be faced through political actions and management of school projects. Political actions are proposed in financial and pedagogical management at the central and local levels, observing the principles of democratic management.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoEscola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalUniversidade de BrasíliaSilva, Francisco José daSilva, Edileuza Fernandes da2024-07-22T12:17:37Z2024-07-22T12:17:37Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento Escolar. Educação & Realidade, Porto Alege, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2024. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________SILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. The relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performance. Educação & Realidade, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=en#. Acesso em: 23 jul. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49078https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02https://orcid.org/0000-0002-5624-3779https://orcid.org/0000-0002-9837-2958poreng(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-11T12:57:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/49078Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-11T12:57:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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