Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão-Gomes, Renata Couto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Coelho, Andréa Araciaba Soares, Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26766
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000600008
Resumo: Os estudos dietéticos fornecem elementos elucidativos que contribuem para a compreensão da dinâmica e determinação dos diversos agravos nutricionais que atingem a população infantil. As investigações do consumo alimentar de crianças pequenas utilizam os mesmos métodos de inquéritos empregados nas demais faixas etárias, diferenciando-se pela necessidade de um respondente, geralmente um dos pais ou o cuidador da criança. O objetivo do trabalho foi identificar os principais métodos de avaliação do consumo alimentar utilizados nos inquéritos com pré-escolares, assim como os itens e formas de análise mais comumente empregados. Verificou-se que os estudos apresentaram baixa comparabilidade, em função, entre outros fatores, do uso de diferentes formas de análise e metas de ingestão. O recordatório de 24h foi o método mais utilizado, geralmente associado a um outro método de inquérito. Ainda são poucos os estudos que empregam as novas cotas dietéticas de referência para avaliação da adequação das dietas. No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, os estudos ainda priorizam as carências nutricionais. Apesar do aumento no número de estudos brasileiros nos últimos anos, as pesquisas existentes são de limitada comparabilidade, sendo essencial que se invista em uma estrutura (tabelas, softwares, seleção de indicadores) que possibilite um diagnóstico nutricional mais fidedigno e com potencial de comparação.
id UNB_547ba1ccd174fd176f425137e272bb39
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26766
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolaresCharacterization of dietary intake assessment studies in pre-school childrenAvaliação nutricionalConsumo alimentarMétodo de alimentaçãoPré-escolarOs estudos dietéticos fornecem elementos elucidativos que contribuem para a compreensão da dinâmica e determinação dos diversos agravos nutricionais que atingem a população infantil. As investigações do consumo alimentar de crianças pequenas utilizam os mesmos métodos de inquéritos empregados nas demais faixas etárias, diferenciando-se pela necessidade de um respondente, geralmente um dos pais ou o cuidador da criança. O objetivo do trabalho foi identificar os principais métodos de avaliação do consumo alimentar utilizados nos inquéritos com pré-escolares, assim como os itens e formas de análise mais comumente empregados. Verificou-se que os estudos apresentaram baixa comparabilidade, em função, entre outros fatores, do uso de diferentes formas de análise e metas de ingestão. O recordatório de 24h foi o método mais utilizado, geralmente associado a um outro método de inquérito. Ainda são poucos os estudos que empregam as novas cotas dietéticas de referência para avaliação da adequação das dietas. No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, os estudos ainda priorizam as carências nutricionais. Apesar do aumento no número de estudos brasileiros nos últimos anos, as pesquisas existentes são de limitada comparabilidade, sendo essencial que se invista em uma estrutura (tabelas, softwares, seleção de indicadores) que possibilite um diagnóstico nutricional mais fidedigno e com potencial de comparação.Dietary studies provide elucidative elements that contribute to the comprehension of both dynamics and determination of the several nutritional problems that afflict children of young age. Apart from the need of a respondent (generally one of the child's parent or a caregiver), dietary assessment of young children uses the same inquiry methods applied to people of other ages. The aim of this paper was to identify the most used inquiry methods applied in food consumption investigations of pre-school children, as well as the most common items and ways of analysis employed. It was observed that the studies presented a low comparability due to, among other factors, the use of different ways of analysis and ingestion goals. The 24-hours recall was the most applied method, frequently associated with another inquiry method. There are still few studies that use the new dietary reference intakes in dietary assessment. In Brazil, as in other developing countries, studies still give priority to nutritional deficiencies. Despite the growing number of Brazilian dietary studies in recent years, the existent researches are of limited level of comparability, being, therefore, crucial to invest in a structure (tables, software, indicator selection) that truly enables a more reliable and comparative nutritional diagnosis.Em processamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T04:45:48Z2017-12-07T04:45:48Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRev. Nutr.,v.19,n.6,p.713-727,2006http://repositorio.unb.br/handle/10482/26766https://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000600008porFalcão-Gomes, Renata CoutoCoelho, Andréa Araciaba SoaresSchmitz, Bethsáida de Abreu Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T21:13:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/26766Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T21:13:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
Characterization of dietary intake assessment studies in pre-school children
title Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
spellingShingle Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
Falcão-Gomes, Renata Couto
Avaliação nutricional
Consumo alimentar
Método de alimentação
Pré-escolar
title_short Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
title_full Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
title_fullStr Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
title_full_unstemmed Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
title_sort Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares
author Falcão-Gomes, Renata Couto
author_facet Falcão-Gomes, Renata Couto
Coelho, Andréa Araciaba Soares
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
author_role author
author2 Coelho, Andréa Araciaba Soares
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão-Gomes, Renata Couto
Coelho, Andréa Araciaba Soares
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação nutricional
Consumo alimentar
Método de alimentação
Pré-escolar
topic Avaliação nutricional
Consumo alimentar
Método de alimentação
Pré-escolar
description Os estudos dietéticos fornecem elementos elucidativos que contribuem para a compreensão da dinâmica e determinação dos diversos agravos nutricionais que atingem a população infantil. As investigações do consumo alimentar de crianças pequenas utilizam os mesmos métodos de inquéritos empregados nas demais faixas etárias, diferenciando-se pela necessidade de um respondente, geralmente um dos pais ou o cuidador da criança. O objetivo do trabalho foi identificar os principais métodos de avaliação do consumo alimentar utilizados nos inquéritos com pré-escolares, assim como os itens e formas de análise mais comumente empregados. Verificou-se que os estudos apresentaram baixa comparabilidade, em função, entre outros fatores, do uso de diferentes formas de análise e metas de ingestão. O recordatório de 24h foi o método mais utilizado, geralmente associado a um outro método de inquérito. Ainda são poucos os estudos que empregam as novas cotas dietéticas de referência para avaliação da adequação das dietas. No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, os estudos ainda priorizam as carências nutricionais. Apesar do aumento no número de estudos brasileiros nos últimos anos, as pesquisas existentes são de limitada comparabilidade, sendo essencial que se invista em uma estrutura (tabelas, softwares, seleção de indicadores) que possibilite um diagnóstico nutricional mais fidedigno e com potencial de comparação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2017-12-07T04:45:48Z
2017-12-07T04:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rev. Nutr.,v.19,n.6,p.713-727,2006
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26766
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000600008
identifier_str_mv Rev. Nutr.,v.19,n.6,p.713-727,2006
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26766
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000600008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331898765312