Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Bárbara Novaes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412
https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.
id UNB_558954beae2d9cd61be5377a7e2df9b6
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36412
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Medeiros, Bárbara NovaesSiqueira, Marcus Vinícius Soares2020-01-24T10:30:44Z2020-01-24T10:30:44Z2019MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.The objective of this study is to analyze, under a critical and reflexive approach, the trust and its instrumentalization in the discourse of managers as a modality of control of teachers in Private Higher Education Institutions (HEI) in the light of the managerialist ideology in times of neoliberal advancement. It is an exploratory-descriptive research, with contributions the critical analysis of discourse (FAIRCLOUGH, 2016), managerialist ideology and clinical sociology, fulfilled in a municipality of Minas Gerais with 12 managers of 3 private HEIs. The results revealed that the communication and expression of trust in HEIs is instrumental in managerial discourse to euphemize the relations of control and domination, through ideological strategies such as: creating a closer relationship with teachers in favor of engagement (through management of affections); the teacher's responsibility for their hiring and permanence (through the repression of the critical posture); and the search for their total identification with the HEI (through the idealization of the institution). Thus, there is a teaching insertion in an uncritical mass, under the auspices of the managerial power that poses as a faithful servant of HEI and not only of it, but of a logic that imprisons him affectively.El objetivo de este estudio es analizar, bajo un enfoque crítico y reflexivo, la confianza y su instrumentalización en el discurso de gerentes como modalidad de control de docentes en Instituciones de Enseñanza Superior (IES) privadas a la luz de la ideología gerencialista en tiempos de avance neoliberal. Es una investigación exploratoria-descriptiva, con las contribuciones del análisis crítico del discurso (FAIRCLOUGH, 2016), de la ideología gerencialista y de la sociología clínica, realizada en un municipio de Minas Gerais con 12 gerentes de 3 IES privadas. Los resultados revelaron que la comunicación y expresión de la confianza en las IES es instrumentalizada en el discurso gerencial para eufemizar las relaciones de control y dominación, por medio de estrategias ideológicas como: la creación de una relación más cercana con los docentes en favor del compromiso (por medio de la gestión de afectos); la responsabilización del docente por su contratación y permanencia (por medio de la represión de la postura crítica); y la búsqueda por la identificación total de ellos con la IES (por medio de la idealización de la instituición). De este modo, hay la inserción del docente en una masa acrítica, bajo los auspicios del poder gerencialista que lo coloca como un fiel siervo de la IES y no sólo de ella, sino de una lógica que lo aprisiona afectivamente.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoEscola de Administração da UFRGS(CC BY-NC)info:eu-repo/semantics/openAccessRelações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadasRelationships of trust and its instrumentalization in the control of teachers in private heisRelaciones de confianza y su instrumentación en el control de docentes en IES privadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleConfiançaUniversidades e faculdades - corpo docenteIdeologia gerencialistaEnsino superiorporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_RelacoesConfiancaInstrumentalizacao.pdfapplication/pdf662776http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36412/1/ARTIGO_RelacoesConfiancaInstrumentalizacao.pdf46fbcdaf8c95d35ded6c53b2e72de37bMD51open access10482/364122023-10-19 15:32:24.085open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36412Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:32:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Relationships of trust and its instrumentalization in the control of teachers in private heis
Relaciones de confianza y su instrumentación en el control de docentes en IES privadas
title Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
spellingShingle Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
Medeiros, Bárbara Novaes
Confiança
Universidades e faculdades - corpo docente
Ideologia gerencialista
Ensino superior
title_short Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
title_full Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
title_fullStr Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
title_full_unstemmed Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
title_sort Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas
author Medeiros, Bárbara Novaes
author_facet Medeiros, Bárbara Novaes
Siqueira, Marcus Vinícius Soares
author_role author
author2 Siqueira, Marcus Vinícius Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Bárbara Novaes
Siqueira, Marcus Vinícius Soares
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Confiança
Universidades e faculdades - corpo docente
Ideologia gerencialista
Ensino superior
topic Confiança
Universidades e faculdades - corpo docente
Ideologia gerencialista
Ensino superior
description O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087
identifier_str_mv MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 213-237, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112019000100213. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36412
https://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY-NC)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY-NC)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36412/1/ARTIGO_RelacoesConfiancaInstrumentalizacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46fbcdaf8c95d35ded6c53b2e72de37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405193410707456