O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Ívina Natalino do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19129
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19129
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_5598a32afab1d036f017287067b99f1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19129
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesaCurrículosEstágio supervisionadoProfessores de inglês - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Experiências profissionais no exercício da docência em Língua Inglesa e observações durante a formação docente levaram a questionar o modo como o estudante se torna professor dentro do curso de Letras - Inglês. O objetivo central da pesquisa foi analisar o espaço do estágio supervisionado no currículo prescrito (SACRISTÁN, 2000) do curso de Letras - licenciatura em língua inglesa. Os dados da pesquisa foram interpretados em uma dimensão histórico-dialética, por entender que a educação e seus desdobramentos são processos dinâmicos e complexos e que somente podem ser compreendidos se tomados em sua totalidade, bem como não são eventos isolados, acontecem em um contexto histórico e social mais amplo. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, tendo como procedimentos e instrumentos de captura de dados a análise documental e a aplicação de questionários a egressos do referido curso que estejam atuando na profissão no âmbito do Distrito Federal, em instituições educativas escolares ou em escolas de idiomas que ofertam cursos livres de língua inglesa. Entre os documentos oficiais concernentes aos temas que foram analisados, destacamos a diretrizes curriculares para os cursos de Letras, bem como currículos do curso de graduação em licenciatura de Língua Inglesa em andamento no Distrito Federal após a implantação das referidas diretrizes curriculares. Na abordagem metodológica da pesquisa dialogamos com as obras referenciais de: Gil (2011), Minayo (2012) e Frigotto (2000). As discussões curriculares localizam-se em uma perspectiva crítica a partir de Borges (2011), Silva (2011), Sacristán (2000). No tocante a formação docente e ao ensino de língua inglesa a pesquisa apoiou-se nos trabalhos de Freitas (1996), Kulcsar (2013), Lüdcke (2012). Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de maior integração entre teoria e prática na formação inicial do docente de língua inglesa, bem como uma maior destinação de carga horária no currículo da graduação para o estágio supervisionado. Nossa expectativa é que o trabalho suscite reflexões e discussões acerca da formação docente e o espaço do estágio supervisionado no currículo para essa formação seja redimensionado e mais bem valorizado.Professional experience in the practice of teaching English Language and observations during the teacher training course led us to question how the student becomes a teacher within the English Language course. The objective of the research is to analyze the space taken by the supervised internship under the prescribed curriculum (SACRISTÁN, 2000) presented at the English course degree. The survey data were interpreted in a historical and dialectical dimension, understanding that education and its developments are dynamic and complex processes and that can only be understood if taken in its entirety, and are not isolated events, take place in a historical context and wider social. The research presented a qualitative approach and had as procedures and instruments to colect data a document analysis and questionnaires to graduates from the course analyzed, thhose graduates are teaching in regular schools or language schools at Distrito Federal. Among the official documents concerning the topics that were analyzed, we highlight the curriculum guidelines for languges courses, as well as undergraduate curricula in English Language degree that are in progress at Distrito Federal after the implantation of the mentioned guidelines. The methodological approach of the research dialogues with the works of: Gil (2011), Minayo (2012) and Frigotto (2000). Curricular discussions are located in a critical perspective from Borges (2011), Silva (2011), Sacristan (2000). Regarding the teacher training and English language teaching we support our research in the works of Freitas (1996), Kulcsar (2013), Lüdcke (2012). The survey results point to the need for greater integration of theory and teaching practice as well as a bigger space for supervised internship. Our expectation is that this work raises reflections and discussions about teacher training and the teaching supervised internship' space in the curriculum, which may be resized and better valued.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaCarmo, Ívina Natalino do2016-01-08T14:18:38Z2016-01-08T14:18:38Z2016-01-082015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARMO, Ívina Natalino do. O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19129http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19129A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:00:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/19129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:00:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
title O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
spellingShingle O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
Carmo, Ívina Natalino do
Currículos
Estágio supervisionado
Professores de inglês - formação
title_short O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
title_full O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
title_fullStr O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
title_full_unstemmed O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
title_sort O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa
author Carmo, Ívina Natalino do
author_facet Carmo, Ívina Natalino do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Ívina Natalino do
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Estágio supervisionado
Professores de inglês - formação
topic Currículos
Estágio supervisionado
Professores de inglês - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
2016-01-08T14:18:38Z
2016-01-08T14:18:38Z
2016-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Ívina Natalino do. O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19129
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19129
identifier_str_mv CARMO, Ívina Natalino do. O lugar do estágio supervisionado no currículo da formação de professor de língua inglesa. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19129
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580677690654720