Identidade e hibridismo : discutindo a condição de aluno-professor no estágio supervisionado em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bührer, Édina Aparecida Cabral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29939
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
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spelling Bührer, Édina Aparecida CabralJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-06-08T17:55:52Z2020-06-08T17:55:52Z2012https://hdl.handle.net/1884/29939Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 05/12/2012Bibliografia: fls. 195-209Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: Os estudos relacionados à identidade do professor de línguas estrangeiras têm aos poucos alcançado destaque na área de formação de professores. Assim, para melhor compreender como o licenciando em língua inglesa (LI) constrói-se e é construído como professor, durante o curso de Letras, este estudo busca discutir a condição de aluno-professor (AP) vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Essa condição coloca o licenciando ao mesmo tempo na posição de aluno e de professor de LI, bem como na posição de falante do português brasileiro e falante de uma língua estrangeira. O estudo foi realizado com alunos-professores do terceiro e quarto anos de duas instituições de ensino superior do Estado do Paraná e teve início a partir do levantamento das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos na condição de AP de LI. Esta pesquisa baseia-se na assunção de que é por meio das dificuldades, tais como as situações de conflitos, nos (des)encontros com as múltiplas identidades que envolvem o licenciando, no decorrer do curso, que o AP se posiciona e é posicionado durante a realização das atividades vivenciadas no ECS. Para efetivar tal estudo, utilizei a pesquisa de base etnográfica, selecionando como técnicas para geração de dados as seguintes modalidades, aplicadas em momentos variados durante o processo de pesquisa: questionário, entrevista, observação participante, história de vida e gravações de áudio. Com o intuito de compreender a relação entre as dificuldades vivenciadas pelos licenciandos e a construção de suas identidades tomei como base o conceito de hibridização de Homi Bhabha, assim como procurei explicar o estágio como um processo de identificação pela perspectiva de Stuart Hall. Apoiada na análise das dificuldades vivenciadas pelos APs, nas práticas dos Estágios Curriculares Supervisionados nas instituições observadas, eu acredito que a hibridização e a identificação são importantes para compreender o processo pelo qual vive o AP na construção de sua identidade de professor de inglês. Discutir a construção da identidade do AP no processo de estágio, a partir dos referidos conceitos, contribui para que a formação de professores de LI seja compreendida como um processo, como um momento fundamental na construção da história pessoal e profissional do licenciando, e visa também fornecer informações que possam aprofundar o entendimento da construção da identidade de AP como um entre-lugar, um espaço intervalar, na visão de Homi Bhabha, entre o ser aluno e ser professor de uma língua que não é a sua materna. Além disso, discutir a condição de AP nesta linha de pensamento permite considerar o ECS como um processo sempre incompleto e contínuo de posicionamentos e reposicionamentos, pois à medida que o AP depara-se com situações novas pode ressignificar os sentidos de professor e de aluno, da sua cultura e da cultura do outro, num movimento constante de (des)identificações.Abstract: The studies related to foreign language teacher's identity has been gradually highlighted in the field of teacher education. Then, in order to gain a better understanding of how the graduating English language's student construct and (re) constructed itself as a teacher during the Letras Course, this study discusses the student-teacher lived experience in the Estágio Curricular Supervisionado (ECS) of English language in the condition of a student-teacher. This state puts the graduating student in a double position, as a student and as a teacher of the English language, as well as a Brazilian-Portuguese and an international speaker of English. This study focused on student-teacher of third and fourth degree and it has started with a search about the difficulties faced by them in two institutions of higher education in the state of Paraná, Brazil. This search was based on the assumption that it is through the difficulties, like conflict situations and (dis) encounters with multiple identities that involves the graduating student during the Letras course, that the student-teacher posits itself and it is positioned from others in the activities developed in ECS. To carry out the study it was used a methodology based on the principles of ethnography to generate data using techniques like: questionnaires, interviews, participant-observation, life histories, and audio recorder. As a manner of reaching one of the objective of this thesis that is to understand the relation between the difficulties presented by graduating student and the construction of his or her identity I had used the conception of hybridity from Homi Bhabha to explain the student-teacher position, and based on Stuart Hall I tried to explain the ECS as a process of "identification". So, from the analysis of the experienced difficulties in the practice of ECS in institution observed I believe that hybridity and identification are important to comprehend the student-teacher in the construction of its identity as an English teacher. To discuss the teacher-student identity in the process of ECS from the concepts previously mentioned may contribute to the English language teacher education in many ways: first that the education of teachers may possibly be understood as a process, as an essential moment in the construction of personal and professional history of the graduating teacher. Second, that discussion may provide useful information about the teacher-student identity that allows the professors to go deeper to understand the construction of identity teacher as an in-between space, a space connecting a student-teacher of a language that it is not him/her, a liminal space in Bhabha's view. And the last one, it permits to consider the ECS as a process always incomplete and an everlasting of positioning and (re) positioning, because as long as the student-teacher face new situations he or she could possibly give new meaning to the sense of the concepts of teacher and student, of her/his culture and the culture of the Other, in an endless movement of (des) identitification.223f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasLíngua inglesa - Estagios supervisionadosLíngua inglesa - Formação de professoresLíngua inglesa - Professores e alunosLíngua inglesa - Identidade étnicaLetrasIdentidade e hibridismo : discutindo a condição de aluno-professor no estágio supervisionado em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDINA APARECIDA CABRAL BUHRER.pdfapplication/pdf1700818https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29939/1/R%20-%20T%20-%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL%20BUHRER.pdf4c5fb17e949b01044383e6f9fe0d725cMD51open accessTEXTR - T - EDINA APARECIDA CABRAL BUHRER.pdf.txtExtracted Texttext/plain471889https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29939/2/R%20-%20T%20-%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL%20BUHRER.pdf.txt871a9c14e2268565113d8b2f239fc47cMD52open accessTHUMBNAILR - T - EDINA APARECIDA CABRAL BUHRER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29939/3/R%20-%20T%20-%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL%20BUHRER.pdf.jpg3647d5500ebc1cff12c985607d3d36ecMD53open access1884/299392020-06-08 14:55:52.673open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-08T17:55:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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