Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016. |
id |
UNB_55c421ccc11cb24cacf546a3164eb6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23892 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticosSocial media as a teaching tool of optical phenomenaFísica - estudo e ensinoRedes de relações sociaisTecnologia educacionalRedes sociais - análiseDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.Esta dissertação apresenta uma proposta didática para o ensino dos fenômenos ópticos por meio de uma rede social (Instagram). A proposta foi desenhada tendo como base a teoria do conectivismo [Siemens 2004] associada aos temas geradores de Paulo Freire, utilizando metodologias ativas de ensino e a teoria TPACK [Koehler 2006], em consonância ao modelo SMAR [Puentedura 2003] de adoção de tecnologias na sala de aula. O produto educacional é um site que servirá de modelo para educadores que desejem adotar novas estratégias didáticas permeadas pelo uso da tecnologia. O estudo mostra o impacto positivo do uso das ferramentas tecnológicas associadas aos métodos centrados no estudante por meio de uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados.This work presents a didactic proposal for teaching optical phenomena through a social network (Instagram). The proposal was designed having based the theory of connectivism [Siemens 2004] associated with generating themes of Paulo Freire, using active teaching methodologies and TPACK theory [Koehler 2006] in line to SMAR model [Puentedura 2003] adoption of technologies in classroom. The educational product is a website that will serve as a model for educators who wish to adopt new teaching strategies permeated by use of technology. The study shows the positive impact of the use of technological tools associated with methods focused on the student through a qualitative and quantitative analysis of the results.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deMeira, Samara Leite Brito2017-07-26T17:47:25Z2017-07-26T17:47:25Z2017-07-262016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/23892Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos Social media as a teaching tool of optical phenomena |
title |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
spellingShingle |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos Meira, Samara Leite Brito Física - estudo e ensino Redes de relações sociais Tecnologia educacional Redes sociais - análise |
title_short |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
title_full |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
title_fullStr |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
title_full_unstemmed |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
title_sort |
Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos |
author |
Meira, Samara Leite Brito |
author_facet |
Meira, Samara Leite Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Samara Leite Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Redes de relações sociais Tecnologia educacional Redes sociais - análise |
topic |
Física - estudo e ensino Redes de relações sociais Tecnologia educacional Redes sociais - análise |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-12 2017-07-26T17:47:25Z 2017-07-26T17:47:25Z 2017-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892 |
identifier_str_mv |
MEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900870304104448 |