Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Samara Leite Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.
id UNB_55c421ccc11cb24cacf546a3164eb6f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23892
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticosSocial media as a teaching tool of optical phenomenaFísica - estudo e ensinoRedes de relações sociaisTecnologia educacionalRedes sociais - análiseDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.Esta dissertação apresenta uma proposta didática para o ensino dos fenômenos ópticos por meio de uma rede social (Instagram). A proposta foi desenhada tendo como base a teoria do conectivismo [Siemens 2004] associada aos temas geradores de Paulo Freire, utilizando metodologias ativas de ensino e a teoria TPACK [Koehler 2006], em consonância ao modelo SMAR [Puentedura 2003] de adoção de tecnologias na sala de aula. O produto educacional é um site que servirá de modelo para educadores que desejem adotar novas estratégias didáticas permeadas pelo uso da tecnologia. O estudo mostra o impacto positivo do uso das ferramentas tecnológicas associadas aos métodos centrados no estudante por meio de uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados.This work presents a didactic proposal for teaching optical phenomena through a social network (Instagram). The proposal was designed having based the theory of connectivism [Siemens 2004] associated with generating themes of Paulo Freire, using active teaching methodologies and TPACK theory [Koehler 2006] in line to SMAR model [Puentedura 2003] adoption of technologies in classroom. The educational product is a website that will serve as a model for educators who wish to adopt new teaching strategies permeated by use of technology. The study shows the positive impact of the use of technological tools associated with methods focused on the student through a qualitative and quantitative analysis of the results.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deMeira, Samara Leite Brito2017-07-26T17:47:25Z2017-07-26T17:47:25Z2017-07-262016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/23892Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
Social media as a teaching tool of optical phenomena
title Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
spellingShingle Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
Meira, Samara Leite Brito
Física - estudo e ensino
Redes de relações sociais
Tecnologia educacional
Redes sociais - análise
title_short Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
title_full Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
title_fullStr Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
title_full_unstemmed Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
title_sort Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos
author Meira, Samara Leite Brito
author_facet Meira, Samara Leite Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Samara Leite Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Redes de relações sociais
Tecnologia educacional
Redes sociais - análise
topic Física - estudo e ensino
Redes de relações sociais
Tecnologia educacional
Redes sociais - análise
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12
2017-07-26T17:47:25Z
2017-07-26T17:47:25Z
2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892
identifier_str_mv MEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23892
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580778510188544