As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141493 |
Resumo: | As Redes Sociais criam laços que superam distâncias físicas e o que atraem milhares de usuários, para estas comunidades é a possibilidade de compartilhar com outros indivíduos inúmeras informações. Quanto mais aberto e compartilhado, mais aproxima as pessoas pelos gostos e preferências. O blog é um espaço de publicação de informação, atualizado frequentemente e que favorece o intercâmbio. Necessitamos tornar as Redes Sociais, especificamente os Blogs, meios de difusão de conhecimento e de estímulo a aprendizagem para os alunos. O objetivo deste estudo é mostrar que a utilização dos Blogs como recurso pedagógico pode ser um meio pelo qual os professores estimularão a busca pela pesquisa e pelo conhecimento e a aprendizagem em rede como forma de tornar mais atraente o estudo, através da criação de laços de colaboração, os quais se instituem entre os integrantes da rede. Assim, esse estudo apresenta uma análise comparativa entre dois trabalhos com blogs, onde as autoras mostraram as possibilidades de aproveitamento dessa ferramenta como forma de motivar e interessar os estudantes. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente o blog, como espaço de interação e expressão escrita, permite alcançar bons resultados na prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_f54cb3c9c9fa719ceb4e51c53ae44e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141493 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Angela Maria de LimaWoiciechoski, Lediane Raquel2016-05-21T02:08:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/141493000988015As Redes Sociais criam laços que superam distâncias físicas e o que atraem milhares de usuários, para estas comunidades é a possibilidade de compartilhar com outros indivíduos inúmeras informações. Quanto mais aberto e compartilhado, mais aproxima as pessoas pelos gostos e preferências. O blog é um espaço de publicação de informação, atualizado frequentemente e que favorece o intercâmbio. Necessitamos tornar as Redes Sociais, especificamente os Blogs, meios de difusão de conhecimento e de estímulo a aprendizagem para os alunos. O objetivo deste estudo é mostrar que a utilização dos Blogs como recurso pedagógico pode ser um meio pelo qual os professores estimularão a busca pela pesquisa e pelo conhecimento e a aprendizagem em rede como forma de tornar mais atraente o estudo, através da criação de laços de colaboração, os quais se instituem entre os integrantes da rede. Assim, esse estudo apresenta uma análise comparativa entre dois trabalhos com blogs, onde as autoras mostraram as possibilidades de aproveitamento dessa ferramenta como forma de motivar e interessar os estudantes. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente o blog, como espaço de interação e expressão escrita, permite alcançar bons resultados na prática pedagógica.application/pdfporRedes sociaisBlogTecnologia educacionalAs redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988015.pdf000988015.pdfTexto completoapplication/pdf86158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/1/000988015.pdf89e5186122eda66875c1761ec0634d88MD51TEXT000988015.pdf.txt000988015.pdf.txtExtracted Texttext/plain49021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/2/000988015.pdf.txtecaebba303992d1702d70edcbb5f83b1MD52THUMBNAIL000988015.pdf.jpg000988015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/3/000988015.pdf.jpgd3b516b5b03b0d9efca53244205d39b3MD5310183/1414932018-10-25 10:06:11.541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
title |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
spellingShingle |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs Silva, Angela Maria de Lima Redes sociais Blog Tecnologia educacional |
title_short |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
title_full |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
title_fullStr |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
title_sort |
As redes sociais como forma de disseminar educação : possibilidades de aprendizagem com a utilização de blogs |
author |
Silva, Angela Maria de Lima |
author_facet |
Silva, Angela Maria de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angela Maria de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
contributor_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Blog Tecnologia educacional |
topic |
Redes sociais Blog Tecnologia educacional |
description |
As Redes Sociais criam laços que superam distâncias físicas e o que atraem milhares de usuários, para estas comunidades é a possibilidade de compartilhar com outros indivíduos inúmeras informações. Quanto mais aberto e compartilhado, mais aproxima as pessoas pelos gostos e preferências. O blog é um espaço de publicação de informação, atualizado frequentemente e que favorece o intercâmbio. Necessitamos tornar as Redes Sociais, especificamente os Blogs, meios de difusão de conhecimento e de estímulo a aprendizagem para os alunos. O objetivo deste estudo é mostrar que a utilização dos Blogs como recurso pedagógico pode ser um meio pelo qual os professores estimularão a busca pela pesquisa e pelo conhecimento e a aprendizagem em rede como forma de tornar mais atraente o estudo, através da criação de laços de colaboração, os quais se instituem entre os integrantes da rede. Assim, esse estudo apresenta uma análise comparativa entre dois trabalhos com blogs, onde as autoras mostraram as possibilidades de aproveitamento dessa ferramenta como forma de motivar e interessar os estudantes. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente o blog, como espaço de interação e expressão escrita, permite alcançar bons resultados na prática pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141493 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988015 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141493 |
identifier_str_mv |
000988015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/1/000988015.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/2/000988015.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141493/3/000988015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89e5186122eda66875c1761ec0634d88 ecaebba303992d1702d70edcbb5f83b1 d3b516b5b03b0d9efca53244205d39b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509948166144 |