Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1536 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. |
id |
UNB_5638a27aded22dd332c54e407a1aeeb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/1536 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira Júnior, Geraldo MartinsIasbeck, Luis CarlosMota, Marcus Santos2009-07-27T14:00:54Z2009-07-27T14:00:54Z20032003TEIXEIRA JÚNIOR, Geraldo Martins. Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1536Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.Esta dissertação visa propor fundamentos para uma dramaturgia do cotidiano por meio da articulação teórica e conceituai de Erving Goffman, Hans-Georg Gadamer, Wolfgang Iser e Bertold Brecht. O desenvolvimento da pesquisa passa, por um lado, pela superação das dicotomias ficção realidade, subjetivo-objetivo, relativas ao naturalismo e ao subjetivismo estético. Por outro, visa compreender o cotidiano não em sua banalidade e repetição estereotipada, mas enquanto campo de experiência estética. A observação do cotidiano, atenta às suas demandas, fluxos, construções e transformações, pode ir além da moldura do cotidiano, considerada por Goffman como a armadilha de análise na análise de molduras. Reconhecer o potencial dramático do cotidiano é construir no palco a sua indeterminação e despragmatização, o que implica envolver a produtividade imaginária do espectador na construção de uma outra realidade. Esta estratégia reconhece à arte seu local de produção, o mundo em que se insere e do qual veio, e transmuta o material observado ao integrá-lo ao processo que dá origem à carpintaria do espetáculo, em sua forma autônoma de organização. A proposta passa pela compreensão das molduras em suas múltiplas camadas, encadeamentos, dinâmicas de transformação e configuração das situações comuns em sequências de eventos (Goffman), procedimento que, no palco, se amplia. Gadamer vai falar, por sua vez, da transformação do jogo em modo de ser da obra de arte, tornando-se configuração, que faz com que a obra de arte tenha uma natureza própria, perdendo todo e qualquer padrão secreto de semelhança com o mundo (Gadamer). Para que um distanciamento (Brecht) se dê de forma a garantir a autonomia da obra dramática, é necessário que não haja uma diferenciação estética (Gadamer) da arte com a experiência do mundo, de onde vem seu material de trabalho, seu público e a sua ocasião de apresentação. Uma dramaturgia do cotidiano implica, então, que a experiência do espectador seja alargada, em seu envolvimento e compreensão do que ocorre. A obra está no mundo e dele não se ausenta: temporalmente, cotidianamente, historicamente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation aims at proposing grounds for an eveiyday dramaturgy according to the theoretical and conceptual articulation of Erving Goffinan, Hans-Georg Gadamer. Wolfgang Iser and Bertold Brecht. The development of the research deals, on the one hand, with overcoming the dichotomies in fiction/reality, subjectivity/objectivity related to naturalism and aesthetic subjectivism. On the other hand, it aims at understanding everyday activity, not in its banality and stereotyped repetition, but as a field of aesthetic experience. When observing eveiyday life, if we are attentive to its demands, floods, constructions and transformations, we can go beyond the frame of everyday activity which is seen by Goffinan as the trap of analysis in the analysis of frames. Recognizing the dramatic potential of everyday life is to construct its indetennination and depragmaticality on the stage and this implies involving lhe audience's capacity of imagination in the construction of another reality. This strategy recognizes in art its local of production, the world where it is set in and where it came from. This strategy transmutes whatever is observed when integrating it to the process that originates the carpentry of the performance as an autonomous form of organization. The proposal goes through the comprehension of the frames in their multiple layers, chains, forms of transformation and configuration of ordinary situations in sequences of events (Goffman), a proceeding that is amplified on the stage. Gadamer, on his turn, refers to the transformation of the game as the way of being of a work of art. Once it is transfiguration, the work of art has its proper nature, losing any secret standard of resemblance with the world (Gadamer). In order the Verfremdungseffekte (Brecht) occur to guarantee the autonomy of the dramatic work, there should not be any aesthetic differentiation (Gadamer) of art with the experience of the world where its work material, its audience and its occasion of presentation come from. Therefore, everyday dramaturgy implies that the audience's experience be expanded in its involvement and comprehension of what is occurring. The work of art is in the world and does not go away from it: in terms of time, everyday life, and history.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoDramaturgia e cotidianidade : uma análise de moldurasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDramaturgiaAnálise de moldurasBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALDissertação_Geraldo_Martins_T_Jr.pdfDissertação_Geraldo_Martins_T_Jr.pdfapplication/pdf490148http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf42177fd91775195f3abd26fc4a28378fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/2/license.txtfd5ac7a6100e845edcca89564ee1221aMD52open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream12170http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/3/license_rdf28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8dMD53open accesslicense_textlicense_textapplication/octet-stream19116http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/4/license_text3bd07f52055ccf042f02795a8bbbf767MD54open accesslicense_urllicense_urltext/plain49http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/5/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD55open accessTEXTDissertação_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf.txtDissertação_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf.txtExtracted texttext/plain332372http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf.txt719d874183e49c2b9b65420b53753185MD56open access10482/15362024-01-26 14:39:00.098open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
title |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
spellingShingle |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras Teixeira Júnior, Geraldo Martins Dramaturgia Análise de molduras |
title_short |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
title_full |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
title_fullStr |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
title_full_unstemmed |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
title_sort |
Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras |
author |
Teixeira Júnior, Geraldo Martins |
author_facet |
Teixeira Júnior, Geraldo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Júnior, Geraldo Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iasbeck, Luis Carlos Mota, Marcus Santos |
contributor_str_mv |
Iasbeck, Luis Carlos Mota, Marcus Santos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Dramaturgia Análise de molduras |
topic |
Dramaturgia Análise de molduras |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-27T14:00:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-27T14:00:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEIXEIRA JÚNIOR, Geraldo Martins. Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1536 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA JÚNIOR, Geraldo Martins. Dramaturgia e cotidianidade : uma análise de molduras. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/3/license_rdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/4/license_text http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/5/license_url http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1536/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Geraldo_Martins_T_Jr.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42177fd91775195f3abd26fc4a28378f fd5ac7a6100e845edcca89564ee1221a 28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8d 3bd07f52055ccf042f02795a8bbbf767 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 719d874183e49c2b9b65420b53753185 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573639965048832 |