O incentivo de governo e de escolas à coprodução do Ensino Fundamental público por familiares de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Guilherme Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23365
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23365
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2017.
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spelling O incentivo de governo e de escolas à coprodução do Ensino Fundamental público por familiares de alunosCoproduçãoEducação públicaSetor público - BrasilEscolas - organização e administraçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2017.Esta dissertação se propôs a identificar como o incentivo à coprodução da educação pública tem se dado pelo governo e escolas, e investigar a influência do perfil sociodemográfico da família nas formas de coprodução. Os incentivos foram levantados por meio de pesquisa documental acerca da legislação vigente, e de 10 entrevistas em profundidade com gestores escolares, com amostragem definida por saturação teórica. Os gestores escolares foram questionados quanto às formas de coprodução promovidas pelas escolas. Posteriormente, com o objetivo de identificar a influência do perfil de familiares de alunos nas formas pelas quais coproduziam e/ou estavam dispostos a coproduzir, foi realizado um survey com 269 familiares de alunos de diversas regiões administrativas do Distrito Federal, analisadas a partir de regressão linear e logística. A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e dezembro de 2016. Identificou-se um amplo aparato legislativo que incentiva a coprodução provendo benefícios aos familiares que apoiam os alunos no processo educativo, como o Programa Bolsa Família; mas pincipalmente definindo punições para os que não o fazem, como perda da tutela; e, ainda, garantindo ambientes de participação, como conselhos escolares e reunião de pais. As escolas buscam incentivar a coprodução com a utilização de políticas governamentais e promovendo aproximação de familiares com a escola, como eventos, mas também lançando mão de aparatos legais em casos de negligência, particularmente em relação à coprodução de suporte básico, forma de participação da família não identificada nos estudos realizados em países europeus. A pesquisa com familiares mostrou que a coprodução do tipo pedagógica é a mais frequente, seguida da coprodução social, e que não há diferença significativa entre a frequência da coprodução individual e a coletiva. A coprodução individual é influenciada principalmente pelo nível de instrução do familiar e pelos hábitos domésticos, em especial o hábito de leitura e teatro, indicando que políticas de incentivo à educação superior podem ter efeitos positivos na coprodução da educação básica, em especial no suporte econômico e pedagógico. Como contribuições, a pesquisa traz o entendimento de como a coprodução de serviços públicos ocorre em países em desenvolvimento, e de como o perfil do usuário do serviço impacta a coprodução da educação pública. Os resultados criam uma base sobre a qual políticas públicas de incentivo à coprodução podem ser formuladas e implementadas de forma mais consciente acerca de fatores relevantes à coprodução da educação pública por familiares de alunos.This study aims to identify how the government and schools has encourage the co-production of public education by, and to investigate the influence of the sociodemographic profile of the families of students in the forms of coproduction. The data gathering happened at the end of 2016. The incentives were identified through documentary research on the current legislation, and 10 in-depth interviews with school managers, using theoretical saturation as sampling method. The school managers were questioned about the forms of coproduction promoted by the schools. In order to identify the influence of the family profile of students in the forms of coproduction and / or were willing to coproduce, a survey was carried out with 269 families of students from different administrative regions of the Federal District, analyzed by linear and logistics regression. Has been identified a broad legislative apparatus that: encourages coproduction by providing benefits to family members who support students in the educational process, such as the Bolsa Família Program; defining punishments for those who do not, such as a loss of guardianship; end also ensuring participation environments, such as school councils and parents' meetings. The schools encourage coproduction by using government policies and bringing family members closer to the school, such as events, but using legal devices in cases of families´ negligence, especially in relation to the coproduction of basic support, a form of family participation unidentified in studies conducted in European countries. The survey conducted with students´ families has shown that pedagogical coproduction is the most frequent, followed by social coproduction, and that there is no significant difference between the frequency of individual and collective coproduction. Individual coproduction is influenced mainly by the level of education of the family member and by domestic habits, especially the habit of reading and going to theater, indicating that public policies to encourage higher education may positively effect on the coproduction of elementary education, especially in the economic and pedagogical. This study adds the understanding of how coproduction of public services occurs in developing countries, and how the user profile of service impacts the coproduction of public education. The results provide a basis on which public policies to encourage coproduction can be formulated and implemented.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFarias, Josivania SilvaSoares, Guilherme Ferreira2017-04-24T21:51:30Z2017-04-24T21:51:30Z2017-04-242017-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Guilherme Ferreira. O incentivo de governo e de escolas à coprodução do Ensino Fundamental público por familiares de alunos. 2017. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23365http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23365A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T20:03:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/23365Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T20:03:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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