Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076 |
Resumo: | Aborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_57a82f6cd0af4afdcd1c50195ffd244e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12076 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramentoFamily and school : a necessary partnership for the literacy processLetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaFamíliaAborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article approaches questions that involve reading and writing in the school and the interference of the family in this process, considering the conceptions of literacy and how the family contributes for the change or the crystallization of the schooling practices of reading and writing that emerge from these different conceptions. According to researches carried through in the University of Uberaba, the implications of the participation of parents for the proficiency in reading and writing of basic education pupils are presented.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP2013-02-14T16:27:49Z2013-02-14T16:27:49Z2006-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Disponível em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessMaimoni, Eulália H.Ribeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/12076Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento Family and school : a necessary partnership for the literacy process |
title |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
spellingShingle |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento Maimoni, Eulália H. Letramento Alfabetização Leitura Escrita Família |
title_short |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
title_full |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
title_fullStr |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
title_full_unstemmed |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
title_sort |
Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento |
author |
Maimoni, Eulália H. |
author_facet |
Maimoni, Eulália H. Ribeiro, Ormezinda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ormezinda Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maimoni, Eulália H. Ribeiro, Ormezinda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Alfabetização Leitura Escrita Família |
topic |
Letramento Alfabetização Leitura Escrita Família |
description |
Aborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09 2013-02-14T16:27:49Z 2013-02-14T16:27:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076 |
identifier_str_mv |
MAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580742299713536 |