Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maimoni, Eulália H.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ribeiro, Ormezinda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076
Resumo: Aborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_57a82f6cd0af4afdcd1c50195ffd244e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12076
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramentoFamily and school : a necessary partnership for the literacy processLetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaFamíliaAborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article approaches questions that involve reading and writing in the school and the interference of the family in this process, considering the conceptions of literacy and how the family contributes for the change or the crystallization of the schooling practices of reading and writing that emerge from these different conceptions. According to researches carried through in the University of Uberaba, the implications of the participation of parents for the proficiency in reading and writing of basic education pupils are presented.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP2013-02-14T16:27:49Z2013-02-14T16:27:49Z2006-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Disponível em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessMaimoni, Eulália H.Ribeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/12076Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
Family and school : a necessary partnership for the literacy process
title Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
spellingShingle Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
Maimoni, Eulália H.
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
Família
title_short Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
title_full Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
title_fullStr Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
title_full_unstemmed Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
title_sort Família e escola : uma parceria necessária para o processo de letramento
author Maimoni, Eulália H.
author_facet Maimoni, Eulália H.
Ribeiro, Ormezinda Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Ormezinda Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maimoni, Eulália H.
Ribeiro, Ormezinda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
Família
topic Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
Família
description Aborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09
2013-02-14T16:27:49Z
2013-02-14T16:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076
identifier_str_mv MAIMOMI, Eulália H.; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, set./dez. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/16>. Acesso em: 7 fev. 2013
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580742299713536