Polifonia em F. Chopin : análises e procedimentos de estudo para a interpretação da Sonata n° 2 opus 35

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Daher Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32522
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
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spelling Polifonia em F. Chopin : análises e procedimentos de estudo para a interpretação da Sonata n° 2 opus 35Chopin, Frédéric François, 1810-1849 - crítica e interpretaçãoTexturas polifônicasPolifoniaSonatasChopin, Frédéric François, 1810-1849Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.O presente trabalho apresenta investigações sobre a ocorrência de texturas polifônicas na Sonata op. 35 n. 2 de Fryderyk Chopin, bem como estratégias de estudo que possam auxiliar na interpretação expressiva de tais texturas. Assim, esta dissertação estrutura-se em duas partes: a primeira apresenta diversas acepções sobre polifonia e, em seguida, aborda a forma em que a textura polifônica se encontra especificamente na obra de Chopin, à luz daquele contexto histórico e das diversas influências exercidas sobre o compositor. A segunda parte é composta pelos denominados “trechos polifônicos”, que são excertos escolhidos da Sonata op. 35, analisados e acompanhados de sugestões de estudos que visam o aprimoramento da execução polifônica. A pesquisa foi feita a partir da experiência de preparação para a performance da sonata e contempla a análise formal e interpretativa da obra, bem como a contextualização histórica da vida e obra de Chopin. Também são abordadas na pesquisa investigações musicológicas as quais vêm sendo feitas no sentido de elucidar aspectos polifônicos presentes ao longo de toda a produção chopiniana, bem como desvendar os principais fatos motivadores desta prática, quais sejam: a influência da música de Bach e o apreço de Chopin pela música vocal, especialmente o Bel Canto italiano, ao qual se atribui a presença dos diferentes caráteres ou vozes que compõem sua polifonia.The present dissertation aims at investigating the occurrence of polyphonic textures in Fryderyk Chopin’s piano Sonata No. 2 Op. 35, as well as presenting study strategies that may aid in the expressive interpretation of such textures. Therefore, the present work is divided in two parts. The first one presents a myriad of interpretations on polyphony itself and then tackles the way polyphonic texture presents itself in Chopin’s works in light of the then-existing historical backdrop and the multitude of influences exerted upon the composer. The second part comprises the so-called “polyphonic stretches”, which are passages selected from Sonata Op. 35. These excerpts are analyzed and followed by study suggestions which aim at refining polyphonic execution. This research is rooted in the experience resulting from the author’s preparation for the execution of the sonata and encompasses the formal and interpretative analysis of this particular piece, as well as the historic contextualization of Chopin’s life and oeuvre. Musicological investigations are pursued throughout the research and they endeavor to clarify polyphonic aspects which are present in Chopin’s works, as well as unveil the main motivating factors behind such practice, namely Bach’s influence and Chopin’s own predilection for vocal music, most notably the Italian Bel Canto, to which different characters or voices that comprise his polyphony are attributed.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaTarquínio, Daniel JunqueiraCosta, Diana Daher Lopes da2018-08-27T22:28:26Z2018-08-27T22:28:26Z2018-08-232017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Diana Daher Lopes da. Polifonia em F. Chopin: análises e procedimentos de estudo para a interpretação da Sonata n° 2 opus 35. 2017. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32522A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/32522Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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