A trindade da música popular (afro)brasileira – João da baiana, donga e pixinguinha : redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do samba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peçanha, João Carlos de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15715
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2013.
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spelling A trindade da música popular (afro)brasileira – João da baiana, donga e pixinguinha : redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do sambaChoro - músicaMacumba (Música)RitmoÁfricaBrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2013.Esta pesquisa pretende, de uma maneira geral, iniciar um trabalho de redimensionamento da contribuição da matriz africana, da cultura afro-brasileira, na música popular brasileira. Discute conceitos próprios da cultura afro-brasileira, como a Roda, a polirritmia e a relação corpo/música. Para tal, busca focalizar a biografia e a relação dos membros do que chamamos A Trindade da Música Popular Brasileira. João da Baiana, Donga e Pixinguinha eram amigos desde a infância, e se tornaram também parceiros musicais por toda a vida. Cada um dos membros dessa trindade acabou se destacando em uma expressão cultural particular – embora a parceria envolvesse a atuação dos três em todos os gêneros, inclusive os mais afeitos aos companheiros. João da Baiana gravou diversos pontos e curimbas, as chamadas Macumbas. Donga se destacou como compositor e músico dedicado ao Samba. E Pixinguinha foi o grande responsável pela sistematização e consolidação de sua forma e linguagem. Através da relação e da obra dos membros da Trindade, discute-se as fronteiras entre esses gêneros – e as características afro-brasileiras que teriam sido silenciadas em suas musicalidades. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research intends, in general, begin a redimensioning of the African matrix contribution, of the afro-brazilian culture in the popular brazilian music. Discusses the afro-brazilian concepts, such as Roda, polyrhytm and the relation between body/music. To this end, gives high priority to the biography and the relationship between members of the so-called The Trinity of the Popular Brazilian Music. João da Baiana, Donga and Pixinguinha were friends since their childhood and became musical partners for the rest of their lives. Each one of them had been noticed in a particular cultural expression – even though they got involved in all the genders, including the favourite gender of each of them. João da Baiana recorded a lot of pontos and curimbas, the so-called Macumbas. Donga got noticed as a songwriter and musician dedicated to Samba. And Pixinguinha was the largely responsible for systematization and consolidation of the Samba‟s form and language. Through the Trinity of the Popular Brazilian Music‟s relationshiop and works, we discuss the line between these genders – and the afro-brazilian characteristics that would be silenced in their musicality.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaFreire, Ricardo José DouradoPeçanha, João Carlos de Souza2014-05-28T15:29:57Z2014-05-28T15:29:57Z2014-05-282013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEÇANHA, João Carlos de Souza. A trindade da música popular (afro)brasileira – João da baiana, donga e pixinguinha: redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do samba. 2013. [123] f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15715A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:57:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/15715Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:57:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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