Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34839
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
id UNB_58c9cbe93c3e98b99cadbbdaae0df943
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34839
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usadosLogistics platform : characterization and parameters for the organization of reverse chain of used tiresLogística reversaLogística - cadeia reversaResíduos sólidosLogística - plataformaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.No Brasil, a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe a obrigatoriedade da estruturação de sistemas de logística reversa, dentre outras responsabilidades gerenciais dos resíduos pós-consumo. Por essa razão e por considerar que a solução para gargalos logísticos passa pelas infraestruturas de transporte, este estudo propõe um modelo conceitual de Plataforma Logística da Cadeia Reversa (PLCR), dedicado ao reaproveitamento do pneu usado, representado por meio da cadeia de valor agregado de processos. De início, há a caracterização da instalação logística da cadeia direta, à luz da literatura internacional, apoiando-se na revisão sistemática da literatura. Os resultados desse levantamento, como a descrição das característica e parâmetros para o delineamento do arranjo organizacional conta com a utilização de redes semânticas, para representação estruturada do conhecimento. Por fim, a revisão documental sobre a logística reversa de pneus usados amplia a compreensão do ciclo de vida dos pneumáticos e indica à proposição do modelo conceitual de PLCR, de acordo com o conhecimento de Business Process Management (BPM) o qual é submetido à validação por especialistas, com conhecimento em logística direta e reversa, através do Método Delphi. Os resultados obtidos proporcionam as seguintes contribuições à pesquisa: uma nova definição da expressão Plataforma Logística; a estruturação semântica de uma Plataforma Logística Genérica; o desenho do mapa do processo “ciclo de vida dos pneumáticos”; o estabelecimento das instalações que integram a rede logística reversa de pneus usados e, por fim a compreensão do conceito de PLCR, a partir da organização de arranjo estrutural próprio da cadeia reversa de pneus usados, em que a cadeia de valor proporciona uma visão sistêmica da interação e encadeamento dos processos inerentes ao empreendimento proposto, subsídios que contribuem à pesquisa no campo do planejamento de infraestruturas de transporte.In Brazil, the institution of National Solid Waste Policy has brought mandatory the structuring of reverse logistics systems, among other managerial responsibilities of post-consume waste. For this reason and considering that the solution for logistics bottlenecks passes through transport infrastructures, this study proposes a conceptual model of Reverse Chain Logistics Platform (RCLP), dedicated to the reuse of used tire represented through the value-added chain of processes. At the beginning, there was the characterization of direct chain logistics installation, under the light of international literature, supported by the systematic review of the literature. The results of this research, such as the description of the composition and parameters for the design of the organizational arrangement, have used semantic networks to represent knowledge. Finally, a case study on reverse logistics of used tires has broadened the understanding of the pneumatic life cycle and the consequent proposition of the conceptual model of RCLP, according to the knowledge of Business Process Management (BPM), which was submitted to the validation, through the Delphi Method, by logistics specialists and sustainable development. The results provide the following contributions to the research: a new definition for the expression Logistics Platform; the semantic structuring of a Generic Logistics Platform; the drawing of the process map “tire map cycle”; the establishment of the installations that integrates the reverse logistics network and, finally the comprehension of the RCLP concept, from the organization of the structural arrangement of the reverse chain of used tires, where the value chain provides a systemic view of the interaction and chain of inherent processes to the proposed project, subsidies that contribute to the research in the field of transport infrastructure planning.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesShimoishi, José MatsuoAlmeida, Marcelo2019-06-17T18:11:06Z2019-06-17T18:11:06Z2019-06-172018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Marcelo. Plataforma logística: caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados. 2018. xvi, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34839A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/34839Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
Logistics platform : characterization and parameters for the organization of reverse chain of used tires
title Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
spellingShingle Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
Almeida, Marcelo
Logística reversa
Logística - cadeia reversa
Resíduos sólidos
Logística - plataforma
title_short Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
title_full Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
title_fullStr Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
title_full_unstemmed Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
title_sort Plataforma logística : caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados
author Almeida, Marcelo
author_facet Almeida, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shimoishi, José Matsuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Logística reversa
Logística - cadeia reversa
Resíduos sólidos
Logística - plataforma
topic Logística reversa
Logística - cadeia reversa
Resíduos sólidos
Logística - plataforma
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
2019-06-17T18:11:06Z
2019-06-17T18:11:06Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Marcelo. Plataforma logística: caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados. 2018. xvi, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34839
identifier_str_mv ALMEIDA, Marcelo. Plataforma logística: caracterização e parâmetros para organização da cadeia reversa de pneus usados. 2018. xvi, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222215618560