Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Carolina Soares de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45341
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.
id UNB_59a9f0a1cfb8a7e24fcd5f2e1d85d8f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45341
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEMLesson StudyMatemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Resolução de problemasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.Esta dissertação apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado em maio de 2021. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos históricos de seu desenvolvimento no mundo e no Brasil, bem como a natureza dos estudos que têm sido desenvolvidos e seus resultados no que se refere à formação de professores e à aprendizagem dos estudantes. Os textos evidenciaram a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade, ao mesmo tempo em que mostraram a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso, os resultados revelaram aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos das salas de aula brasileiras. Igualmente, mostraram a importância da resolução de problemas ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão da aula para o desenvolvimento profissional docente e a ampliação das aprendizagens dos estudantes.This dissertation presents the results of a mapping of researches that deal with Lesson Study (LS) in Elementary School - Final Years published in the Annals of the I International Seminar of Lesson Study in Mathematics Teaching (In Portuguese, Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática – I SILSEM), held in May 2021. For that, we sought to know historical aspects of its development in the world and in Brazil, as well as the nature of the studies that have been developed and their results in terms of teacher training and student learning. The texts evidenced the increase in the number of studies at this level of schooling at the same time that they showed the prevalence of studies in contexts of continuing education. In addition, the results revealed aspects of the adaptation carried out according to the specific contexts of Brazilian classrooms. Likewise, they showed the importance of problem solving throughout the planning-execution-reflection stages of the class for the professional development of teachers and the expansion of student learning.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalNeves, Regina da Silva Pinacarolina_sob@hotmail.comBorges, Carolina Soares de Oliveira2022-12-20T22:07:09Z2022-12-20T22:07:09Z2022-12-202022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45341A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-23T16:51:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/45341Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-23T16:51:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
title Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
spellingShingle Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
Borges, Carolina Soares de Oliveira
Lesson Study
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Resolução de problemas
title_short Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
title_full Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
title_fullStr Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
title_full_unstemmed Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
title_sort Lesson study nos anos finais do ensino fundamental : entendimentos a partir do I SILSEM
author Borges, Carolina Soares de Oliveira
author_facet Borges, Carolina Soares de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Regina da Silva Pina
carolina_sob@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Carolina Soares de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Lesson Study
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Resolução de problemas
topic Lesson Study
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Resolução de problemas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T22:07:09Z
2022-12-20T22:07:09Z
2022-12-20
2022-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45341
identifier_str_mv BORGES, Carolina Soares de Oliveira. Lesson study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I SILSEM. 2022. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508402334760960