Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Andreia Julio de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45390
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
id UNB_df45ea1f1b050dba77c4bc8148f817f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45390
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino FundamentalEnsino fundamentalMatemática - estudo e ensinoProfessores - formaçãoLesson StudyTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.Este estudo aborda a Formação de Professores de Matemática por meio d Lesson Study (LS), que é um processo de desenvolvimento profissional cuja origem é o Japão no século XX. Para concretizar a pesquisa, foram realizados estudos teóricos sobre o conhecimento e desenvolvimento profissional do professor e a formação do professor que ensina Matemática no Brasil. Igualmente, foi realizado um aprofundamento teórico sobre o Lesson Study, especialmente, na formação de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Nesse escopo, a presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender as contribuições da LS na ampliação do conhecimento do professor sobre a disciplina que ministra e sobre as necessidades didáticas que ela impõe a sua prática docente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e interpretativa, integrando professores, estudantes e pesquisadora para a realização de um ciclo de LS. Os dados foram coletados por meio da observação participante, gravação em vídeo e em áudio das sessões, transcrições das gravações, questionários, videoaulas e diário de bordo. Vislumbrou-se a constituição de um espaço formativo e as ações de estudo, planejamento, desenvolvimento e análise da aula investigativa. Os resultados evidenciam maior entendimento por parte dos professores sobre o que é necessário observar em relação aos conteúdos, às aprendizagens, aos estudantes, antes, durante e após a elaboração e aplicação de um planejamento de aula. Os achados da pesquisa mostraram também que o LS pôde incentivar um engajamento destes professores no sentido de compreenderem a importância da elaboração de estratégias com um foco na didática e em diferentes contextos, minimizando entraves de formação profissional.This study addresses Mathematics Teacher Training through Lesson Study (LS), which is a professional development process whose origin is Japan in the 20th century. To carry out the research, theoretical studies were carried out on the knowledge and professional development of the teacher and the training of the teacher who teaches Mathematics in Brazil. Likewise, a theoretical deepening was carried out on Lesson Study, especially in the training of teachers who work in the final years of elementary school. In this scope, the present research has as general objective: to understand the contributions of SL in the expansion of the professor's knowledge about the discipline he teaches and about the didactic needs that it imposes on his teaching practice. Therefore, a qualitative and interpretative research was developed, integrating professors, students, and researcher to carry out a SL cycle. Data were collected through participant observation, video and audio recording of the sessions, transcripts of recordings, questionnaires, video classes and a logbook. The constitution of a training space and the actions of study, planning, development, and analysis of the investigative class were envisioned. The results show a greater understanding on the part of the teachers about what is necessary to observe in relation to the contents, the learning, the students, before, during and after the elaboration and application of a lesson plan. The research findings also showed that the SL could encourage these teachers to engage to understand the importance of developing strategies with a focus on didactics and in different contexts, minimizing obstacles to professional training.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoNeves, Regina da Silva PinaRocha, Andreia Julio de Oliveira2022-12-26T19:43:02Z2022-12-26T19:43:02Z2022-12-262022-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA, Andreia Julio de Oliveira. Lesson study: contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45390A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:48:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/45390Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:48:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
title Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
Rocha, Andreia Julio de Oliveira
Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Lesson Study
title_short Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
author Rocha, Andreia Julio de Oliveira
author_facet Rocha, Andreia Julio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Regina da Silva Pina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Andreia Julio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Lesson Study
topic Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Lesson Study
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26T19:43:02Z
2022-12-26T19:43:02Z
2022-12-26
2022-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Andreia Julio de Oliveira. Lesson study: contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45390
identifier_str_mv ROCHA, Andreia Julio de Oliveira. Lesson study: contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580728228872192