Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villapouca, Karin Calazans
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38514
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
id UNB_59c577ad9e2850efe5e6f01a95651f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38514
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar piklerianoAcolhimento institucionalPrimeira infânciaBebês - socializaçãoDireitos humanosInteração socialDireitos da criançaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.A presente pesquisa parte do princípio de que a educação acontece no cotidiano, nos encontros, nas experiências da vida, inclusive nas vivências nas Casas de Acolhimento Institucional, locais onde se executam medidas protetivas e de garantia de direitos da criança e do adolescente. Minha pesquisa de campo foi feita em uma instituição onde moravam provisoriamente bebês entregues voluntariamente por suas mães para adoção ou afastados de suas famílias biológicas por decisão judicial. Utilizei a metodologia qualitativa histórico-cultural para me tornar uma pesquisadora localizada, comprometida, ativa e produtora das questões que foram abordadas ao longo da pesquisa, o que resultou num olhar subjetivo, influenciado pela Abordagem Pikler, por outras autoras e autores que embasam minha perspectiva teórica e por minha própria história de vida, propiciando uma maneira influenciadora e participante em todas ações e conhecimentos vivenciados. Por isso, além das observações, realizei muitos diálogos, conversas e entrevistas semiestruturadas com as educadoras para resgatar a possibilidade de uma “vida com direitos”, que é o que se busca com a educação em direitos humanos. Tive o objetivo geral de observar como se deu a implementação da Lei no 13.257, de 8 de março de 2016, conhecida por Marco Legal da Primeira Infância, nessa instituição. Desse modo, busquei compreender como se dava o vínculo entre as educadoras de referência e os bebês. Observei, nas interações cotidianas, como aconteciam os cuidados, a mediações por meio da linguagem, as possiblidades de movimentos corporais dos bebês, o brincar, o contato com a natureza, a proteção contra violência, a pressão consumista e a exposição precoce à comunicação mercadológica. Acredito na possibilidade de uma interação com adultos que permita aos bebês a produção de si mesmos a partir de transformações sucessivas que constituem seu processo particular e original de crescimento, de desenvolvimento, de individuação, de construção do eu, do devir como sujeito histórico e cultural, com passagem progressiva do domínio da dependência para a autonomia.This research is based on the principle that education happens in daily life, in meetings, and in life experiences, including experiences that happen in Institutional Shelters, places where protective measures are implemented and the rights of children and adolescents are guaranteed. My field research was carried out in an institution where babies given up voluntarily by their mothers for adoption or removed from their biological families by court decision lived temporarily. I used the historical-cultural qualitative methodology to become a localized, committed, active and productive researcher of the issues that were addressed throughout the research, which resulted in a subjective look, influenced by the Pikler Approach, by other authors that based my theoretical perspective and by my own life history, providing a way to influence and participate in all actions and knowledges experienced. For this reason, besides the observations, I carried out many dialogues, conversations and semi-structured interviews with the educators to rescue the possibility of a "life with rights", which is what is sought with human rights education. I had the general objective of observing how the Law n. 13,257 of March 8th, 2016, known as Early Childhood Legal Framework, was implemented in this institution. Therefore, I tried to understand how the connection between the educators of reference and the babies was given. In everyday interactions, I observed how the care, the mediation through language, the possibilities of babies' body movements, the playing, the contact with nature, the protection from violence, the consumerist pressure and the early exposure to marketing communication took place. I believe in the possibility of an interaction with adults who allow babies to produce themselves from successive transformations that constitute their particular and original process of growth, development, individuation, construction of the self and the becoming of a historical and cultural subject, with a progressive transition from the domain of dependence to autonomy.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaPedroza, Regina Lúcia SucupiraVillapouca, Karin Calazans2020-06-30T14:46:34Z2020-06-30T14:46:34Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILLAPOUCA, Karin Calazans. Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês: um olhar pikleriano. 2019. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38514A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-05T21:30:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/38514Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-05T21:30:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
title Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
spellingShingle Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
Villapouca, Karin Calazans
Acolhimento institucional
Primeira infância
Bebês - socialização
Direitos humanos
Interação social
Direitos da criança
title_short Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
title_full Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
title_fullStr Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
title_full_unstemmed Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
title_sort Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano
author Villapouca, Karin Calazans
author_facet Villapouca, Karin Calazans
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
dc.contributor.author.fl_str_mv Villapouca, Karin Calazans
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento institucional
Primeira infância
Bebês - socialização
Direitos humanos
Interação social
Direitos da criança
topic Acolhimento institucional
Primeira infância
Bebês - socialização
Direitos humanos
Interação social
Direitos da criança
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2020-06-30T14:46:34Z
2020-06-30T14:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAPOUCA, Karin Calazans. Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês: um olhar pikleriano. 2019. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38514
identifier_str_mv VILLAPOUCA, Karin Calazans. Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês: um olhar pikleriano. 2019. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580802361098240