Auto e hetero avaliação no diagnóstico de necessidade de treinamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43108 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 1996. |
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Auto e hetero avaliação no diagnóstico de necessidade de treinamentoTreinamentoAvaliação de treinamentoAutoavaliaçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 1996.O presente estudo teve como objetivos: ''desenvolver uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que inclua atitudes: estudar a relação entre auto e hetero avaliação, buscando avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes: e avaliar a relação entre a auto-avaliação e algumas variáveis preditoras (tempo de trabalho na organização e na função, emprego anterior, sexo, estado civil, escolaridade e idade). A amostra foi constituída por 325 funcionários da função de Caixa Executivo, 344 Supervisores dos Caixas Executivos e 58 Gerentes Gerais, da Caixa Econômica Federal do Estado de Goiás. Utilizou-se para atingir o primeiro objetivo a análise fatorial seguida de analise de confiabilidade Para atingir o segundo objetivo utilizou-se a correlação de Pearson e o teste “T” de Student e para atingir o terceiro objetivo utilizou-se a análise de regressão múltipla, tendo como variáveis critério as necessidades de conhecimento, habilidades e atitudes e como variáveis antecedentes aquelas citadas acima. Os resultados mostraram que a metodologia parece ser adequada para analisar necessidades de treinamento. Mostraram que existe relação significativa entre a auto e hetero avaliação, como também diferenças na maneira de avaliar necessidades. Verificou-se que para a auto-avaliação das necessidades de conhecimentos e habilidades, a variável preditora que apareceu mais destacada foi o tempo de trabalho do respondente dentro da Caixa Econômica Federal. Para as necessidades de atitudes aparecem as variáveis sexo e escolaridade.This study was aimed at, firstly, developing an assessing methodology of training needs in which attitudes should be included. Secondly, it was targeted at examining the relationship between self-rating and supervisor rating, searching for knowledge, abilities and attitudes training needs assessment. The third objective was to try to study the correlation that might be found between training needs self-rating and some predictory variables Qob and role permanence, previous employment, marital status and age). The research was carried out with a sample drawn from Caixa Econômica Federal (Federal Savings Bank) in the state of Goiás, Brazil. Data were collected from 325 employees working as Executive Cashiers, 344 Executive Cashiers Supervisors and 58 General Managets in that institution. In order to achieve the first objective it was employed factorial analysis followed by reliability analysis. Pearson’s correlation and Studenfs T - test were used to reach the second objective. Multiple regression analysis was the instrument to obtain the third objective, in which criteria variables were accounted for by knowledge, abilities and attitudes training needs and predictory variables were the ones mentioned above. The results showed that the methodology seems to be appropriate to assess training needs. They have also demonstrated the existence of significant relationships between self-rating and supervisor rating as well as some differences in the way training needs are rated. Moreover, it was verified that, conceming the self ratings on knowledge and abilities needs, the predicting variables, which appeared to be most remarkable, were related to the respondent permanence in the job. As to attitudes training needs, sex and schooling variables were the most evident ones.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesBorges-Andrade, Jairo EduardoMagalhães, Mônica Lemes2022-03-23T19:59:43Z2022-03-23T19:59:43Z2022-03-231996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Mônica Lemes. Auto e hetero avaliação no diagnóstico de necessidade de treinamento. 1996. 236 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 1996.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43108A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-13T14:44:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/43108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-13T14:44:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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