As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mirian Barbosa Tavares
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6061
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
Resumo: A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_5b29289940456098beec6b820c9d0935
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6061
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escolaThe teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the schoolInteração professor-professorConstrução dos projetos pedagógicosProfessores - formaçãoA qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe observation of specific difficulties that are harmful to the accomplishment of pedagogical goals is always present in educational settings. This study is based on theoretical assumptions, which are peculiar to the socio-cultural constructivist approach. The objective was to investigate the co-constructive processes in the interactions between teachers, which are fundamental to the elaboration and execution of educational projects in a public school of the Federal District. Twenty-three teachers, the coordinator of the regular course and the principal took part in the study. Participative observable procedures were used in the analysis of the pedagogical activities that were accomplished during the planning and execution of educacional projects. Semi-structured interviews were used for a three-month period. The analysis of the findings focused on (1) relationships of trust (2) interdependence individual-group and (3) leadership, which proved to be crucial factors to accomplish the common goals established. These are important inputs from Psychology to the primary and ongoing teacher s training programs.2010-12-02T13:04:32Z2010-12-02T13:04:32Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAPOSO, Mirian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a07v21n3.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722005000300007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6061https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007Raposo, Mirian Barbosa TavaresMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/6061Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
The teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the school
title As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
spellingShingle As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
Raposo, Mirian Barbosa Tavares
Interação professor-professor
Construção dos projetos pedagógicos
Professores - formação
title_short As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_full As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_fullStr As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_full_unstemmed As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
title_sort As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
author Raposo, Mirian Barbosa Tavares
author_facet Raposo, Mirian Barbosa Tavares
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mirian Barbosa Tavares
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Interação professor-professor
Construção dos projetos pedagógicos
Professores - formação
topic Interação professor-professor
Construção dos projetos pedagógicos
Professores - formação
description A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2010-12-02T13:04:32Z
2010-12-02T13:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAPOSO, Mirian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a07v21n3.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722005000300007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6061
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
identifier_str_mv RAPOSO, Mirian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a07v21n3.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722005000300007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6061
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580869613617152