Propostas e práticas pedagógicas: as interações dos professores com a pedagogia por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ormieres, Fernanda Corrêa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204383
Resumo: Este estudo visa descrever o processo de interação de docentes com a pedagogia por projetos (PpP) considerando as suas manifestações sobre a proposta e as suas práticas pedagógicas. A realização da pesquisa justifica-se pela importância dos subsídios que pode trazer ao encaminhamento de soluções da problemática da alfabetização no Brasil e para a formação docente. O referencial teórico utilizado compõe-se de contribuições de Jolibert (1994a, 2006, 2007, 2013) e Micotti (1998, 2009, 2012, 2013, 2017) no que se refere à pedagogia por projetos, Jolibert (1994ab), e Foucambert (1997) no que se refere à conceituação do ensino de leitura e escrita, e Tardif (2002, 2007) e Gatti (1997, 2013, 2018) no que se refere à formação de professores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, feita mediante entrevistas semiestruturadas com 6 professoras que aplicam ou aplicaram a pedagogia por projetos e 4 integrantes da equipe gestora de escolas públicas, situadas no interior paulista, onde ocorreram essas aplicações. A análise dos resultados abrange o trabalho docente, em termos da gestão da turma e da gestão do conteúdo, sobretudo na alfabetização (leitura e escrita). Esta análise é feita com base em Bardin (2016) focalizando as interpretações e as dificuldades encontradas pelos docentes e gestores nas práticas da PpP, distantes das práticas tradicionais que os professores, geralmente, utilizam no magistério. Os resultados revelam que até mesmo as professoras mais experientes com relação a PpP afirmam a ocorrência de dificuldades na transição entre o ensino Tradicional e a PpP, e que o aprofundamento nos estudos sobre a proposta da PpP foi essencial para que ocorressem mudanças eficazes em suas práticas pedagógicas. A respeito da formação de professores, tanto as professoras quanto as gestoras escolares afirmam que não receberam a formação inicial adequada e que necessitaram buscar complementação em estudos e formação continuada. As professoras que buscaram ajuda com seus pares mais experientes observaram se tratar de conhecimentos mais focados em práticas tradicionais. Desse modo, tiveram necessidade de modificar suas práticas, sendo necessário adaptá-las para alcançar seus objetivos no ensino.
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O referencial teórico utilizado compõe-se de contribuições de Jolibert (1994a, 2006, 2007, 2013) e Micotti (1998, 2009, 2012, 2013, 2017) no que se refere à pedagogia por projetos, Jolibert (1994ab), e Foucambert (1997) no que se refere à conceituação do ensino de leitura e escrita, e Tardif (2002, 2007) e Gatti (1997, 2013, 2018) no que se refere à formação de professores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, feita mediante entrevistas semiestruturadas com 6 professoras que aplicam ou aplicaram a pedagogia por projetos e 4 integrantes da equipe gestora de escolas públicas, situadas no interior paulista, onde ocorreram essas aplicações. A análise dos resultados abrange o trabalho docente, em termos da gestão da turma e da gestão do conteúdo, sobretudo na alfabetização (leitura e escrita). Esta análise é feita com base em Bardin (2016) focalizando as interpretações e as dificuldades encontradas pelos docentes e gestores nas práticas da PpP, distantes das práticas tradicionais que os professores, geralmente, utilizam no magistério. Os resultados revelam que até mesmo as professoras mais experientes com relação a PpP afirmam a ocorrência de dificuldades na transição entre o ensino Tradicional e a PpP, e que o aprofundamento nos estudos sobre a proposta da PpP foi essencial para que ocorressem mudanças eficazes em suas práticas pedagógicas. A respeito da formação de professores, tanto as professoras quanto as gestoras escolares afirmam que não receberam a formação inicial adequada e que necessitaram buscar complementação em estudos e formação continuada. As professoras que buscaram ajuda com seus pares mais experientes observaram se tratar de conhecimentos mais focados em práticas tradicionais. Desse modo, tiveram necessidade de modificar suas práticas, sendo necessário adaptá-las para alcançar seus objetivos no ensino.This study aims to describe the teacher interaction process with pedagogy by projects (PbP) considering their manifestations about the proposal and your pedagogical practices. The achievement of the research is justified by the importance of the subsidies that may bring forward solutions to the problem of literacy in Brazil and to teacher training. The theoretical reference used is composed by the contributions of Jolibert (1994a, 2006, 2007, 2013) and Micotti (1998, 2009, 2012, 2013, 2017) in which refers to pedagogy by projects, Jolibert (1994ab) and Foucambert (1997) with regard to the conceptualization of teaching reading and writing and Tardif (2002, 2007) and Gatti (1997, 2013, 2018) in regard to teacher training. It is the research with qualitative approach, made before semi-structured interviews with 6 teachers that apply or previously applied to the pedagogy by projects and 4 members of the public school management team, located at the interior of São Paulo, where these applications took place. The analysis of the results covers the teacher’s work, in terms of class and content management, above all the literacy (reading and writing). This analysis is based in Bardin (2016) focusing in the interpretations and the difficulties found by the teachers and school leaders in the PbP practices, far from the traditional practices that the teachers, usually, use in teaching. The results reveal that, even the most experienced teachers in the PbP, affirm the occurrence of difficulties in the transition between traditional teaching and the PbP, and the deepening in the studies about the proposal of the PbP was essential so that the effective changes happened in their pedagogical practices. Regarding the teacher training, the teachers as well as the school managers claim they didn’t receive the proper initial training and needed to seek for complementation in their studies and continuing education. The teachers sought for help with their most experienced pairs observed it is knowledge more focused in traditional practices. Therefore they had the need to modify and adapt their practices in order to reach their teaching goals.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ormieres, Fernanda Corrêa2021-04-15T16:43:42Z2021-04-15T16:43:42Z2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20438333004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:32:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:46.871113Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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