Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yotamo, Cremildo José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15598
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.
id UNB_5b345a94a0066cb791e94f9f2fc03a15
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15598
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em MoçambiqueEvaluation of the impact of training on the performance of public servants in Sofala, MozambiqueTreinamento - avaliaçãoTreinamentoDesempenhoServidores públicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.As organizações são dinâmicas, estão em constante mutação e, são influenciadas por ambientes externos, como o surgimento de novas tecnologias, novas formas de gerenciamento de processos administrativos relacionadas com o processo de globalização. Esses fatos exigem dos trabalhadores das organizações, uma constante atualização dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes, que pode ser proporcionada por ações de treinamento. O presente estudo teve como objetivo geral, avaliar o impacto de dois treinamentos no desempenho de egressos, e teve como objetivos específicos: (a) Construir e validar semanticamente dois instrumentos de mensuração de transferência de treinamentos (medidas em profundidade) por autoavaliação; (b) Adaptar ao contexto desta pesquisa, instrumentos para avaliar: Impacto do treinamento no trabalho (medida em amplitude) e Suporte psicossocial à transferência de treinamento; (c) Identificar evidências de validade estatística dos instrumentos de coleta de dados; (d) Analisar a relação existente entre variáveis relacionadas às características individuais da clientela, às de suporte, e as variáveis de transferência e impacto do treinamento no desempenho de seus egressos. Os treinamentos avaliados, em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Orçamentária e Patrimonial, foram oferecidos pelo Governo da Província de Sofala em Moçambique aos seus servidores. Na presente pesquisa foram adotadas abordagens qualitativa e quantitativa, compreendendo a coleta de dados de fontes primárias e secundárias. As respostas dicotômicas de 297 participantes (179 para o treinamento em GRH e 118 para o treinamento em GOP) aos itens dos questionários foram submetidas a análises exploratórias, descritivas e análise fatorial por meio de correlações tetracóricas. Os resultados revelaram altos índices de respostas satisfatórias aos itens, em todas as escalas, dos dois treinamentos, indicando que os treinamentos resultaram na aprendizagem de diversas competências, transferência dessas aprendizagens para o trabalho e efeitos positivos sobre o desempenho de egressos. Os resultados das análises estatísticas de correlação de Spearman demonstraram correlações significativas em várias variáveis propostas no modelo da pesquisa, para os dois treinamentos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTOrganizations are dynamic, constantly changing, and influenced by external environments, such as the rise of new technologies and new ways of managing administrative processes related to globalization. These facts require employees in organizations to continually update their knowledge, skills, and attitudes, which can be acquired through training actions. The general objective of the present study was to evaluate the impact of two training programs on the performance of egresses and the specific objectives of the study were: (a) Semantically construct and validate two measurement instruments for the transfer of training (measured in depth) through selfevaluation; (b) Adapt research instruments for the context of this study to evaluate: the impact of the training (measured in amplitude) and psychosocial support for the transfer of training; (c) Identify evidence of the statistical validity of the data collection instruments; (d) Analyze the relation of variables of individual characteristics as well as support variables with the transfer and impact of training on the performance of egresses. The training programs evaluated, in Human Resources Management (HRM) and in Budget and Asset Management (BAM), were offered by the Government of the Province of Sofala in Mozambique to its public servants. In the present study, qualitative and quantitative approaches were adopted and the data was collected through both primary and secondary sources. The dichotomous responses of 297 participants (179 for the HRM training and 118 for the BAM training) to the questionnaire items were submitted to exploratory, descriptive, and factorial analyses using tetrachoric correlations. The results revealed high indices of satisfactory responses to the items on all of the scales used in the two training programs, indicating that the training programs resulted in the learning of diverse competencies, the transference of this learning to work, and positive effects on the performance of egresses. The results of the statistical analyzes Speraman correlation, demonstrated significant relations in most of the variables in the proposed research model.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbbad, Gardênia da SilvaYotamo, Cremildo José2014-05-13T13:45:13Z2014-05-13T13:45:13Z2014-05-132014-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfYOTAMO, Cremildo José. Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique. 2014. xvi, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15598A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-06T20:16:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/15598Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-06T20:16:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
Evaluation of the impact of training on the performance of public servants in Sofala, Mozambique
title Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
spellingShingle Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
Yotamo, Cremildo José
Treinamento - avaliação
Treinamento
Desempenho
Servidores públicos
title_short Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
title_full Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
title_fullStr Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
title_full_unstemmed Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
title_sort Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique
author Yotamo, Cremildo José
author_facet Yotamo, Cremildo José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abbad, Gardênia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Yotamo, Cremildo José
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento - avaliação
Treinamento
Desempenho
Servidores públicos
topic Treinamento - avaliação
Treinamento
Desempenho
Servidores públicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-13T13:45:13Z
2014-05-13T13:45:13Z
2014-05-13
2014-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YOTAMO, Cremildo José. Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique. 2014. xvi, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15598
identifier_str_mv YOTAMO, Cremildo José. Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique. 2014. xvi, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508401693032448