Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Isa Aparecida de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6069
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_9f2de8923943810cc9dc422210613d79
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6069
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacionalAvaliação de treinamentoTreinamentoDesempenho profissionalMarketingO objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study’s objective was to develop a method for identifying training effects on performance, at individual and organizational levels, a still rare combination in the scientific literature. The study was made at Banco do Brasil, with 218 MBA in Marketing ex-trainees. Data collection included questionnaires for self and third party assessments and interviews. In the questionnaires, respondents have assessed the contribution of training for individual and organizational performance improvements, and organizational support for training transfer. In the interviews, indicators of organizational performance improvements were identified, based on the highest impacts perceived by the respondents. The results demonstrate that the perceived impact of training, for most part of individual and organizational performances, was considered between good and great. The methodology used was adequate to identify organizational performances improvement noticed as most affected by the training. Methodological and theoretical implications and future perspectives are discussed.2010-12-03T11:39:33Z2010-12-03T11:39:33Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Isa Aparecida de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 44-56, jul./set. 2004. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/redirect.cfm?ID=2197>. Acesso em: 25 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6069Freitas, Isa Aparecida deBorges-Andrade, Jairo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/6069Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
title Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
spellingShingle Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
Freitas, Isa Aparecida de
Avaliação de treinamento
Treinamento
Desempenho profissional
Marketing
title_short Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
title_full Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
title_fullStr Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
title_full_unstemmed Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
title_sort Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
author Freitas, Isa Aparecida de
author_facet Freitas, Isa Aparecida de
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Isa Aparecida de
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Treinamento
Desempenho profissional
Marketing
topic Avaliação de treinamento
Treinamento
Desempenho profissional
Marketing
description O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2010-12-03T11:39:33Z
2010-12-03T11:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Isa Aparecida de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 44-56, jul./set. 2004. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/redirect.cfm?ID=2197>. Acesso em: 25 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6069
identifier_str_mv FREITAS, Isa Aparecida de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 44-56, jul./set. 2004. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/redirect.cfm?ID=2197>. Acesso em: 25 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043898744340480