Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Alam Pereira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32797
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2017.
id UNB_5b7816432bcec8c482321c02fa37ce98
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32797
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona ArteHistórias em quadrinhosMídia - especificidadesMídia - adaptaçãoAdaptação cinematográficaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2017.O presente trabalho versa sobre a desconhecida e popular arte dos quadrinhos, uma mídia onipresente nas culturas urbanas contemporâneas, nas cavernas do passado e do futuro, nos monumentos construídos sob os princípios que regem sua criação: o da sequência de imagens, da sobreposição e interpelação mútua de códigos visuais e verbais, da vazão expressiva das potências do onírico, da aventura das viagens (espaciais ou interiores), do humor, da tolice alienada e escapista à profundidade engajada. Em suma: este trabalho versa sobre nossas companheiras de primeira infância e de seus retornos nostálgicos, as histórias em quadrinhos. Ele o faz tentando articular essa multiplicidade de apresentações e possibilidades em duas categorias fundamentais, que se apresentam como opostos irreconciliáveis e irresistivelmente atraentes quando pensamos em quadrinhos: o polo da singularidade inigualável de seus efeitos e características, representado pela adesão às imagens de especificidade midiática, formulada desde Lessing até os dias atuais; e o polo da hibridez, da continuidade, do trânsito e tráfico de temas e técnicas entre as artes, que remonta ao dictum latino ars una species mille. Especificidade e hibridez são, portanto, as categorias analíticas a partir dos quais orbitam três núcleos de questões relativas à mídia e sua relação com as demais artes: (1) O que são os quadrinhos? Como diferenciá-los, nominá-los e lidar com sua resistência a classificações estanques? (2) Como eles funcionam? Quais são seus elementos constituintes? Como seus elementos se comportam em relação ao papel tradicional atribuído aos signos imagéticos e verbais? (3) Como eles funcionam em relação a outra mídia como o cinema? Como as abordagens do funcionamento da mídia se comportam em uma situação empírica de relação ocasionada pelas adaptações cinematográficas? O que se “perde” e que se “ganha” em uma adaptação? É possível (ou desejável) uma adaptação fiel de quadrinhos? Além de lançar luz e revelar problemas tradicionais e novos colocados pelos quadrinhos, esse trabalho procura demonstrar a persistência das duas imagens aludidas na concepção das artes e mídias.The present work deals with the unknown yet popular art of comics, a ubiquitous media in contemporary urban cultures, in the caves of past and future, in the monuments built under the principles that govern its creation: image sequencing, mutual overlap and interpellation of visual and verbal codes, expressive flow of dreamlike powers, the adventure of travel (outer or inner), humor, alienated and escapist foolishness to engaged depth. In short: this work is about our early childhood companions and their nostalgic returns, the comic books. It does this by trying to articulate this multiplicity of presentations and possibilities into two fundamental categories, which present themselves as irreconcilable and irresistibly attractive opposites when we think of comics: the pole of unique singularity of its effects and characteristics, represented by adherence to images of media specificity, formulated from Lessing to the present day; and the pole of hybridity, continuity, transit and trafficking of themes and techniques between the arts, which goes back to the Latin dictum ars una species mille. Specificity and hybridity are, therefore, two analytical categories from which three nuclei of questions concerning the media and its relation to the other arts are approached: (1) What are the comics? How to distinguish them, name them, and deal with their resistance to hermetic classifications? (2) How do they work? What are its constituent elements? How do its elements behave in relation to the traditional role attributed to image and verbal signs? (3) How do they behave in relation to other media such as cinema? How do approaches to media mechanism behave in an empirical relationship situation brought about by film adaptations? What is "lost" and "won" in an adaptation? Is a faithful comic adaptation possible (or desirable)? In addition to shedding light and revealing traditional and new problems posed by the comics, this work seeks to demonstrate the persistence of the two representations alluded to in the conception of the arts and media.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoDobal, SusanaSantos, Jorge Alam Pereira dos2018-10-09T19:07:08Z2018-10-09T19:07:08Z2018-10-082017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Jorge Alam Pereira dos. Teorizando os quadrinhos: imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte. 2017. 337 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32797A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:37:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/32797Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:37:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
title Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
spellingShingle Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
Santos, Jorge Alam Pereira dos
Histórias em quadrinhos
Mídia - especificidades
Mídia - adaptação
Adaptação cinematográfica
title_short Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
title_full Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
title_fullStr Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
title_full_unstemmed Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
title_sort Teorizando os quadrinhos : imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte
author Santos, Jorge Alam Pereira dos
author_facet Santos, Jorge Alam Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dobal, Susana
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Alam Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Mídia - especificidades
Mídia - adaptação
Adaptação cinematográfica
topic Histórias em quadrinhos
Mídia - especificidades
Mídia - adaptação
Adaptação cinematográfica
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2018-10-09T19:07:08Z
2018-10-09T19:07:08Z
2018-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jorge Alam Pereira dos. Teorizando os quadrinhos: imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte. 2017. 337 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32797
identifier_str_mv SANTOS, Jorge Alam Pereira dos. Teorizando os quadrinhos: imagens de especificidade e hibridez na concepção da Nona Arte. 2017. 337 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508170845880320