Inserção de tecnologia no ensino de estruturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eveline Nunes Possignolo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morales Sánchez, José Manoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43909
Resumo: Esse trabalho apresenta a análise de uma experiência de inserção de e-learning no ensino de engenharia e arquitetura na ETH Zurique. A análise parte da referência pedagógica histórica da Instituição, que teve em seu corpo docente Carl Cullmann e Karl Wilhelm Ritter, responsáveis diretamente pelo sucesso de grandes artistas estruturais como Robert Maillart, Othmar Ammann, Isler e Menn. O então criado em 1853, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ficou conhecido por sintetizar a ousadia das estruturas francesas e a ciência de cálculo alemão. Culmann e Ritter basearam seus princípios de ensino em experiências de campo, viagens de estudo e ênfase em métodos visuais de análises de estruturas, representando uma nova forma de pensar a educação em engenharia estrutural em que os profissionais fossem capazes de interpretar novas ideias para a profissão de uma maneira prática e clara. Claudia Pedron, em experiência mais recente retoma os princípios destacados por Cullmann e Ritter, agregando uma discussão sobre o papel das tecnologias digitais no ensino de estruturas. Percebe-se que a tradição de ensino do Instituto Federal de Zurique continua em voga, ressignificando-se com o tempo ao incluir novas possibilidades abarcadas pela tecnologia, sempre com a missão de ampliar as habilidades críticas e criativas dos estudantes.
id UNB_5bde5c3cd31a50dbccb5d67cbe182caf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43909
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inserção de tecnologia no ensino de estruturasInsertion of technology in the teaching of structuresE-learnigEngenharial civilArquiteturaEsse trabalho apresenta a análise de uma experiência de inserção de e-learning no ensino de engenharia e arquitetura na ETH Zurique. A análise parte da referência pedagógica histórica da Instituição, que teve em seu corpo docente Carl Cullmann e Karl Wilhelm Ritter, responsáveis diretamente pelo sucesso de grandes artistas estruturais como Robert Maillart, Othmar Ammann, Isler e Menn. O então criado em 1853, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ficou conhecido por sintetizar a ousadia das estruturas francesas e a ciência de cálculo alemão. Culmann e Ritter basearam seus princípios de ensino em experiências de campo, viagens de estudo e ênfase em métodos visuais de análises de estruturas, representando uma nova forma de pensar a educação em engenharia estrutural em que os profissionais fossem capazes de interpretar novas ideias para a profissão de uma maneira prática e clara. Claudia Pedron, em experiência mais recente retoma os princípios destacados por Cullmann e Ritter, agregando uma discussão sobre o papel das tecnologias digitais no ensino de estruturas. Percebe-se que a tradição de ensino do Instituto Federal de Zurique continua em voga, ressignificando-se com o tempo ao incluir novas possibilidades abarcadas pela tecnologia, sempre com a missão de ampliar as habilidades críticas e criativas dos estudantes.This paper presents the analysis of an experience of inserting e-learning in engineering and architecture education at ETH Zurich. The analysis starts from the historical pedagogical reference of the Institution, which had in its faculty Carl Cullmann and Karl Wilhelm Ritter, directly responsible for the success of great structural artists such as Robert Maillart, Othmar Ammann, Isler and Menn. The then created in 1853, the Federal Institute of Technology in Zurich, was known for synthesizing the daring of French structures and the science of German calculus. Culmann and Ritter based their teaching principles on field experiences, field trips and an emphasis on visual methods of structural analysis, representing a new way of thinking about structural engineering education in which professionals were able to interpret new ideas for the profession. in a practical and clear way. Claudia Pedron, in a more recent experience, takes up the principles highlighted by Cullmann and Ritter, adding a discussion about the role of digital technologies in teaching structures. It is noticed that the teaching tradition of the Federal Institute of Zurich remains in vogue, giving new meaning over time to include new possibilities encompassed by technology, always with the mission to expand the critical and creative skills of students.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoAssociação Brasileira de Educação em Engenharia2022-06-08T12:00:37Z2022-06-08T12:00:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCOSTA, Eveline Nunes Possignolo; MORALES SÁNCHEZ, José Manoel. Inserção de tecnologia no ensino de estruturas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 40, p. 462-472, 2021. DOI: 10.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1948. Acesso em: 08 jun. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/4390910.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1948/1056Costa, Eveline Nunes PossignoloMorales Sánchez, José Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-25T12:33:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/43909Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-25T12:33:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
Insertion of technology in the teaching of structures
title Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
spellingShingle Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
Costa, Eveline Nunes Possignolo
E-learnig
Engenharial civil
Arquitetura
title_short Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
title_full Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
title_fullStr Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
title_full_unstemmed Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
title_sort Inserção de tecnologia no ensino de estruturas
author Costa, Eveline Nunes Possignolo
author_facet Costa, Eveline Nunes Possignolo
Morales Sánchez, José Manoel
author_role author
author2 Morales Sánchez, José Manoel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eveline Nunes Possignolo
Morales Sánchez, José Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv E-learnig
Engenharial civil
Arquitetura
topic E-learnig
Engenharial civil
Arquitetura
description Esse trabalho apresenta a análise de uma experiência de inserção de e-learning no ensino de engenharia e arquitetura na ETH Zurique. A análise parte da referência pedagógica histórica da Instituição, que teve em seu corpo docente Carl Cullmann e Karl Wilhelm Ritter, responsáveis diretamente pelo sucesso de grandes artistas estruturais como Robert Maillart, Othmar Ammann, Isler e Menn. O então criado em 1853, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ficou conhecido por sintetizar a ousadia das estruturas francesas e a ciência de cálculo alemão. Culmann e Ritter basearam seus princípios de ensino em experiências de campo, viagens de estudo e ênfase em métodos visuais de análises de estruturas, representando uma nova forma de pensar a educação em engenharia estrutural em que os profissionais fossem capazes de interpretar novas ideias para a profissão de uma maneira prática e clara. Claudia Pedron, em experiência mais recente retoma os princípios destacados por Cullmann e Ritter, agregando uma discussão sobre o papel das tecnologias digitais no ensino de estruturas. Percebe-se que a tradição de ensino do Instituto Federal de Zurique continua em voga, ressignificando-se com o tempo ao incluir novas possibilidades abarcadas pela tecnologia, sempre com a missão de ampliar as habilidades críticas e criativas dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-08T12:00:37Z
2022-06-08T12:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Eveline Nunes Possignolo; MORALES SÁNCHEZ, José Manoel. Inserção de tecnologia no ensino de estruturas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 40, p. 462-472, 2021. DOI: 10.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1948. Acesso em: 08 jun. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43909
10.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021
identifier_str_mv COSTA, Eveline Nunes Possignolo; MORALES SÁNCHEZ, José Manoel. Inserção de tecnologia no ensino de estruturas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 40, p. 462-472, 2021. DOI: 10.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1948. Acesso em: 08 jun. 2022.
10.37702/REE2236-0158.v40p462-472.2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1948/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação em Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação em Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508238886928384