Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Norma Lucia Neris de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque, Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005
Resumo: Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
id UNB_5bdf28fb02c633b7424989970694b536
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6059
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivistaPlay and child development : a sociocultural constructivist approachBrincadeirasAbordagem socioculturalDesenvolvimento infantilEducação de criançasComo e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education.2010-12-02T12:46:32Z2010-12-02T12:46:32Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005Queiroz, Norma Lucia Neris deMaciel, Diva Maria Moraes AlbuquerqueBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6059Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
Play and child development : a sociocultural constructivist approach
title Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
spellingShingle Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
Queiroz, Norma Lucia Neris de
Brincadeiras
Abordagem sociocultural
Desenvolvimento infantil
Educação de crianças
title_short Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
title_full Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
title_fullStr Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
title_full_unstemmed Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
title_sort Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
author Queiroz, Norma Lucia Neris de
author_facet Queiroz, Norma Lucia Neris de
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Branco, Angela Uchoa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Norma Lucia Neris de
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Abordagem sociocultural
Desenvolvimento infantil
Educação de crianças
topic Brincadeiras
Abordagem sociocultural
Desenvolvimento infantil
Educação de crianças
description Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2010-12-02T12:46:32Z
2010-12-02T12:46:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005
identifier_str_mv QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580779745411072