Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005 |
Resumo: | Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. |
id |
UNB_5bdf28fb02c633b7424989970694b536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6059 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivistaPlay and child development : a sociocultural constructivist approachBrincadeirasAbordagem socioculturalDesenvolvimento infantilEducação de criançasComo e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education.2010-12-02T12:46:32Z2010-12-02T12:46:32Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005Queiroz, Norma Lucia Neris deMaciel, Diva Maria Moraes AlbuquerqueBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6059Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista Play and child development : a sociocultural constructivist approach |
title |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
spellingShingle |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista Queiroz, Norma Lucia Neris de Brincadeiras Abordagem sociocultural Desenvolvimento infantil Educação de crianças |
title_short |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
title_full |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
title_fullStr |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
title_full_unstemmed |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
title_sort |
Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
author |
Queiroz, Norma Lucia Neris de |
author_facet |
Queiroz, Norma Lucia Neris de Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque Branco, Angela Uchoa |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque Branco, Angela Uchoa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Norma Lucia Neris de Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque Branco, Angela Uchoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras Abordagem sociocultural Desenvolvimento infantil Educação de crianças |
topic |
Brincadeiras Abordagem sociocultural Desenvolvimento infantil Educação de crianças |
description |
Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2010-12-02T12:46:32Z 2010-12-02T12:46:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580779745411072 |