Play and child development: a sociocultural constructivist approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Norma Lucia Neris de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Maciel, Diva Albuquerque, Branco, Angela Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389
Resumo: Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
id USP-22_2e3bbab90b47b4290d4a182607222cc9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6389
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Play and child development: a sociocultural constructivist approach Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista PlaySociocultural ApproachChild DevelopmentEarly Childhood EducationBrincadeiraAbordagem SocioculturalDesenvolvimento InfantilEducação Infantil Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/638910.1590/S0103-863X2006000200005Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 169-179 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389/7860Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Norma Lucia Neris deMaciel, Diva AlbuquerqueBranco, Angela Uchôa2012-05-01T02:26:41Zoai:revistas.usp.br:article/6389Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:26:41Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Play and child development: a sociocultural constructivist approach
Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista
title Play and child development: a sociocultural constructivist approach
spellingShingle Play and child development: a sociocultural constructivist approach
Queiroz, Norma Lucia Neris de
Play
Sociocultural Approach
Child Development
Early Childhood Education
Brincadeira
Abordagem Sociocultural
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
title_short Play and child development: a sociocultural constructivist approach
title_full Play and child development: a sociocultural constructivist approach
title_fullStr Play and child development: a sociocultural constructivist approach
title_full_unstemmed Play and child development: a sociocultural constructivist approach
title_sort Play and child development: a sociocultural constructivist approach
author Queiroz, Norma Lucia Neris de
author_facet Queiroz, Norma Lucia Neris de
Maciel, Diva Albuquerque
Branco, Angela Uchôa
author_role author
author2 Maciel, Diva Albuquerque
Branco, Angela Uchôa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Norma Lucia Neris de
Maciel, Diva Albuquerque
Branco, Angela Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Play
Sociocultural Approach
Child Development
Early Childhood Education
Brincadeira
Abordagem Sociocultural
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
topic Play
Sociocultural Approach
Child Development
Early Childhood Education
Brincadeira
Abordagem Sociocultural
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
description Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389
10.1590/S0103-863X2006000200005
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389/7860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 169-179
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 169-179
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 169-179
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831117930496