Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanello, Valeska
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639
Resumo: O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_5cfee13b6f8373813d7c4fd21bc671e7
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/19639
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Zanello, Valeska2016-03-02T11:39:38Z2016-03-02T11:39:38Z2007ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present article aims at thinking an articulation between the place pointed out by psychoanalysis as of the "possible master" of teenagers and the role of the teacher in the community, in the project "Philosophy in the School". According to the contemporaneous psychoanalysis, this place is marked by a speech of the master surrounded by the one of the analyst, i.e., of a "not-so powerful" master, subject to openings, uncertainties and doubts, trespassed by "not knowing". We defend the idea that the methodology worked in the project "Philosophy in the School", through the community, can make possible the development of this disposition.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio TeixeiraRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) - Este trabalho está sob licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745. Acesso em: 02 mar. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentesPhilosophy, psychoanalysis and education : a chat about the adolescents “possible master“info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoAdolescentesFilosofiaPsicanáliseporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfapplication/pdf282613http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/1/ARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfe25ddda5aa11098f5bfa9c41998212f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/2/license.txt0d3ae9ea0de457ab30469f189b50cbc0MD52open access10482/196392023-05-31 21:40:09.11open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/19639TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDE2LTAzLTAyVDExOjM5OjAxWiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Philosophy, psychoanalysis and education : a chat about the adolescents “possible master“
title Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
spellingShingle Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
Zanello, Valeska
Educação
Adolescentes
Filosofia
Psicanálise
title_short Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
title_full Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
title_fullStr Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
title_full_unstemmed Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
title_sort Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
author Zanello, Valeska
author_facet Zanello, Valeska
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanello, Valeska
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Educação
Adolescentes
Filosofia
Psicanálise
topic Educação
Adolescentes
Filosofia
Psicanálise
description O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-02T11:39:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-02T11:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639
identifier_str_mv ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/1/ARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e25ddda5aa11098f5bfa9c41998212f8
0d3ae9ea0de457ab30469f189b50cbc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864159105646592