Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639 |
Resumo: | O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_5cfee13b6f8373813d7c4fd21bc671e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/19639 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanello, Valeska2016-03-02T11:39:38Z2016-03-02T11:39:38Z2007ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present article aims at thinking an articulation between the place pointed out by psychoanalysis as of the "possible master" of teenagers and the role of the teacher in the community, in the project "Philosophy in the School". According to the contemporaneous psychoanalysis, this place is marked by a speech of the master surrounded by the one of the analyst, i.e., of a "not-so powerful" master, subject to openings, uncertainties and doubts, trespassed by "not knowing". We defend the idea that the methodology worked in the project "Philosophy in the School", through the community, can make possible the development of this disposition.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio TeixeiraRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) - Este trabalho está sob licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745. Acesso em: 02 mar. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentesPhilosophy, psychoanalysis and education : a chat about the adolescents “possible master“info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoAdolescentesFilosofiaPsicanáliseporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfapplication/pdf282613http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/1/ARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdfe25ddda5aa11098f5bfa9c41998212f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/2/license.txt0d3ae9ea0de457ab30469f189b50cbc0MD52open access10482/196392023-05-31 21:40:09.11open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/19639TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDE2LTAzLTAyVDExOjM5OjAxWiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Philosophy, psychoanalysis and education : a chat about the adolescents “possible master“ |
title |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
spellingShingle |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes Zanello, Valeska Educação Adolescentes Filosofia Psicanálise |
title_short |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
title_full |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
title_fullStr |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
title_sort |
Filosofia, psicanálise e educação : o "mestre possível" de adolescentes |
author |
Zanello, Valeska |
author_facet |
Zanello, Valeska |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanello, Valeska |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Educação Adolescentes Filosofia Psicanálise |
topic |
Educação Adolescentes Filosofia Psicanálise |
description |
O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-02T11:39:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-02T11:39:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639 |
identifier_str_mv |
ZANELLO, Valeska. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adolescentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 171-178, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/770/745>. Acesso em: 02 mar. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/1/ARTIGO_FilosofiaPsicanaliseEducacao.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19639/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e25ddda5aa11098f5bfa9c41998212f8 0d3ae9ea0de457ab30469f189b50cbc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864159105646592 |