A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Tiago Leal Dutra de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abrantes, Paulo Cesar Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19039
Resumo: Este artigo avalia várias hipóteses propostas para explicar a singularidade humana. Defende-se que esse tópico possui um valor pedagógico estratégico para o ensino médio, porquanto fortalece os elos entre as ciências naturais e as ciências sociais, evitando que sejam vistas como distantes em seus interesses e, mesmo, antagônicas em seus métodos e valores. Entretanto, os manuais de biologia aqui analisados, quando expõem a evolução do homem, restringem-se, quase que exclusivamente, aosseus aspectos morfológicos e fisiológicos, deixando de lado os aspectos psicológicos e culturais desse processo complexo. Argumenta-se que esses últimos aspectos são, precisamente, os que permitem integrar, no tratamento da evolução humana, aquelas grandes áreas e, de modo especial, a biologia e a antropologia. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_5d69fd8b477121b2142df0e7c365aa59
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19039
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humanaThe question of human uniqueness in the teaching underlying images of human evolutionEvolução humanaFilosofia da menteCulturaIntencionalidade (Filosofia)CooperaçãoEste artigo avalia várias hipóteses propostas para explicar a singularidade humana. Defende-se que esse tópico possui um valor pedagógico estratégico para o ensino médio, porquanto fortalece os elos entre as ciências naturais e as ciências sociais, evitando que sejam vistas como distantes em seus interesses e, mesmo, antagônicas em seus métodos e valores. Entretanto, os manuais de biologia aqui analisados, quando expõem a evolução do homem, restringem-se, quase que exclusivamente, aosseus aspectos morfológicos e fisiológicos, deixando de lado os aspectos psicológicos e culturais desse processo complexo. Argumenta-se que esses últimos aspectos são, precisamente, os que permitem integrar, no tratamento da evolução humana, aquelas grandes áreas e, de modo especial, a biologia e a antropologia. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper appraises various hypotheses proposed to account for human singularity. It is argued that this topic has a strategic pedagogical importance in high school since it strengthens the ties between the natural sciences and the social sciences, counteracting the tendency to see these areas as distant from each other in their research interests and, even, antagonic in their methods and values. Nonetheless, when human evolution is dealt with in the texts we analyze here, the discussions are usually restricted to the morphological and physiological aspects, leaving aside the psychological and cultural aspects of this complex process. The latter aspects are precisely the ones that convey an integration of those great areas and, especially, between biology and anthropology.Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil2015-12-28T13:09:43Z2015-12-28T13:09:43Z2014-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Tiago Leal Dutra de; ABRANTES, Paulo César Coelho. A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana. Acta Scientiae, Canoas, v.16, n.2, p.310-329 maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1149/957>. Acesso em: 28 dez. 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19039Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 .info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Tiago Leal Dutra deAbrantes, Paulo Cesar Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/19039Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
The question of human uniqueness in the teaching underlying images of human evolution
title A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
spellingShingle A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
Andrade, Tiago Leal Dutra de
Evolução humana
Filosofia da mente
Cultura
Intencionalidade (Filosofia)
Cooperação
title_short A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
title_full A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
title_fullStr A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
title_full_unstemmed A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
title_sort A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana
author Andrade, Tiago Leal Dutra de
author_facet Andrade, Tiago Leal Dutra de
Abrantes, Paulo Cesar Coelho
author_role author
author2 Abrantes, Paulo Cesar Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Tiago Leal Dutra de
Abrantes, Paulo Cesar Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução humana
Filosofia da mente
Cultura
Intencionalidade (Filosofia)
Cooperação
topic Evolução humana
Filosofia da mente
Cultura
Intencionalidade (Filosofia)
Cooperação
description Este artigo avalia várias hipóteses propostas para explicar a singularidade humana. Defende-se que esse tópico possui um valor pedagógico estratégico para o ensino médio, porquanto fortalece os elos entre as ciências naturais e as ciências sociais, evitando que sejam vistas como distantes em seus interesses e, mesmo, antagônicas em seus métodos e valores. Entretanto, os manuais de biologia aqui analisados, quando expõem a evolução do homem, restringem-se, quase que exclusivamente, aosseus aspectos morfológicos e fisiológicos, deixando de lado os aspectos psicológicos e culturais desse processo complexo. Argumenta-se que esses últimos aspectos são, precisamente, os que permitem integrar, no tratamento da evolução humana, aquelas grandes áreas e, de modo especial, a biologia e a antropologia. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05
2015-12-28T13:09:43Z
2015-12-28T13:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Tiago Leal Dutra de; ABRANTES, Paulo César Coelho. A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana. Acta Scientiae, Canoas, v.16, n.2, p.310-329 maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1149/957>. Acesso em: 28 dez. 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19039
identifier_str_mv ANDRADE, Tiago Leal Dutra de; ABRANTES, Paulo César Coelho. A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana. Acta Scientiae, Canoas, v.16, n.2, p.310-329 maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1149/957>. Acesso em: 28 dez. 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508167584808960