Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20201
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20201
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2015.
id UNB_5da8542570143e34f1fdd00392c0d6e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20201
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federalEnsino profissionalFormação profissionalTrabalho docenteDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2015.O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário, para tanto, oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPT.This work is the result of a Professional Master's Research in Education Area Public Policy and Professional Education Management and Technology at the Graduate Program in Education of the Faculty of Education at the University of Brasilia and aimed to analyze the contribution of Specialization Course in Teaching for Professional Education, Science and Technology for teaching practice of unlicensed teachers of IFMS campus Coxim justified by the need and importance of pedagogical training for teaching, and specific: relying on the laws and bibliography that underlie VET the IFs; identify the profile of teachers in IFMS campus Coxim and their perceptions about the pedagogical training for teaching practice; analyze the perceptions of students of teaching practices of teacher students of specialization and identify the construction factors of teaching knowledge. The study results revealed that the knowledge teachers of unlicensed teachers are based on academic and personal experiences and that will solidify and directing the teaching practice through continuing education, teaching and / or specific, in order to constantly update, monitoring of technological environment and better training of the student. However, it was evidenced in reports that pedagogical training, offered through the specialization course, contributed to the construction of teaching knowledge, specifically educational, non-licensed teachers IFMS campus Coxim, but without the character of terminally being required, to do, so provision of continuous and permanent training program for all teachers, graduates or not, directed the construction of teaching knowledge and collective for VET.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalFreitas, Maria da Conceição da SilvaRodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite2016-05-13T12:02:48Z2016-05-13T12:02:48Z2016-05-132015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Marcela Rubim Schwab Leite. Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: uma experiência de um instituto federal. 2015. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20201http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20201A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-23T19:15:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/20201Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-23T19:15:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
title Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
spellingShingle Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
Ensino profissional
Formação profissional
Trabalho docente
title_short Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
title_full Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
title_fullStr Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
title_full_unstemmed Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
title_sort Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
author Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
author_facet Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Maria da Conceição da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Formação profissional
Trabalho docente
topic Ensino profissional
Formação profissional
Trabalho docente
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2016-05-13T12:02:48Z
2016-05-13T12:02:48Z
2016-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Marcela Rubim Schwab Leite. Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: uma experiência de um instituto federal. 2015. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20201
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20201
identifier_str_mv RODRIGUES, Marcela Rubim Schwab Leite. Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: uma experiência de um instituto federal. 2015. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20201
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580785814568960