Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim? Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. |
id |
UNEMAT-1_dfb68d169c4cd232b306a35d2d7503a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9766 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto FederalO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim? Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/976610.30681/reps.v7i2.9766Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 617-6192236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766/6122Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9766Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
title |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
spellingShingle |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite |
title_short |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
title_full |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
title_fullStr |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
title_full_unstemmed |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
title_sort |
Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal |
author |
Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite |
author_facet |
Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite |
description |
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim? Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766 10.30681/reps.v7i2.9766 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766/6122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 617-619 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925669580800 |