Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim?  Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. 
id UNEMAT-1_dfb68d169c4cd232b306a35d2d7503a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9766
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto FederalO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim?  Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/976610.30681/reps.v7i2.9766Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 617-6192236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766/6122Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9766Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
title Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
spellingShingle Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
title_short Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
title_full Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
title_fullStr Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
title_full_unstemmed Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
title_sort Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: experiência de um Instituto Federal
author Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
author_facet Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
description O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não-licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPCT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. A questão que orientou a pesquisa foi: como o Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para a construção do saber docente dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim?  Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, quali-quanti: quantitativo, com elaboração e aplicação de questionários ao corpo docente e aos formadores para identificação de perfis, além de análise de relatórios de Avaliação Docente pelo Discente para identificação de indicadores de desempenho pedagógico dos docentes cursistas não-licenciados; qualitativo: estudo de caso com análise documental, revisão bibliográfica, memorial descritivo e entrevistas com quatro cursistas não-licenciados, bem como apontamentos de estudantes nos relatórios de Avaliação Docente pelo Discente, a fim de apartir dos dados encontrados, analisar e discutir a formação ofertada por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da influência na construção e desenvolvimento dos saberes docentes, os dados coletados foram categorizados em: delineando docentes; constituindo-se docente; entendendo sobre docência; experimentando a docência; construindo; formando-se docente; formadores e formandos. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não-licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não-licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário para tanto oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPCT. Palavras-chave: formação de professores para EPT; formação pedagógica; saber docente; trabalho docente; educação profissional. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766
10.30681/reps.v7i2.9766
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9766/6122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 617-619
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925669580800