A poética cantada : investigação das habilidades do repentista nordestino
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25186 |
Resumo: | A cantoria, também conhecida como repente, é uma arte poético musical comum no Nordeste brasileiro, bem como em locais que receberam grandes contingentes de migrantes nordestinos, como São Paulo e o Distrito Federal1 . Seus poetas são chamados de cantadores, repentistas ou violeiros, e atuam sempre em duplas, alternando-se no canto de estrofes compostas sob regras bastante rígidas de rima, métrica e coerência temática. Sua característica fundamental é o improviso, ou seja, a criação dos versos no momento da apresentação. A capacidade de sustentar o diálogo poético em apresentações que podem durar horas, respondendo às estrofes do parceiro e a pedidos dos ouvintes, é o aspecto mais intrigante e encantador dessa arte. Trato aqui justamente das habilidades, métodos e estratégias da criação poética na cantoria e investigo o ritmo poético incorporado como o principal fundamento prático desses poetas. |
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Sautchuk, João Miguel Manzolillo2017-11-05T14:06:19Z2017-11-05T14:06:19Z2010-06SAUTCHUK, João Miguel Manzolillo. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 35, p. 167-182, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1651/1277>. Acesso em: 19 out. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25186A cantoria, também conhecida como repente, é uma arte poético musical comum no Nordeste brasileiro, bem como em locais que receberam grandes contingentes de migrantes nordestinos, como São Paulo e o Distrito Federal1 . Seus poetas são chamados de cantadores, repentistas ou violeiros, e atuam sempre em duplas, alternando-se no canto de estrofes compostas sob regras bastante rígidas de rima, métrica e coerência temática. Sua característica fundamental é o improviso, ou seja, a criação dos versos no momento da apresentação. A capacidade de sustentar o diálogo poético em apresentações que podem durar horas, respondendo às estrofes do parceiro e a pedidos dos ouvintes, é o aspecto mais intrigante e encantador dessa arte. Trato aqui justamente das habilidades, métodos e estratégias da criação poética na cantoria e investigo o ritmo poético incorporado como o principal fundamento prático desses poetas.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de BrasíliaEstudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não-comercial 4.0 Não Adaptada. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1651/1277. Acesso em: 19 out. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessA poética cantada : investigação das habilidades do repentista nordestinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePoéticaRepentes (Música)Cantadores popularesRepentistasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PoeticaCantadaInvestigacao.pdfARTIGO_PoeticaCantadaInvestigacao.pdfapplication/pdf398500http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/25186/1/ARTIGO_PoeticaCantadaInvestigacao.pdf268037bf9cd0783ecf5f40c91ca161e7MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/25186/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/251862023-05-24 20:55:29.194open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/25186U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:55:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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